||| 24 de outubro DE 2026 ||| sábado ||| Dia das Nações Unidas || # Reflexão: "As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar". --- Leonardo da Vinci . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O dia 24 de outubro marca a fundação de um dos mais importantes organismos internacionais, a Organização das Nações Unidas (ONU), criada em 1945 para substituir a antiga Liga das Nações, extinta em razão da Segunda Guerra Mundial. Com o fim do conflito, foi assinada a Carta das Nações Unidas em 26 de junho daquele ano, dando origem à ONU, que começou a atuar em 24 de outubro. A data passou a ser comemorada apenas em 1948. O documento enumerava os objetivos da ONU, entre eles, manter a paz e a segurança em todo o mundo, mediar e promover relações amistosas entre as nações e cooperações na resolução de problemas internacionais, eliminar a pobreza e o analfabetismo, incrementar a sustentabilidade e estimular a promoção do bem social de idosos, crianças, jovens e refugiados. Por ser composta por 193 países, a ONU é considerada uma das maiores organizações internacionais do mundo em número de Estados-membros. Quando foi fundada em 1945, 51 nações assinaram a Carta das Nações Unidas, incluindo o Brasil. Em 2011, o Sudão do Sul tornou-se independente, sendo então, o último país a aderir à ONU. A sede das Nações Unidas fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos, embora seja um organismo internacional. A ONU também tem a sede da Europa, instalada em Genebra, na Suíça. A ONU tem em sua estrutura, os seguintes órgãos: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela (suspenso em 1994 por tempo indeterminado) e Corte Internacional de Justiça e o Secretariado Geral.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Albert Einstein (Ulm, 14 de março de 1879 – Princeton, 18 de abril de 1955) foi um físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica. Embora mais conhecido por sua fórmula de equivalência massa–energia, E = mc² — que foi chamada de "a equação mais famosa do mundo" —, foi laureado com o Prêmio Nobel de Física de 1921 "por suas contribuições à física teórica" e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, que foi fundamental no estabelecimento da teoria quântica. Investigou as propriedades térmicas da luz, o que lançou as bases da teoria dos fótons. Em 1917, aplicou a teoria da relatividade geral para modelar a estrutura do universo como um todo. Suas obras renderam-lhe o status de celebridade mundial enquanto tornava-se uma nova figura na história da humanidade, recebendo prêmios internacionais e sendo convidado de chefes de estado e autoridades. Foi professor da Academia de Ciências de Berlim. Em 1933, quando o Partido Nazista chegou ao poder na Alemanha, estava nos Estados Unidos, onde passou a morar. Desde então, não tornou a residir no seu país de origem. Naturalizou-se estadunidense em 1940. Em agosto de 1939, pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, ajudou a alertar o presidente Franklin D. Roosevelt que a Alemanha poderia estar desenvolvendo uma arma atômica, recomendando aos norte-americanos começarem uma pesquisa semelhante, que se tornaria o Projeto Manhattan. Apoiou os Aliados, opondo-se, no entanto, à utilização de armas nucleares contra o Japão. Mais tarde, com o filósofo britânico Bertrand Russell, assinou o Manifesto Russell-Einstein, que destacou o perigo das armas nucleares. Foi afiliado ao Instituto de Estudos Avançados de Princeton, onde trabalhou até sua morte em 1955. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein}

 

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Vasco está na corda bamba; "mais prá lá, do que prá cá." Mas a fé continua...

 

Estou escrevendo esse post hoje, após empate com o Goiás (1x1), mais em respeito aos vascaínos que visitam o blog e às postagens que estou produzindo para acompanhar essa verdadeira saga do meu/nosso time para escapar da volta à 2ª divisão.

O que deu para ver no jogo com o Goiás? Que o elenco do Vasco embora esteja bem treinado - e a gente vê isso nos jogos com o grupo buscando as vitórias - não tem jogadores de talento para definir as partidas numa decisão; só o Vegetti não é suficiente.

A situação não mudou. Eu diria até que piorou. O Goiás era um dos 4 times que o Vasco tinha obrigação de vencer por ser um concorrente direto na disputa para ficar fora da Z-4. Não ganhou e agora terá de vencer - na melhor hipótese - os quatro clubes que estão no mesmo nível técnico do cruzmaltino. Seriam eles: Cuiabá, América-MG, Corinthians e Cruzeiro. 

Se conseguir superar essa campanha acima - coisa que só os vascaínos de fé acreditam -  alcançará 43 pontos e ainda faltarão 3 pontos para chegar aos 46 necessários para não cair. 

Para completar a cota teria de, ou ganhar de um dos "grandes (faria os 46 pontos) ou empatar com 3 deles; como são 8 jogos no total, nesse panorama, poderia perder apenas uma partida. "É muita conta" e muitas suposições não é mesmo?

Agora, quem são aqueles que estou chamando de grandes e ainda faltam jogar com o Vasco: Botafogo, Athletico-PR, Grêmio e Bragantino - que tal?  

Alguém acredita numa campanha dessas com esse elenco que o Vasco tem? Nossa opção é acreditar, acreditar e acreditar. O Ramon Diaz vai tirar sua varinha mágica da mochila e ... abracadabra. Nada é impossível!



Para confirmar meus cenários, coloco abaixo o trecho de uma matéria publicada pelo site "Lance", no dia de ontem (30/10):
  • O Lance! conversou com o matemático Tristão Garcia que revelou a pontuação mágica para o Vasco permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro.

    ''- Bastam 46 pontos. Pode escapar com menos, os adversários também têm dificuldades, mas não é garantido. Com 45 pontos não é garantido, mas é provável. Abaixo disso, mais sorte é preciso ter.'' (Clique aqui)

Teremos a primeira montanha para escalar na quinta feira (feriado de Finados) contra o Cuiabá, lá na Arena Pantanal.

Vejam abaixo os jogos que faltam ao Vasco com obrigação de ganhar 4, empatar 3 e perder só um. Montem as suas possibilidades e façam a única coisa que nós, vascaínos, podemos fazer: acreditar em milagres e torcer, sofrer, torcer, sofrer...



Para bem completar o post coloco abaixo a classificação do Brasileirão após a última rodada (30ª):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.