29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 27 de setembro de 2009

Meu Pé de Laranja Lima... Quem lembra dele?

1754874
       Meu pé de laranja lima é um romance juvenil, escrito por José Mauro de Vasconcellos e publicado 1968, sendo um dos campeões em adaptações para o cinema e a televisão. 
          Não me perguntem por que estou escrevendo este post e falando de um livro de 1968. 
         No entanto, havia planejado fazer isto há algum tempo e guardei a imagem da capa do livro, Aliás, uma das muitas capas, mas exatamente a capa do que eu li, na época. 
         "Meu Pé de Laranja Lima" foi uma febre no Brasil. Virou filme e novela de televisão. Como novela, a historia foi exibida em três diferentes épocas:
         É uma historia das mais singelas e, no entanto tocou fundo a alma brasileira naquele final da decada de 60 com as aventuras do Zeca. Um fenômeno de vendas que despertou o interesse de todas as camadas sociais do país. Quem viveu naqueles anos haverá de lembrar-se. 
         O que me deixou curioso e intrigado foi quando anos depois me lembrei do livro registrei o seu mais absoluto esquecimento nos tempos atuais.  Esquecimento do livro e do autor. Não falo de agora. Falo de alguns anos atrás.   
        Pensei comigo, se um autor como José Mauro de Vasconcelos, que seria hoje equivalente a um Paulo Coelho no inicio do seu sucesso com "O Alquimista" no Brasil foi esquecido o que será de outras grandes personalidades que tanto se esforçam para escrever e divulgar seus trabalhos no seio das comunidades? Não consegui respostas. Dirão os fatalistas que são "coisas da sorte" tal como os romanos antigos que atribuíam estas circunstâncias à Deusa Fortuna 
         Faço o registro como mera reflexão sobre a efemeridade da fama que tantos perseguem a qualquer custo. Não foi o caso do autor de Meu Pé de Laranja Lima, pois José Mauro de Vasconcelos foi um belíssimo autor de livros juvenis com mais de vinte titulos publicados e muito sucesso na suas carreira, enquanto viveu.












http://rainbowdivider.com/images/dividers/line_rainbow.gif

2 comentários:

  1. Eu li o livro e vi a novela também! Muito lindo!
    Uma novela bem ao estilo das seis horas. Aposto que se fosse exibida hoje,com outra versão é claro, a criançada iria adorar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu também li o livro e assisti a novela. Gostaria de ver novamente pois agora, com a maturidade, penso que teria mais emoção ainda!
    Viu o meu post da Blogagem Coletiva? Repassei o desafio e coloquei um link para o Editorial que eu adoro. Mas, ainda farei um post específico!!!
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.