05 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| Dia Nacional do Médico de família e comunidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Neste sábado (5/12) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional essencial para a Atenção Primária à Saúde (APS). Aproximadamente 85% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas por um médico de família - os demais são encaminhados para outras especialidades. No Brasil, é comum haver confusão entre médico de família e clínico geral, mas tratam-se de funções diferentes, embora complementares. Enquanto o clínico trata especificamente da doença, o médico de família foca na pessoa, acompanhando o paciente durante todas as fases da vida. “A clínica geral é pontual, e a medicina da família é longitudinal”, resume a médica de família do SUS, Fernanda Melchior, atuante em Florianópolis (SC). Além dos sintomas, o estilo de vida, os hábitos, as emoções, as condições de trabalho e a moradia são levados em conta para que o médico de família aponte um diagnóstico. Ou seja, o indivíduo é analisado de forma integral. “Como costumam dizer: quando a boca cala, o corpo fala, e é nisso que nós prestamos atenção”, observa a médica.


A WONCA é a Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors). Ela é uma entidade global que representa médicos de família e comunidade em todo o mundo, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de cuidados médicos integrais. A WONCA é considerada a voz global da medicina de família e comunidade, defendendo que sistemas de saúde fortes começam pela atenção primária. Seu trabalho inspira políticas públicas e práticas médicas em diversos países, incluindo o Brasil, onde a especialidade é cada vez mais valorizada.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 9 de julho de 2011

Flash Mob em Trafalgar Square com Hey Jude.)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2QUCGeh5yXEQsLYqQsCCD8LGYkapcmLW9xFC9_wux-pBMcBu-UKBjCGasiVfJLRYJ0Bb0Bs3_v0pEugQAKbjqzprL8Wjw2ZPRhsAt5EYVIUBillEN5vEfxMgy9gjJYSeopRUzwdCYBmU/s1600/Flash+Mob+1.jpg

O

 "Flash Mob” (em inglês, Flash Mob é a abreviação de “flash mobilization”, que significa mobilização rápida, relâmpago) é uma atividade que faz o maior sucesso no YouTube. Um determinado numero de pessoas juntam-se em um local público para realizar uma ação previamente organizada. A dispersão geralmente é feita da mesma forma como se nada tivesse acontecido.
Diversos grupos, cada qual mais talentoso que o outro, já são famosos na internet e têm suas performances gravadas em vídeos e sendo vistas por milhões de pessoas em sites de relacionamento ou páginas de vídeos como YouTube, Vimeo e Daily Motion. 
Os mais conhecidos são o Improv  Everywhere e o Life's for Sharing.  Neste post trago-lhes uma flash mob do Life's for Sharing na superinternacional praça "Trafalgar Square" em Londres onde a multidão presente - 13.500 pessoas de todos os lugares do mundo - é tomada de surpresa com a distribuição de microfones de mão e de repente aparece um telão com um "karaokê" de Hey Jude (Beatles) e todos começam a cantar. No começo de forma acanhada e depois com a emoção como se cada um fosse um Paul McCartney. Mesmo sendo uma promoção da empresa de celulares T-Mobile a flash mob mostra com muita intensidade a felicidade das pessoas unidas pelo canto, pela canção maravilhosa e pelo momento que se eterniza. Muita emoção e leveza.
As flashes mobs são formas inteligentes de se promover marcas comerciais e a T-Mobile saiu na frente com o grupo Life's for Sharing. São inúmeras as performances e cada qual melhor e mais fascinante que a outra. Veja mais essa e delicie-se com a felicidade das pessoas vivendo um momento unico em suas vidas. O evento aconteceu em abril de 2009, mas só agora o conheci e por isso estou colocando-o no blog. Quem já o conhecia não perderá nada ao revê-lo.  
              


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.