21 DE JULHO DE 2024 - DOMINGO - DIA DA APROXIMAÇÃO DE PI


O Dia da Aproximação de Pi comemora-se no dia 22 de julho. Isso porque 22/7 é uma fração que representa Pi, escolhendo-se o dia 22 de julho para se celebrar esta constante matemática. A data numérica do dia (22/7) é igual a 3,14285714, o que é uma boa aproximação para Pi com duas casas decimais (3,14159). Assim, este dia é celebrado como a abordagem mais próxima de Pi do ano. Consoante a convenção adotada, o Dia de Aproximação de Pi também se pode comemorar a: 26 de abril (dia em que a Terra completa dois radianos de sua órbita); 10 de novembro (314º dia do ano); 21 de dezembro (355º dia do ano à hora 1:13, 355/113 - aproximação chinesa). O que é o Número Pi? Número Pi Número Pi é uma sequência infinita de dígitos. Seu valor é 3,14159265358979323846… Nos cálculos matemáticos em que é usado, o número é abreviado para 3,1416, ou 3,14. Trata-se da constante matemática mais antiga de que se tem conhecimento e que continua a ser estudada. Pi é objeto de estudo há mais de 2 000 anos. Além do Dia da Aproximação do Pi, também se celebra anualmente o Dia do Pi a 14 de março.

Bem vindo

Bem vindo

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 12 de julho de 2011

1001 Dias que Abalaram o Mundo: Judeus são libertados por Ciro, da Pérsia (ano 539 a.C.); Principe Siddharta transforma-se em Buda, o Iluminado (527 a.C.)

Clique na imagem e saiba mais
Continuo trazendo os leitores da Oficina de Gerencia o conhecimento dos eventos que efetivamente contribuíram para mudar a história da humanidade segundo a visão da equipe de historiadores que coordenou o trabalho do livro ''1001 Dias Que Abalaram o Mundo'' da Editora Sextante
Aqui está o 6º post da série; os anteriores podem ser lidos clicando na tag 1001 Dias. Desnecessário informar que o conhecimento da História Universal é componente da cultura geral que os bons executivos devem ter em seus acervos intelectuais. É um constrangimento quando, por exemplo, em uma roda de conversas entre diretores e gerentes alguém pergunta sobre Confúcio e o interlocutor pergunta quem foi... Por esse motivo estou sempre publicando posts com material sobre História aqui no blog. 
Assim sendo a primeira recomendação para quem esteja lendo essas linhas é para que adquira o livro, coloque-o na cabeceira e o leia cotidianamente.
As paginas publicadas hoje nos trazem dois eventos importantíssimos da história. Na primeira figura (ano 539 a.C) o tema é bíblico. O poderoso imperador da Pérsia Ciro, o Grande, conquista a Babilônia e liberta os judeus que estavam exilados e escravizados há 40 anos. O retorno dos judeus à sua terra é um ponto de inflexão na história desse povo notável. Não deixe de ler.
Na segunda imagem (ano de 527 a.C, sem precisão histórica) é registrada a data da "Iluminação" do Principe Siddartha Gautama que a partir dai passou a chamar-se Buda que significa "o iluminado". 
Aguardem os próximos posts...
.
Em função do download do livro o texto que está nas imagens das folhas pode apresentar alguma dificuldade para leitura. Para melhorar clique sobre a figura para isolá-la e utilize a ferramenta de zoom do proprio browser (Ctrl++) até a dimensão que seja confortável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.