26 de janeiro DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia da gula ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Gula é celebrado anualmente em 26 de janeiro. A gula é um dos sete pecados capitais, de acordo com a algumas doutrinas religiosas, estando relacionada com a condição de egoísmo do ser humano, quando este deseja ou obtém algo para além do necessário, apenas pelo prazer de possuir tal coisa. O Dia da Gula, no entanto, não tem nenhuma conotação religiosa, mas serve para alertar sobre um grave distúrbio alimentar que acomete as pessoas que consomem grandes quantidades de comida como uma compensação por se sentirem sozinhas, incompletas ou fracassadas em alguma outra área de suas vidas. Neste caso, a gula pode desencadear vários problemas de saúde, como a obesidade e o aumento do colesterol que, por sua vez, podem provocar problemas cardíacos e respiratórios, por exemplo. As pessoas que sofrem de gula devem seguir algumas regras para tentar evitar o instinto guloso, como: Evitar jejuns prolongados; Não fazer refeições com muita fome; Refeições saudáveis a cada três horas; Evitar rodízios e self-services; Ficar atento ao consumo de guloseimas; Praticar exercícios físicos regularmente; Ingerir fibras e proteínas; Manter-se sempre hidratado.


Mariano José Pereira da Fonseca, primeiro e único visconde com grandeza e marquês de Maricá (Rio de Janeiro, 18 de maio de 1773 – Rio de Janeiro, 16 de setembro de 1848), foi um escritor, filósofo e político brasileiro (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mariano_Jos%C3%A9_Pereira_da_Fonseca)


segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Vasco joga mal e perde. Luz vermelha continua acesa.

 


Para os vascaínos que estejam acompanhando meus posts, aqui no blog (clique aqui), digo que não é para ficarem assustados com a derrota do Vasco por 4 x 1 contra o Santos. Jogou bem o primeiro tempo e mal no segundo. Foi prejudicado pela péssima e (supreendentemente) pusilânime atuação do árbitro Anderson Daronco. 

Direi apenas que a derrota do Vasco foi justa. O Santos soube se aproveitar do seu volume de jogo e fez três a um no primeiro tempo, por falhas do time da colina histórica, que não soube reagir a um mau momento. Mas não é do jogo em si que quero falar. São águas passadas. Quero, sim, continuar a analisar as possibilidades do Vasco de não cair para a segunda divisão.

Escrevo antes do jogo de hoje Botafogo x Goiás*, que fecha a 25ª rodada do Brasileirão. Se o Goiás ganhar do Bota, o Vasco volta para a zona da degola. Todavia. independentemente desse resultado de hoje, digo que o cenário que projetei para o Vasco, de atingir no mínimo os 46 pontos e que o tirarão da degola (com base na pontuação do campeonato de 2021), está difícil, mas continua mantida.

Lembro que na minha projeção o Vasco, que tem hoje 26 pontos precisará de mais 20 para chegar aos 46 pontos; e ainda faltam disputar 13 jogos (42 pontos) para chegar à 38ª rodada fora do malfadado grupo Z-4; ou seja, tem que "faturar" 20 em 42 pontos, equivalentes a uma eficácia de 47,6 %. É factível? Acho que sim, mas vai precisar de muito mais do que apresentou ontem contra o Santos.

Neste momento o clube cruzmaltino tem 34,7 % de eficácia (7 vitórias, 5 empates e 13 derrotas) equivalentes aos 26 pontos ganhos. Os 20 pontos faltantes, pela minha "matemática", correspondem à uma campanha que -  nas posições atuais, imaginei assim, como a melhor hipótese

  • Faltam jogar ............... 13 partidas (total)............ 39 pontos 
  • Vitórias necessárias....   5 partidas no mínimo ... 15 pontos
  • Empates necessários .  5 partidas no mínimo ..   5 pontos
  • Derrotas possíveis ......  3 partidas no máximo..   0 pontos
É isso aí! A grande questão é: o time vascaíno "terá de escolher" para quem vai perder  e com quem empatar e ganhar. Não pode - nas 13 rodadas seguintes vencer menos de cinco jogos, empatar menos de 5 jogos e perder mais de 3 jogos. Essa é a realidade. Se jogar como ontem na Vila Belmiro, esquece. Não vai chegar.


Pelos dois jogos anteriores - Fluminense e Coritiba - o time criou uma enorme expectativa na torcida.  Frustração geral com o Santos - que era um jogo para ser vencido. O Santos estava no Z-4. Agora vai ter de ganhar de algum melhor que o Santos nos próximos jogos. Quem? Escolham na lista:  São Paulo (casa), Fortaleza (casa), Flamengo (casa), Internacional (casa), Goiás (fora), Cuiabá (fora), Botafogo (casa), Cruzeiro (fora), Atlético-PR (fora) , América-MG (casa)), Corinthians (casa), Grêmio (fora) e Bragantino (casa). Que dureza, hein?

Algumas vantagens serão os 8 jogos em casa e 5 no campo do adversário. Mais do que nunca o Vasco terá de fazer valer o caldeirão de São Januário. Pessoalmente estou otimista. O time mostrou contra Flu e Coritiba que tem valor, raça e coração. 

Se dos 8 jogos em casa ganhar 6, só precisará de 2 empates fora de casa. Vamos jogo a jogo. São Paulo na próxima e desfalcado de três titulares, em São Januário. O Vasco sem Medel... Temos tudo para ganhar.  Vai ter emoção e adrenalina até o final.

* Botafogo empatou com o Goiás e provocou o retorno (provisório, espero) do Vasco à zona da degola, o malfadado Z-4. Veja classificação atualizada abaixo 

👇


♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻ ♻

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.