||| 16 de julho DE 2026 ||| 5ª feira ||| dia mundial da cobra ||| *Reflexão: "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música." -- Friedrich Nietzsche" |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial da Cobra festeja-se anualmente no dia 16 de julho. Como o animal menos amado que é, a data surgiu como uma forma de combater os mitos em torno das cobras e como um meio de espalhar algum carinho e de celebrar este animal. Apesar da sua origem não ser muito concreta, a data é celebrada por todo o mundo com entusiasmo pelos amantes da vida selvagem. Um objetivo deste dia é preservar esta espécie animal que desempenha um papel importante no ecossistema, controlando roedores e pragas. Neste dia as cobras estão em destaque nos jardins zoológicos e nas quintas de animais, por exemplo, onde é possível ver e até tocar nas cobras, em certos casos, sendo uma boa oportunidade para distinguir as cobras perigosas das inofensivas e de saber mais sobre este animal. cobra verde em tronco de árvore Factos sobre cobras Existem mais de 3 mil espécies de cobras espalhadas por todos os continentes à exceção da Antártida. Um quarto das cobras é venenoso, existindo cobras que comem cobras venenosas. As cobras não têm ouvidos externos nem pálpebras. As cobras cheiram com a língua. As cobras conseguem comer uma presa inteira visto o maxilar inferior conseguir separar-se do superior. Elas mudam de pele de três a seis vezes ao ano. As cobras tentam evitar o contacto humano. Muitas vezes elas enrolam-se ou camuflam-se para não serem vistas. Os incidentes com mordidas de cobra ocorrem quando se pisam as cobras por acidente ou quando se perturba este animal. Algumas cobras do mar respiraram parcialmente pela pele, permitindo mergulhos longos. Algumas cobras asiáticas conseguem “voar”. Elas balanceiam o corpo no ar e travam o fluxo do ar numa forma de “C”, conseguindo escolher onde aterram com o balancear do corpo.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Gustave Le Bon (Nogent-le-Rotrou, 7 de maio de 1841 – Marnes-la-Coquette, 13 de dezembro de 1931) foi um polímata francês cujas áreas de interesse incluíam antropologia, psicologia, sociologia, medicina, e física. Ele é mais conhecido por seu trabalho em 1895, A Multidão: Um Estudo da Mente Popular, considerado um dos trabalhos seminais da psicologia das multidões.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Le_Bon]

 

terça-feira, 12 de julho de 2011

1001 Dias que Abalaram o Mundo: Judeus são libertados por Ciro, da Pérsia (ano 539 a.C.); Principe Siddharta transforma-se em Buda, o Iluminado (527 a.C.)

Clique na imagem e saiba mais
Continuo trazendo os leitores da Oficina de Gerencia o conhecimento dos eventos que efetivamente contribuíram para mudar a história da humanidade segundo a visão da equipe de historiadores que coordenou o trabalho do livro ''1001 Dias Que Abalaram o Mundo'' da Editora Sextante
Aqui está o 6º post da série; os anteriores podem ser lidos clicando na tag 1001 Dias. Desnecessário informar que o conhecimento da História Universal é componente da cultura geral que os bons executivos devem ter em seus acervos intelectuais. É um constrangimento quando, por exemplo, em uma roda de conversas entre diretores e gerentes alguém pergunta sobre Confúcio e o interlocutor pergunta quem foi... Por esse motivo estou sempre publicando posts com material sobre História aqui no blog. 
Assim sendo a primeira recomendação para quem esteja lendo essas linhas é para que adquira o livro, coloque-o na cabeceira e o leia cotidianamente.
As paginas publicadas hoje nos trazem dois eventos importantíssimos da história. Na primeira figura (ano 539 a.C) o tema é bíblico. O poderoso imperador da Pérsia Ciro, o Grande, conquista a Babilônia e liberta os judeus que estavam exilados e escravizados há 40 anos. O retorno dos judeus à sua terra é um ponto de inflexão na história desse povo notável. Não deixe de ler.
Na segunda imagem (ano de 527 a.C, sem precisão histórica) é registrada a data da "Iluminação" do Principe Siddartha Gautama que a partir dai passou a chamar-se Buda que significa "o iluminado". 
Aguardem os próximos posts...
.
Em função do download do livro o texto que está nas imagens das folhas pode apresentar alguma dificuldade para leitura. Para melhorar clique sobre a figura para isolá-la e utilize a ferramenta de zoom do proprio browser (Ctrl++) até a dimensão que seja confortável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.