28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 28 de maio de 2011

Movimento 15 de Maio na Espanha é a voz rouca das ruas contra os poderosos.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdVgwmSRUXfrCeE47Kq_Hf6Vka1CLUdqgbmnbk6quvqFWbHuedym6-ZGKhRPcEMaFTJt4OuqT_XWmTwXDehB8aBacYccEMn76lL6ckHhYtqVt4yQo4nvxHNc4sHcG5w5bq1lefNNsW8Z9D/s400/AssembleiasPopulares-15M.JPG
Os jovens da Espanha tocaram fogo na península ibérica com o desencadeamento do MOVIMENTO 15 DE MAIO, o M-15. A ação brutal e covarde dos policiais em Madrid e Barcelona (veja vídeo e fotos) usando de violência desnecessária contra os manifestantes aumentou a repercussão do movimento que luta tão somente pelos direitos sociais e se alimenta da indignação da sociedade espanhola pelas medidas econômicas que o governo espanhol quer implantar para "gerenciar" a crise socioeconômica que se alastra no país.

A partir de 15 de Maio último, milhares de pessoas, sobretudo jovens, ocuparam a Puerta del Sol, em Madrid, e, a seguir, outras praças nas principais cidades da Espanha. O movimento, inspirado na luta dos povos árabes e na ocupação da praça Tahir, no Cairo, tem o objetivo de demonstrar a enorme insatisfação com o governo, contra o desemprego e as medidas impostas pelo FMI. O M-15 se espalha na Espanha e luta por reformas sociais e politicas nas vésperas de uma eleição que vai acontecer amanhã. Espero que eles consigam mudar alguma coisa.

Em solidariedade com o movimento espanhol, mas também para demonstrar a sua insatisfação com uma situação bastante semelhante em seus respectivos países, realizaram-se assembleias e acampamentos em Portugal. Em Lisboa, desde a noite de quinta-feira, 19 de Maio, centenas de jovens reúnem-se em frente ao consulado espanhol, na Avenida da Liberdade, e na Praça do Rossio, para exigir "democracia real" e protestar contra a intervenção do FMI/União Europeia em Portugal.  Nas praças em centenas de cidades do mundo novas manifestação vão surgindo em apoio aos espanhois e também porque são muitos os países da U.E. que vivem momentos difíceis de arrocho econômico por conta da crise mundial. Está me parecendo com o inicio de um novo 1968. O mundo está precisando... A revolução de 1968 começou assim mesmo. Deu-se uma espécie de furacão humano, uma generalizada e estridente insatisfação juvenil, que varreu o mundo em todas as direções.

Neste vídeo estão os pontos defendidos pelo M-15

Por enquanto não vejo a grande mídia internacional dar muita atenção ao M-15. Estão considerando-o algo mais... Digamos,  paroquial na sociedade espanhola. Acho que estão errados e espero que estejam mesmo. O mundo está precisando de um novo 1968. Os espanhois são um povo guerreiro, com muita consciência politica e têm história de grandes movimentos. Acho que esse movimento não vai se dispersar.
Clique na imagem e veja os links que estão na busca do Google para o Movimento 15 de Maio na Espanha.

Assista a violência covarde da policia de Barcelona contra os manifestantes. Fizeram pior que os policiais egipcios na Praça Tahir-Cairo.


http://bitaites.org/wp-content/themes/bitaites/images/header.jpg
As fotos e o texto abaixo foram retirados do "Bitaites"

Re-Evolution (interrompida)

"Quando chegou, às 7 da manhã, a polícia catalã garantiu tratar-se de uma operação pacífica (dentro das suas modestas possibilidades), o desalojamento dos manifestantes acampados na Praça da Catalunha, em Barcelona, era «temporário» e destinava-se «a abrir caminho para as equipas de limpeza».
Os acampados acharam que aquela era uma operação para os desalojar da praça – um truque – e não cederam.
Resultado: 121 feridos ligeiros – 84 manifestantes e 37 polícias.
Os manifestantes foram retirados à força. As equipas fizeram a sua limpeza, a polícia retirou e, à uma da tarde, a praça foi reocupada pelo «Movimento 15-M».
Estes são os factos reportados – as fotos que se seguem contam-nos mais pormenores desta operação em nome da «salubridade» municipal."


Toni Albir/EPA


Toni Albir/EPA

Andreu Dalmau/EPA

Andreu Dalmau/EPA

Toni Albir/EPA

El País, não assinada

Emilio Morenatti/AP

Albert Olive/EPA

Andreu Dalmau/EPA

Andreu Dalmau/EPA

Josep Lago/AFP

Albert Gea/Reuters

Andreu Dalmau/EPA

Emilio Morenatti/AP

Josep Lago/AFP/El País

2 comentários:

  1. "Está me parecendo com o inicio de um novo 1968. O mundo está precisando... "
    E o Brasil também. Sangue renovado para substituir velhas práticas. Educar urgente para mudar o mais rápido possível o atual estado de coisas.
    Não podem os homens de cabelos brancos de hoje (outrora os jovens de 68) continuarem a dar os péssimos exemplos.
    Ou será que já se passaram tantos anos que se esqueceram dos ideais???
    Que venham os novos tempos !!!!

    Saudações

    JB

    ResponderExcluir
  2. Prezado JB,
    Tinha quase certeza que você se manifestaria nesse post. Faz tempo...
    Sobre o tema do post concordo com você, aliás, disse mais ou menos isso no meu texto de apresentação. Quem dera que tivessemos um novo 1968. De qualquer sorte o M-15 está se alastrando. Em Paris, na Praça da Bastilha, em Portugal... Vamos ver se a turma tem força e se a (velha) sociedade está disposta a ouvir os seus jovens.
    Bom lhe ver de novo por aqui.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.