19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 24 de janeiro de 2021

Os primeiros dias no emprego... Você lembra dos seus?



 

F
iz uma rápida busca no Google sobre o "Primeiro Dia no Emprego"  e... surpresa! Encontrei 118.000.000 de links. Nas nossas vidas - por comum e principalmente nos dias de hoje - vivemos vários primeiros dias no(s) emprego(s). É uma experiência única e pode significar uma continuidade de carreira, uma definição de seu futuro profissional ou um tropeço irreparável para próximas oportunidades.
Eu mesmo, trabalhei em várias corporações. Em uma só empresa privada (13 anos) e em todas as outras, na Administração Pública (30 anos).  Em todas elas o primeiro dia continua na memória. Alguns pontos em comum entre eles, mas para cada corporação houve um primeiro dia especial.
É fato que quanto mais "macaco velho" a gente vai ficando, ao mudar de emprego, menos impacto isso causa em nossa experiência. A partir do terceiro emprego as manhas principais já estão todas dominadas. Todavia nos primeiros empregos vamos concordar que o primeiro dia é marcante e eu direi, com experiência bem vivida, que é decisivo e determinante para o seu sucesso. 
Pode acreditar que quando você entra naquele ambiente de trabalho, no seu primeiro dia não passa de uma... vítima. Todos (salvo as exceções de sempre) vão lhe observar com o "rabo do olho" e se puderem vão tirar suas casquinhas. É bullying mesmo! 
cada dia será diferente do anterior e do seguinte. A experiência de cada um difere do outro, mas alguns pontos são comuns e devem ser conhecidos por quem se aventura nos seus primeiros dias no trabalho. Principalmente se for realmente seu primeiro dia no primeiro emprego.
Só para ilustrar e quebrar um pouco o texto assistam o vídeo abaixo. É uma sátira muito bem produzida. Ria um pouco e lembre-se do que foi (ou como poderá ser) o seu... primeiro dia no emprego. E depois continue a ler o post...

Na função de executivo, que exerci no maior tempo da minha carreira, tive a oportunidade de assistir e conviver com muitos primeiros dias nos empregos de colegas e subordinados. Muitos mesmos! 
Vou resumir, para quem interessar possa, tudo o que já vi e já passei em situação semelhante, nos oito itens seguintes que extrai da internet e que considerei a lista mais completa e objetiva sobre o tema. : 

  • Chegue cedo - No seu primeiro dia todos os colegas ou subordinados vão ficar de olho em você. Ninguém vai olhar assim, diretamente, tudo pelos cantos dos olhos, mas serão capazes de descrever cada gesto e palavra que você fez e disse naquele dia .   
  • Observe muito - é da capacidade de saber observar e capturar, nos menores detalhes: como é o ambiente, como são as pessoas, como se comportam. Ah! Procure aprender e guardar os nomes daqueles mais próximos e que lhe forem apresentados.                              
  • Fale pouco, escute muito - isto é importantíssimo. Novato falador vai ficar marcado por muito tempo. Não dê palpites ou opiniões sobre nada, principalmente sobre o tradicional: política, futebol e religião. Nada! Bico fechado! Fale só banalidades do tipo "vai chover amanhã", "onde é o banheiro"  e coisas semelhantes.
  • Faça com atenção o que o lhe for pedido  - Não esqueça que é o seu primeiro dia. Embora todos digam o contrário você não pode errar! Vou repetir: você não pode errar no seu primeiro dia de emprego!!!  Portanto preste atenção e se não souber como se faz ou do que se trata pergunte. Perguntar pode, mas errar não.
  • Não se assuste com nada - Conto uma historinha. Eu era diretor e tive um engenheiro na equipe que no primeiro dia de seu novo emprego recebeu do seu gerente um carrinho de supermercado lotado com um processo que tinha quinze volumes de 200 páginas cada um. O gerente o chamou e disse que tinha quinze dias para fazer uma revisão no projeto e produzir um relatório. O jovem engenheiro suou frio, entrou em "estado de choque" e correu para minha sala para pedir transferência de diretoria (era concursado). No primeiro dia! Imagine o meu trabalho para dissuadi-lo e depois dar uma "chamada" no gerente. Tudo foi ajustado e o engenheiro continuou na diretoria e pelo que sei fazendo sucesso. Acho que o exemplo fala por si.
  • Saia junto com sua nova turma, mas se for convidado -  Se não for fique na sua. Se for convidado vá. Valem todos os itens anteriores e mais alguns do tipo "não seja dos primeiros a sair da mesa, mas nunca seja dos últimos". Não beba quase nada... só para "molhar o bico". Os novos colegas podem querer testar seu "coeficiente alcoólico". 
  • Vá direto para casa - em qualquer situação - saindo do trabalho ou do "happy hour" vá direto para sua casa. Não aceite dar nenhuma "esticada". No primeiro dia do emprego uma noitada pode ser fatal para seu futuro.
  • Prepare-se para o segundo dia de trabalho - esse é o melhor conselho de todos os anteriores para o primeiro dia no emprego.
Coloquei abaixo um vídeo muito qualificado -  copiado do YouTube que é o Canal do Coaching -. com a coach Adriana Cubas. Excelente o vídeo, cujo título é "5 DICAS DE COMO SE COMPORTAR NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO". Não deixe de assisti-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.