29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 17 de maio de 2011

Khalil Gibran e "As Crianças" pela fala do Profeta Al-Mustafa...


.
http://www.tahyanefire.com/misticos/bluestar1.gif


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUUpwGocQk8JvDUQClDyyuS_3_cdquLR2U6Ree5h4djQDQReQT9yenCIDrabNkww85YY23ALO_DPaZf_7oPZELZHg4WhCi2pjTBmVd2S0844-2v28Lv7GadjxMGByCKoLjjbuEYKuSTHI/s240/gibran.jpg
O
 livro "O Profeta" é considerado a obra máxima de KhalilGibran e vem obtendo permanente sucesso desde seu lançamento em 1923. Um fenômeno de vendas! É um livro que atrai pelo pensamento, pelo estilo, mas também pela filosofia da vida que nele é descrita.
Em "O Profeta", Khalil Gibran conta a história de Al-Mustafá, um homem que está prestes a retornar à sua terra após doze anos de espera pelo navio em que faria a viagem de volta. Os habitantes da aldeia onde ficou todos estes anos -  Orfalés -  pedem que lhes ensine o que aprendeu.  E ele lhes fala sobre muitas coisas. Sobre o amor, o casamento, a alegria e a tristeza, a amizade e muitas outras mais. O texto abaixo, um dos mais famosos, é a sua fala sobre as crianças.
Em toda sua obra Khalil prega a ternura evangélica em meio ao progresso massacrante e à impiedosa competitividade dos tempos modernos. Não impõe ideologias, mas tenta despertar a bondade e a beleza escondidas sob a angústia e o desespero que perpassam nossa existência. Em suma, nos convida a vivermos as boas coisas da vida, a sermos dignos delas e a aproveitarmos o que há de mais elevado em cada um de nós.
A poesia e a prosa de Gibran Khalil Gibran são bálsamos para o espirito e luz para o nosso entendimento da vida. Não é difícil entender como um homem que morreu tão cedo - 48 anos - deixou uma obra tão marcante e influenciou de forma tão profunda gerações e gerações de jovens que carregaram suas frases e pensamentos por suas vidas afora.
Do livro "O Profeta" escolhi a pagina "Das Crianças" para ilustrar esse post sobre Gibran por considerar o texto uma fantástica verdade sobre os nossos filhos;  os meus, os seus e os filhos de todos nós. Em apenas onze frases Gibran diz tudo que é necessário sabermos para entender a relação com nossas crianças. Por favor, não percam a oportunidade de ler o texto e se possível (re)ler o livro. (clique aqui ou aqui à sua escolha).
.
http://www.tahyanefire.com/misticos/bluestar1.gif
(Introdução à edição de O Profeta pela Editora Civilização Brasileira)
"A alma esgota-se: o egoísmo, a concorrência feroz, o automatismo, a solidão moral, a insensibilidade que caracterizam os tempos modernos afetam nossas almas mais ainda do que a exaustão afeta nossos corpos. E livros como o PROFETA são as alturas vivificantes de que a alma precisa.
Comece a ler este livro hoje mesmo. Sua leitura não lhe tomará mais de duas horas.
Mas a beleza de suas parábolas, a melodia de seu estilo, o estímulo de seus pensamentos, a profundidade e a riqueza de seus conceitos o acompanharão durante meses. E mais tarde, cada vez que se sentir novamente desanimado, tomará automaticamente o livro e nele sempre encontrará a mesma renovação.
O Profeta, escrito originariamente em árabe e, depois, em inglês, por um dos escritores mais extraordinários do século XX, já foi traduzido para mais de 30 idiomas. Desde Nova York até as cidades do Japão e as aldeias da França e do Líbano, centenas de milhares de pessoas fazem dele seu livro de cabeceira e a ele se voltam sempre que sentem saudade das alturas e da primavera. 
Aproveite também este livro, e deixe que o leve nas asas da poesia ao mundo maravilhoso da sabedoria e da beleza''. Mansour Chalita (tradutor de todos os livros de Gibran publicados no Brasil)
.
http://www.tahyanefire.com/misticos/bluestar1.gif
A imagem acima é a reprodução da pagina do livro

http://www.fantasygif.it/Web%20Design/Linee_divisorie/Glitter20361.gif

2 comentários:

  1. Tive o prazer ea oportunidade de ler o livro, mas pelo que você descreve é um grande filme e com certeza uma das minhas futuras compras ou livros para ler em seguida.

    ResponderExcluir
  2. Olá Julio, como está?

    É um grande prazer receber tua visita em meu blog e saber que pude divulgar um pouco mais a poesia de Gibran.
    Visitei o "Debate Pupular" e vi que não escreves ha algum tempo, mas mesmo assim o teu blog ainda é muito acessado. A idéia é magnífica. É uma pena... Todavia continuas navegando na blogosfera e para minha sorte estivesses aqui na Oficina de Gerencia.
    Receba o meu abraço de blogueiro.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.