||| 22 de outubro DE 2026 ||| 5ª FEIRA ||| CAMPANHAS DE OUTUBRO (VER IMAGEM ABAIXO) || # Reflexão: Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior". --- Roberto Simonsen . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 – Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980), mais conhecido como Vinicius de Moraes, foi um poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro. Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia o apelido "Poetinha", que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. Ainda assim, sempre considerou que a poesia foi sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística deriva do fato de ser poeta. No campo musical, o Poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Vinicius_de_Moraes}

 

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Ex tem hífen?

 
"Ex" e o hífen

O prefixo "ex-" tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é.

Sempre deve ser seguido por hífen, ou seja, diante de qualquer palavra. Acompanhe os exemplos.

ex-aluno
ex-colega
ex-cônjuge
ex-chefe
ex-cunhado
ex-diretor
ex-esposa
ex-fumante
ex-funcionário
ex-goleiro
ex-jogador
ex-juiz
ex-marido
ex-namorada
ex-noivo
ex-prefeito
ex-presidente
ex-síndico



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.