30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

domingo, 18 de outubro de 2009

Saber punir é uma arte com muitas sutilezas.


Este vídeo de publicidade, muito bem humorado, encerra além da mensagem do marketing outra metáfora que pode muito bem ser aproveitada para ilustrar certas situações no mundo corporativo.
Acho que qualquer um de nós, em qualquer tempo, já negligenciou com as próprias responsabilidades e sofreu ou mereceu uma punição. Particularmente as piores penalidades que recebi foram aquelas que me causaram constrangimentos. Nada pior!
Ser advertido pelo chefe por conta de algo que você deveria ter feito e não fez é algo que dói na alma, como se diz popularmente.
Nos níveis mais altos das organizações não acredito em punições que não constranjam. É triste dizer isso, mas é a verdade. Uma suspensão não é tão eficaz quanto uma "chamada".
Mas atenção! Chamar a atenção de um subordinado tem sua arte. Não vá se metendo a querer humilhá-lo - principalmente na frente dos colegas - porque o tiro vai sair pela culatra e você vai ganhar um inimigo que jamais o perdoará. E mais, se for uma pessoa de sangue quente vai buscar uma "vendeta" a qualquer preço. Não vale a pena criar um clima desse nível em seu ambiente de trabalho.
Por isto as punições devem ter a sutileza de ao mesmo tempo em que procura a correção da falha marcar o subordinado que errou de forma que ele não cometa novas faltas, mas ao mesmo tempo não baixar a sua autoestima afastando-o do time. Podem perceber que não é fácil agir assim e tal ação deve ser precedida de muita experiencia e sagacidade.
Eu acho que o personagem do vídeo deu o castigo merecido ao infrator. E você, faria a mesma coisa?



http://rainbowdivider.com/images/dividers/line-lites-mov.gif
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.