14 DE JULHO DE 2025 ||| 2ª FEIRA ||| DIA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO - DIA DA QUEDA DA BASTILHA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo



José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Torcida do Vasco atônita (1)

 

Antes de iniciar o post quero agradecer  à  galera vascaína, firme, que acompanha e visualiza os posts que venho publicando sobre essa triste trajetória do nosso Vasco da Gama (clique aqui e veja todos os posts). 

No último post, "Vasco continua flertando com o perigo...", coloquei o cenário mais viável para o Vasco conseguir escapar do rebaixamento. Todo meu estudo foi feito com base em 46 pontos que precisam ser alcançados; mas já houve campeonatos em que o escape foi conseguido com menos pontuação. Para nivelar a informação: atualmente, após 29ª rodada, o time de São Januário tem 30 pontos e precisa "faturar" 16. faltando 9 jogos.

No cenário que calculei, o Vasco só poderá perder mais um jogo desses 9 que faltam. Vejam abaixo o que o time terá de fazer:

  • Vencer quatro adversários (tem 4 jogos em casa) ...... 12 pontos
  • Empatar em quatro partidas (tem 5 jogos fora).........   4 pontos
  • Sobra um jogo que o Vasco ainda "poderá" perder.

Considero improvável (não impossível) esse grupo do Vasco ganhar 4 e não perder em outros 4, dos jogos restantes; mesmo jogando em casa a metade das partidas. Se a linha de corte, para escapulir da degola, estiver abaixo dos 46 pontos, o que é inesperável, é uma remota esperança que resta para o clube. Todavia ainda serão 10 pontos a serem conquistados.


Para complicar, o Vasco vai jogar:

1.   Contra as equipes que: lutam para ficar na liderança, caso do Botafogo (fora) ou ir para a Libertadores, casos do Athletico-PR (fora) - Grêmio (fora) e Bragantino (casa); detalhe, esses três serão os últimos jogos da tabela. 

2.  Contra os clubes que são seus "concorrentes" para permanecer na 1ª Divisão: Goiás (fora), Cuiabá (fora), Cruzeiro (fora), Corinthians (casa) e Bragantino (casa); são os chamados "jogos de 6 pontos".

Não quero perder as esperanças que ainda nos restam como torcedores, mas o Vasco vai ter que se transformar em mais do que um time meramente competitivo para dinamitar essa pedreira que tem pela frente. 

Vai ter que jogar todos os seus próximos 9 jogos, como o fez contra o Fluminense (4x2) na 23ª rodada e contra o Coritiba (5x1) na rodada seguinte. E quem conhece e acompanha o futebol, sabe que estes "milagres" não existem mais no mundo real.

 animated-arrow-image-0039 Este post tem continuação (clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.