28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 10 de junho de 2021

É Caravaggio! Magnifico! Esplêndido! Imponente! Luxuoso! Principesco! Deslumbrante!,


Autorretrato de Caravaggio

.
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT9Q5Je4Zd-Fr76HBvqExI25Ov9KwEHiJzivrGR5yR0xOXp4jQe
Um presente para os leitores do blog.
Muitas obras de Caravaggio estão nesse post. Para quem (por desventura) não conheça ou não tenha ouvido falar neste gênio da pintura universal eis uma bela oportunidade.
Pessoalmente e respeitando a minha "ignorância" como conhecedor, coloco-me como um mero apreciador e como tal elegi Caravaggio e Velasquez como os meus favoritos na categoria dos grandes mestres da pintura universal. 
Sobre Caravaggio reproduzo o texto da Wikipédia sobre seu estilo de vida que era, inversamente ao da sua arte, uma sequência de atribulações:
  • "Mesmo ainda vivo, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso. Nascido em Milão, onde seu pai, Fermo Merisi, era administrador e arquiteto-decorador do Marquês de Caravaggio, Michelangelo Merisi, surgiu na cena artística romana em 1600 e, desde então, nunca lhe faltaram comissões ou patronos. Porém ele lidou com seu sucesso de maneira atroz. Uma nota precocemente publicada sobre ele, em 1604, descrevia seu estilo de vida três anos antes: "após uma quinzena de trabalho, ele irá vagar por um mês ou dois com uma espada a seu lado e um servo o seguindo, de um salão de baile para outro, sempre pronto para se envolver em alguma luta ou discussão, de tal maneira que é bastante torpe acompanhá-lo." (Floris Claes van Dijk; Roma, 1601.) 
  • Considerado um farrista inconsequente, ele vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e buscava brigas nos pulgueiros da cidade. Em 1606, mata um jovem durante uma briga e foge de Roma, com a cabeça a prêmio. Em Malta (1608) envolve-se em outra briga, e mais outra em Nápoles (1609), possivelmente um atentado premeditado contra a sua vida devido suas ações, por inimigos nunca identificados. No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, Caravaggio estava morto, aos 38 anos."
Por favor, vejam - com aquela admiração de quem aprecia o belo, a arte, a perfeição - algumas das muitas pinturas de Caravaggio. É a mais pura expressão de um talento que sobrevive aos tempos.
Sugiro que observem todas as telas nos seus menores detalhes. E não são poucas. Fiz questão de publicar algumas das mais conhecidas e todas com um link que remeterá o leitor às suas histórias.
Fundos sempre escuros, sombras que destacam o tema central da obra, luz nos pontos exatos, perfeição nos detalhes, plasticidade, beleza em estado puro, mensagem clara e direta... Essas e muitas mais eram as grandes marcas deste artista que viveu a vida de forma perigosa, irresponsável e sempre nos limites, mas deixou o legado de um grande mestre mesmo tendo morrido antes dos quarenta anos.


Ficheiro:Caravaggio-The Conversion on the Way to Damascus.jpg
A conversão de São Paulo, a caminho de Damasco. 1600-1601

Ficheiro:Caravaggio-Crucifixion of Peter.jpg
Crucificação de São Pedro, 1601. Capela Cerasi, Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma

Ficheiro:Michelangelo Caravaggio 007.jpg
Baco (1593-1594) - Uffizi, Florença

Ficheiro:Michelangelo Caravaggio 020.jpg
Tocador de Alaúde (1594) - Museu Ermitage, São Petersburgo

Ficheiro:Michelangelo Caravaggio 006.jpg
Ressurreição de Lázaro (1608-1609) - Museu Nacional, Medina

Ficheiro:Michelangelo Caravaggio 021.jpg

Ficheiro:Supper at Emmaus by Caravaggio.jpg
Los discípulos de Emaús, 1601. Óleo sobre tela, 139 x 195 cm. National Gallery de Londres.

Ficheiro:Caravaggio Baptist Nelson-Atkins Museum of Art, Kansas City.jpg
João Batista (João no deserto) (c. 1604) - Nelson-Atkins Museum of Art, Kansas City, Missouri, EUA

Ficheiro:Michelangelo Caravaggio 029.jpg
Sete Obras de Misericórdia (1607) - Pio Monte della Misericordia, Nápoles

Archivo:Michelangelo Caravaggio 052.jpg
Deposição (1602-1604) - Igreja Nova, actual Igreja de Santa Maria della Vallicella, Vaticano

Ficheiro:The Sacrifice of Isaac by Caravaggio.jpg
O Sacrifício de Isaac (1603)

Ficheiro:Caravaggio-Crucifixion of Peter.jpg
Crucificação de São Pedro (1600-1601) - Capela Cerasi, Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma

Ficheiro:Michelangelo Caravaggio 047.jpg
Martírio de São Mateus (1599-1600) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma

Ficheiro:The Inspiration of Saint Matthew by Caravaggio.jpg
A inspiração de São Mateus (c. 1602) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma

Ficheiro:The Calling of Saint Matthew by Carvaggio.jpg
Invocação de São Mateus (1599-1600) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma


"A incredulidade de São Tomé" (1599). Tomé olha, aterrorizado e incrédulo, as chagas de Jesus enquanto este ajuda o apóstolo a encostar em seu lado aberto. O quadro está no Novo Palácio de Potsdam.
  •  
 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fb/Fra_Angelico_020.jpg/589px-Fra_Angelico_020.jpg

El prendimiento de Cristo, 1602. Galería Nacional de Irlanda, Dublín.

File:Michelangelo Caravaggio 065.jpg
Narciso (1599) - Palazzo Barberini, Roma.

 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e6/St_Francis_in_Ecstasy.jpg
San_Francesco_in_estasi (Êxtase de São Francisco) 1593 -1594 - Hartford (Connecticut), Wadsworth Atheneum

Archivo:Amor Victorious.jpg
El amor victorioso. 1602 - 1603. óleo sobre lienzo. 156 x 113 cm. Gemäldegalerie, Berlín. Caravaggio muestra a Cupido por encima de todos los poderes terrenales: guerra, música, ciencia, gobierno.

Archivo:Michelangelo Caravaggio 069.jpg
La muerte de la virgen. 1601 - 1606. Óleo sobre lienzo, 396 x 245 cm. Museo del Louvre, París.


Este post foi publicado originalmente na Oficina de Gerência em dezembro de 2011. De lá para cá é um dos mais visitados pelos leitores. Dei uma repaginada e resolvi publicá-lo hoje. É dos mais bonitos do Blog.

wheels are round? - clipart animations


2 comentários:

  1. A Oficina de Gerência, ao incluir importantes referências de obras e artistas, com especial destaque para as artes plásticas, demonstra o culto e refinado perfil do Drummond. Mas não apenas isso!
    Sou testemunha de que em seus gabinetes, quando Diretor na Codevasf e em outros órgãos importantes, sempre houve espaço para belos quadros e lindas esculturas.
    Esta qualidade não é fácil de ser encontrada entre os gestores em geral, mas é comum entre aqueles gestores que galgaram posições mais destacadas nas hierarquias.
    Uma amiga artista plástica, muito culta, Yiara Hillebrand, me enviou mensagem contendo um importante pensamento. Picasso dizia:” O que pensa que é um artista? Um idiota que só tem olhos quando pintor, só ouvidos quando músico, ou apenas uma lira para todos os estados de alma quando poeta, ou só músculos quando lavrador? Pelo contrário! Ele é simultaneamente um ente político que vive constantemente com a consciência dos acontecimentos mundiais destruidores, ardentes ou alegres e que se forma completamente segundo a imagem destes. Como seria possível não ter interesse pelos outros homens e afastar-se numa indiferença de marfim de uma vida que se nos apresenta tão rica? Não, a pintura não foi inventada para decorar casas. Ela é uma “arma de ataque e defesa contra o inimigo.”
    Repito o que Picasso ressaltou: “... a pintura não foi inventada para decorar casas. Ela é uma arma de ataque e defesa contra o inimigo.”
    Portanto, lembrem-se os homens que ocupam importantes cargos que, conforme seja feita a decoração do gabinete de trabalho, especialmente com quadros e objetos de arte, os visitantes, objetiva ou subjetivamente, poderão “ler” seus pensamentos e “conhecer” a maneira de ser do ocupante do birô. De alguma forma um bom gestor pode ser percebido pelo estilo da decoração do escritório; é parte importante do marketing pessoal do gestor a boa apresentação do seu local de trabalho.
    Parabéns Drummond, por mais esta importante lição!
    Rocha Maia, apenas um artista.

    ResponderExcluir
  2. Assim você me deixa encabulado.
    Agradeço a gentileza de tuas palavras e credito grande parte delas à gentileza e ao carinho da tua amizade misturada com as cores da generosidade natural nos artistas.
    Achei maravilhosa a citação de Picasso e vou aproveita-la nos meus pobres escritos.
    Sobre o post com obras de Caravaggio o efeito é o de sensibilizar tantas pessoas que passam por aqui com as maravilhas que o turbulento italiano criou com sua genialidade. É uma pena que o mundo não tenha sido pintado pelos poucos gênios que a arte universal produziu como Michelangelo Merisi di Caravaggio
    Outros grandes gênios estão "na fila" para serem exibidos no blog.
    Teu comentário é uma motivação importante.
    Você é um grande amigo.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.