30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

"O Prazer da Vida Longa" (3): Preparação para a terceira idade

"Costumamos acreditar que o futuro está nas mãos das crianças, mas o Brasil é um país que está envelhecendo. A cada ano temos menos bebês nascendo, e cada vez mais adultos e idosos ativos na população." (texto no site do Jornal da Band)

Este é o terceiro vídeo da série especial "O Prazer da Vida Longa" que o Jornal da Band está apresentando. A Oficina de Gerencia está publicando essas reportagens como contribuição à geração daqueles que estão (principalmente) nas faixas dos quarenta anos em diante (não excluídos os jovens antecedentes).
Nesta reportagem entretanto o tema principal aborda a questão dos jovens de hoje  - ai pela faixa dos... digamos 20 anos, que chegarão na decada de 2050 com 60 anos. Lá as previsões são que existirão 170 idosos para cada 100 crianças. Para se ter uma idéia  que isso representa saibam que atualmente a relação é de 24 idosos para 100 crianças. Assustador não é mesmo?
É dessa perspectiva que a reportagem de hoje trata com muita propriedade. Não deixem de assistir. 



"Hoje no Brasil para cada cem crianças há 24 idosos. Em 30 anos esse quadro deve mudar: para cada cem crianças serão 170 idosos. Entretanto, a maioria dos jovens brasileiros não está se preparando para envelhecer.
Desde a década de 1960, as mulheres têm cada vez menos filhos. Em 1990, cada casal tinha, em média, 2,89 filhos. Em 2010 esse número caiu para 1,89. A estimativa é que em 2030 chegue a 1,5. Só que isso não é suficiente para repor a população, ou seja, estamos nascendo menos e demorando mais para morrer.
Com isso, começa o problema da previdência. Atualmente, a idade mínima para a aposentadoria é de 65 anos para homens e 60 para mulheres. Sabendo que a expectativa de vida do brasileiro chega a 73 anos, isso significa que o governo terá que pagar no mínimo dez anos para quem contribuiu com o INSS.
Para tentar garantir melhores condições financeiras na velhice, muitos pais já começam a poupar para a aposentadoria dos filhos, mesmo ainda sendo bebês. Com aplicações mensais de baixo valor, os pais garantem o conforto para a velhice dos filhos.
As opções são várias. Contribuição para o INSS, Poupança, aplicações em renda fixa, títulos públicos e a famosa previdência privada. A melhor saída é fazer os cálculos em casa e ter uma boa e longa conversa com o gerente do banco. Só assim é possível sentir-se seguro hoje e tranquilo amanhã."




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.