28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Hoje, 9 de setembro é o Dia do Administrador.

Um blog com a proposta da Oficina de Gerencia não pode deixar passar em branco o Dia do Administrador. Produzi este post como homenagem a todos nós que somos administradores profissionais em nossas corporações, mas principalmente em nossas vidas.
 "  Quem não é um administrador que atire a primeira pedra"

http://cache2.asset-cache.net/xc/glb043.jpg?v=1&c=NewsMaker&k=2&d=EDF6F2F4F969CEBDCDB45C7873761C8CF66356C54A6188BB77997512DFCEB0B4
"Por que 09 de setembro é o dia do Administrador? Nesse dia, em 1965, foi assinada a lei que criou, oficialmente, a profissão de Administrador e, três anos depois, uma Resolução do CFA tornou 9 de setembro como a data comemorativa dos profissionais dessa importante área do conhecimento humano.
Segundo os dicionários, administrar é dirigir uma organização utilizando técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. Tal definição passa por outras interpretações mais funcionais, como a de Peter Drucker, para quem “administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar”
Os primeiros administradores profissionais (aquele contratado, que não é o dono do negócio) registrados pela história foram os gerentes das companhias de navegação inglesas, as primeiras sociedades anônimas que se tem notícia. Isso em meados do Século XVII. As artes bélicas também são correlatas com a administração, e isso pode ser verificado graças aos documentos de estrategistas militares como o chinês Sun-Tzu (em A Arte da Guerra) e Carl von Clausewitz (em Da guerra) dois excelentes autores sobre a administração no campo de batalha, que envolve logística, finanças, recursos humanos, produção, organização e métodos. Outro exemplo que atravessa a história é o da Igreja Católica, com uma administração baseada numa forte hierarquia e divisão de funções.
Jules Henri Fayol, na segunda metade do século XIX idealizou, na Europa, a Teoria Clássica da Administração e por isso mesmo pode ser considerado um dos precursores da moderna administração. Seu tratado organizou e definiu as funções básicas de nossa atividade, identificando pelo menos cinco grandes delas: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar.
Enquanto isto, na mesma época nos Estados Unidos, Frederick Winslow Taylor criava a Administração Científica e introduzia seus conceitos para aumentar a produtividade, com o primeiro estudo da relação entre tempo e movimento nas fábricas.
Ambos, Fayol e Taylor, eram engenheiros por formação e administradores por função e foi a partir destes que começou a surgir a administração tal como conhecemos e dessa época para cá tal ciência encontra-se em constante processo de evolução, recebendo, a cada dia, novos conceitos e descobrindo caminhos." [texto copiado de vivianfernanda.blogspot.com


http://mfinley.com/experts/drucker/peterdrucker.jpg

  [CLIQUE NA IMAGEM]
  •  

FRASES DE PETER DRUCKER (Compilado por Ernesto Berg)

O austríaco Peter Drucker (naturalizado norte-americano) foi o maior guru de administração do século XX. Nasceu em 1909 e faleceu em 2005. Foi autor de mais de vinte livros, e como consultor e professor da New York University, teve influência decisiva nos destinos da administração mundial, através de idéias modernas, arrojadas e sempre inovadoras. 

Eis uma pequena relação de suas idéias e afirmações que eu selecionei para o público leitor deste site.

-Aqui estou eu com 58 anos de idade, e não sei o que vou fazer quando crescer. [Frase pronunciada em 1967, querendo aludir que o aprendizado para ele jamais cessa, não importa a idade.]

-Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite.


-Resultados e recursos existem fora da empresa, não dentro dela.  [Aqui o autor quis aludir que os recursos fora da empresa são os clientes, os fornecedores, as tendências de mercado, os concorrentes, a comunidade em geral.]

-Os resultados provêm do aproveitamento das oportunidades e não da solução dos problemas. A solução de problemas só restaura a normalidade. As oportunidades significam explorar novos caminhos.

-Uma organização que visa o lucro é, não apenas falsa, mas também irrelevante. O lucro não é a causa da empresa, mas sua validação. Se quisermos saber o que é uma empresa, devemos partir de sua finalidade, que será encontrada fora da própria empresa. Essa finalidade é: CRIAR UM CLIENTE


-Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: isto é óbvio. Por que não pensei nisso antes?

“Pode ser dito sem grande supersimplificação, que não há países subdesenvolvidos. Há apenas os subadministrados.
(esta é uma de suas mais famosas frases)

-Existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr.

-A inovação sempre significa um risco. Mas ir ao supermercado de carro para comprar pão também é arriscado. Qualquer atividade econômica é de alto risco e não inovar – isto é, preservar o passado – é muito mais arriscado do que construir o futuro.

“A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo.
(esta é outra de suas mais famosas frases)

-O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.

-Não se limite a se preparar para o amanhã. Procure também descartar-se daquilo que já não faz mais sentido, que não é produtivo, que não contribui para os objetivos.


Nota - clique aqui e leia no site original, se tiver interesse.


http://rainbowdivider.com/images/dividers/small_blue.gif

2 comentários:

  1. Feliz dia do administrador para nós meu amigo!!!! Sabia que você não deixaria esta data passar em branco!!!! Um grande abraço! Fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Querida Lady Jaqueline (lembra?)

    Que alegria receber tua visita! Ganhei o dia!
    Fico feliz que tenhas vindo visitar-me no "nosso dia".
    Como está tua vida? Ainda muito dedicada aos estudos?
    Morro de saudades daqueles velhos tempos do início da Oficina de Gerencia quando você e o Ronaldo me deram a maior força.
    Mande noticias tuas pelo e-mail do blog(herbertd@ig.com.br)
    Muitos abraços de muitas, muitas saudades.
    Até breve.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.