||| 06 de junho DE 2026 ||| sábado ||| dia nacional do teste do pezinho ||| “Felicidade é nada mais que boa saúde e memória ruim”― Albert Schweitzer |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Teste do Pezinho é celebrado anualmente em 6 de junho no Brasil. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância deste exame simples, rápido e fundamental para a saúde dos recém-nascidos. Instituída pela Lei nº 11.605, de 5 de dezembro de 2007, a data reforça a relevância da triagem neonatal para a identificação precoce de doenças que podem comprometer o desenvolvimento infantil. Graças ao Teste do Pezinho, milhares de crianças podem receber diagnóstico e tratamento antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas, aumentando significativamente as suas possibilidades de crescimento saudável e qualidade de vida. O que é o Teste do Pezinho? O Teste do Pezinho é um exame de triagem neonatal realizado através da coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê. O sangue é colocado em um papel-filtro e encaminhado para análise laboratorial. O exame permite identificar precocemente diversas doenças que podem afetar o crescimento, o desenvolvimento neurológico e até colocar a vida da criança em risco. O nome "Teste do Pezinho" surgiu justamente porque a coleta é feita por meio de uma pequena picada no calcanhar do recém-nascido. Apesar de simples e rápida, essa pequena amostra de sangue pode fazer uma enorme diferença na prevenção de complicações graves e na garantia de um futuro mais saudável para a criança. Quando o exame deve ser realizado? O Ministério da Saúde recomenda que o Teste do Pezinho seja feito preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. A realização dentro desse período é fundamental para que eventuais alterações sejam identificadas rapidamente e o tratamento seja iniciado o mais cedo possível. Doenças que podem ser identificadas Ao longo dos anos, o Programa Nacional de Triagem Neonatal ampliou o número de doenças rastreadas pelo exame. Entre as condições que podem ser detectadas estão: • Fenilcetonúria; • Hipotireoidismo congênito; • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias; • Fibrose cística; • Hiperplasia adrenal congênita; • Deficiência de biotinidase. O diagnóstico precoce permite iniciar tratamentos específicos antes que ocorram sequelas ou complicações irreversíveis.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Lev Nikoláievitch Tolstói, também conhecido em português como Liev, Leão, Leo ou Leon Tolstói; Governorado de Tula, 9 de setembro de 1828 – Astapovo, 20 de novembro de 1910) foi um escritor russo, amplamente reconhecido como um dos maiores e mais influentes autores de todos os tempos. Nascido em 1828, em uma família aristocrática, Tolstói é conhecido pelos romances Guerra e Paz (1869) e Anna Karenina (1877), muitas vezes citados como verdadeiros pináculos da ficção realista. Ele alcançou aclamação literária ainda jovem, primeiramente com sua trilogia semiautobiográfica, Infância, Adolescência e Juventude (1852-1856) e por suas Crônicas de Sebastopol (1855), obra que teve como base suas experiências na Guerra da Crimeia. A ficção de Tolstói inclui dezenas de histórias curtas e várias novelas como A Morte de Ivan Ilitch (1886), Felicidade Conjugal (1859), "Guerra e Paz" (1869) e Hadji Murad (1912). Ele também escreveu algumas peças e diversos ensaios filosóficos. Durante a década de 1870, Tolstói experimentou uma profunda crise moral, seguida do que ele considerou um despertar espiritual igualmente profundo, conforme descrito em seu trabalho não-ficcional A Confissão (1882). Sua interpretação literal dos ensinamentos éticos de Jesus, centrada no Sermão da Montanha, fez com que ele se tornasse um fervoroso anarquista cristão e pacifista. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Liev_Tolst%C3%B3i}

 

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Um teste de quem conhece o genero humano (ou pensa conhecer...)

Recebi como contribuição do mais novo leitor do blog, Luis Roberto Caneca, o e-mail com o texto abaixo. Trata-se de uma (pretensa) "metodologia" utilizada pelo famoso Marechal de Campo Helmuth von Moltke sobre como distribuir as tarefas entre os oficiais que estavam sob seu comando.

Achei a "classificação" interessante para compor um mosaico que deve fazer parte do ferramental de todos os "habitantes" do mundo corporativo que tenham pessoas sob sua liderança.

Deve ser dito que qualquer gerente sempre está (ou deveria estar) "catalogando" os tipos que cruzam pelo seu caminho. É na habilidade com o manejo deste elenco de tipos humanos que um líder consolida a sua experiencia.

Quanto mais ampla e variada esta lista, maior será a probabilidade do comandante de escolher seus colaboradores ou de resolver, com previsibilidade, os problemas de relacionamentos entre os membros de sua corporação.

Von Moltke foi um dos mais afamados generais da história das guerras. Sua inteligência e liderança na condução de homens no campo de batalha eram lendárias. Certamente a "metodologia" abaixo pode, sim, ter sido criada por ele.

Com as necessárias adaptações este sistema pode servir para quaisquer outras "escolhas" que os gerentes necessitem fazer para escolher bem os seus “oficias” e distribuir, com presteza, as tarefas de suas atividades.


Conheçam e tirem suas próprias conclusões.


Bullets


http://media-2.web.britannica.com/eb-media/39/9939-004-2D20C149.jpg

[clique na imagem]

Bullets

Um curioso dos métodos e almas das empresas descobriu uma preciosa catalogação de oficiais, feita pelo general Helmuth Von Moltke, chefe do Estado Maior alemão de 1857 a 1888.

Os oficiais dividem-se em quatro grupos:

Ø Os mentalmente vazios e fisicamente preguiçosos: a estes, Von Moltke dava tarefas simples e repetitivas.

Ø Os mentalmente vazios e fisicamente ativos: o general considerava esse grupo mais perigoso que o primeiro. São fábricas ambulantes de problemas. É necessário vigiá-los.

Ø Os mentalmente brilhantes e fisicamente ativos: Von Moltke nunca levou um oficial desse grupo para o coração do Estado Maior. Convenceu-se de que são pessoas hiper-ativas, obcecadas com irrelevâncias, incapazes de se tornar líderes.

Ø Os mentalmente brilhantes e fisicamente preguiçosos: esse era o tipo “herói” do general. Sua justificativa era que a preguiça faz com que essas pessoas busquem sempre a maneira menos trabalhosa de resolver um problema, inclusive o seu. Questões sem importância não conseguem parar na mão desse tipo de executivo.

Aproveite esta "classificação" e procure enquadrar (muito discretamente, aconselho) nela as pessoas que você conhece. Seus colegas, amigos do trabalho, amigos fora do trabalho, colaboradores, companheiros, parentes e todos os que lhe são proximos. Pode ter certeza que vão aparecer muitas surpresas.

http://www.gifs.cc/rule3.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.