16 DE JULHO DE 2024 - 3ª FEIRA - DIA DE N. S. DO CARMO - PADROEIRA DO RECIFE



O Dia de Nossa Senhora do Carmo festeja-se a 16 de julho. Nossa Senhora do Carmo é um título atribuído à Virgem Maria. Este dia celebra-se a 16 de julho, pois em 1251, ocorreu a aparição de Nossa Senhora em Cambridge, Inglaterra. Nossa Senhora também é apelidada de Nossa Senhora do Monte do Carmelo em referência ao convento construído em sua honra no Monte Carmelo, em Israel. Este lugar sagrado do Antigo e Novo Testamento foi onde o Profeta Elias evidenciou a existência de Deus. Nossa Senhora do Carmo O significado de Carmelo é "vinha do Senhor", visto que em hebraico "carmo" significa vinha e "elo" significa senhor. Nossa Senhora do Carmo apresenta o Escapulário do Carmo, que simboliza a ação de estar ao serviço de Deus. Ela é a padroeira da Ordem do Carmo, do Chile e do estado de Pernambuco.

Bem vindo

Bem vindo

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 22 de maio de 2011

Professora Amanda Gurgel do Rio Grande do Norte é a nova voz do protesto no Brasil.


Poucas vezes tivemos, eu e a população brasileira que tem acesso à internet, oportunidade de assistir um depoimento tão verdadeiro e expressado com tanta clareza quanto este da Professora Amanda Gurgel no Rio Grande do Norte.

Em uma reunião de audiência publica realizada na Assembleia Legislativa sobre o Cenário Atual da Educação no RN foi concedida a palavra à professora Amanda que estava inscrita para falar. E ai a professora com sua figura humilde, comum, vestida de forma digna, mas mostrando a sua condição de pessoa pobre subiu na tribuna e transformou-se numa gigante.

Os acessos ao vídeo, já espalhado em várias páginas no YouTube e outros canais, já devem ter ultrapassado a casa dos 1.500.000 desde o dia 10 de maio passado. Em oito minutos e meio a Professora Amanda demoliu os discursos rebuscados e cheios de estatísticas das autoridades presentes, incluindo a Secretaria de Estado da Educação. Se fosse uma profissional da oratória não teria sido mais direta, objetiva e clara no seu discurso.

Foi um discurso de protesto sim, mas muito bem articulado onde tudo que tinha que ser dito o foi; e de forma dura, direta, cara a cara e sem perder a compostura e o tom. Na verdade, embora tenha se expressado sobre o problema no Rio Grande do Norte sabemos que a realidade apresentada pela professora é mesma para todos os Estados do país, principalmente os mais pobres e carentes.

Amanda Gurgel não voltará a ser a mesma que subiu naquela tribuna. Ela assumiu uma responsabilidade mesmo que não tivesse essa intenção quando falou naquela Audiência. Ela transformou-se numa figura nacional na luta pela educação no pais. Virou uma liderança para os milhões de professores das escolas publicas que como ela vivem em condições sociais precárias embora tendo a responsabilidade de educar as crianças do Brasil. Vamos acompanhar a trajetória da Professora Amanda, mas acho difícil que ela esteja fora dos futuros movimentos e campanhas pela educação.


Professora Amanda Gurgel silencia Deputados em audiência pública. (10/05/2011)

2 comentários:

  1. gostei, adorei, amei, mas fici com medo de encontrar esse rostinho na próxima politica suja do pais.com td respeito,ñ accredito na boa intenção

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Visitei o teu blog e adorei a proposta. Espero que você ou vocês se dediquem a ele. Um blog é algo muito pessoal e vivo. Tem que ser cuidado, amado e bem tratado para crescer e espalhar a mensagem que se queira.
    Sobre o teu comentário não posso discordar dele. Realmente o passado nesses casos é terrível. Foram muitas as lideranças que surgiram em eventos memoráveis e depois se perderam nos labirintos sujos da politica. Todavia temos exemplos também que correram no sentido inverso. Sou mais otimista que você. O tempo é quem nos responderá.
    Muito grato pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.