recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 04 de abril DE 2026 ||| sábado ||| Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson - sábado de aleluia ||| "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Parkinsoniano é comemorado anualmente em 4 de abril no Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre essa doença que afeta diretamente o sistema nervoso central. O que é Parkinson? Parkinson é uma doença neurológica que prejudica a coordenação dos movimentos musculares e o equilíbrio, sendo mais frequente em pessoas a partir dos 60 anos. Entre os sintomas mais comuns estão: tremores involuntários, principalmente nas mãos; rigidez muscular; lentidão dos movimentos; instabilidade postural, aumentando o risco de quedas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com essas doença, o que evidencia sua relevância como questão de saúde pública. mãos idosas amparando outras mãos Importância da conscientização O Dia Nacional do Parkinsoniano não serve apenas para alertar sobre a doença, mas também para: Divulgar informações corretas sobre os sintomas e formas de cuidado; Compartilhar avanços no tratamento, que podem melhorar a qualidade de vida e até aumentar a expectativa de vida dos pacientes; Apoiar pacientes e familiares, incentivando a compreensão, o respeito e a inclusão social; Estimular pesquisas e políticas públicas voltadas para o acompanhamento médico e terapias de reabilitação. Causas e tratamentos A doença ocorre devido à redução significativa da dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir sinais entre as células nervosas. A dopamina é fundamental para que os movimentos voluntários do corpo aconteçam de forma automática, ou seja, sem que precisemos pensar em cada ação dos músculos. Quando essa substância está em falta, especialmente em uma pequena área do cérebro chamada substância negra, o controle sobre os movimentos fica comprometido, surgindo os sintomas típicos da doença. Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos medicamentosos, terapias físicas e ocupacionais que ajudam a controlar os sintomas, melhorar a mobilidade e manter a independência dos pacientes.




domingo, 11 de setembro de 2011

Captura de crocodilo gigante lembra as eras pré-históricas.

Quando vi essas fotos nos jornais obviamente fiquei chocado. Um crocodilo de 6,40 metros é algo inimaginável para os mortais que conhecem a natureza pelos filmes e vídeos além das viagens de eco-turismo em "selvas seguras" ou parques nacionais (o que não é o meu caso que prefiro as "selvas de concreto e asfalto).
Além do "espanto" pelo tamanho desse animal o que mais me chamou a atenção foi a engenhosidade dos habitantes da pequena aldeia nas Filipinas que se mobilizaram e o capturaram vivo sem qualquer apoio tecnológico (disparos de imobilizantes, redes e outros aparatos) mobilizando, segundo o noticiário, mais de cem homens durante um mês.
Pensei imediatamente nas capturas dos grandes animais  pelos nossos antepassados das eras pré-históricas. Teriam sido diferentes?  Fico imaginando a "logistica da operação" para imobilizar e amordaçar um mostro daqueles (veja as fotos) na base de cordas e paus...

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQORpS3xSHwqK3EMRgllcSgriMdy5RnXea0ADSTSkjS7uhhQjbq2Q
[texto no site da BBC traduzido com ajuda do Google]
"Um crocodilo de água salgada gigante pesando mais de uma tonelada foi capturado em uma aldeia remota do sul das Filipinas depois de uma série de ataques a seres humanos e animais, disseram autoridades.
Medindo 6,4 m (21 pés) e pesando 1,075 kg (2.370 lb), é o maior a ser capturado vivo nas Filipinas nos últimos anos.
Também pode ser o maior espécime já capturado, disseram autoridades.
Crocodilos de água salgada podem viver por mais de 100 anos e crescer para 23 pés (7m).
Josefina de Leon, chefe da divisão de vida selvagem de áreas protegidas do Ministério do Meio Ambiente e bureau animais selvagens, disse que é provável a ser o maior crocodilo capturado.
"Com base nos registros existentes, a maior que tinha sido capturado antes era 5.48m (18 pés) de comprimento", disse à AFP.
"Este é o maior animal que eu segurei em 20 anos de aprisionamento".
A caça ao crocodilo na aldeia de Bunawan começou em meados de agosto e levou dezenas de homens locais para assegurar a sua captura no sábado.
Mas
caçador de crocodilos Rollie Sumiller, que liderou a caça, disse que este réptil pode não pode ser o assassino que tem procurado depois de que pelo menos um ataque a ser humano foi relatado na área.
"Nós não temos realmente certeza se este é a devorador de homens, porque tem havido ocorrências de vários crocodilos vistos em outras na área", disse à AFP.
O crocodilo capturado agora será a atração principal de um parque natural planejados para a área."



http://www.offlinesucks.com/wp-content/uploads/2011/09/Pictures-with-the-Biggest-Crocodile-Captured-in-Philippines_7.jpg

http://www.offlinesucks.com/wp-content/uploads/2011/09/Pictures-with-the-Biggest-Crocodile-Captured-in-Philippines_5.jpg 

http://www.offlinesucks.com/wp-content/uploads/2011/09/Pictures-with-the-Biggest-Crocodile-Captured-in-Philippines_6.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.