05 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| Dia Nacional do Médico de família e comunidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Neste sábado (5/12) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional essencial para a Atenção Primária à Saúde (APS). Aproximadamente 85% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas por um médico de família - os demais são encaminhados para outras especialidades. No Brasil, é comum haver confusão entre médico de família e clínico geral, mas tratam-se de funções diferentes, embora complementares. Enquanto o clínico trata especificamente da doença, o médico de família foca na pessoa, acompanhando o paciente durante todas as fases da vida. “A clínica geral é pontual, e a medicina da família é longitudinal”, resume a médica de família do SUS, Fernanda Melchior, atuante em Florianópolis (SC). Além dos sintomas, o estilo de vida, os hábitos, as emoções, as condições de trabalho e a moradia são levados em conta para que o médico de família aponte um diagnóstico. Ou seja, o indivíduo é analisado de forma integral. “Como costumam dizer: quando a boca cala, o corpo fala, e é nisso que nós prestamos atenção”, observa a médica.


A WONCA é a Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors). Ela é uma entidade global que representa médicos de família e comunidade em todo o mundo, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de cuidados médicos integrais. A WONCA é considerada a voz global da medicina de família e comunidade, defendendo que sistemas de saúde fortes começam pela atenção primária. Seu trabalho inspira políticas públicas e práticas médicas em diversos países, incluindo o Brasil, onde a especialidade é cada vez mais valorizada.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O poder das redes sociais

http://ricardocampos.files.wordpress.com/2008/03/soc_de_consumo.gif

Achei magnifica a repercussão desse caso do consumidor que fez um vídeo e colocou-o no YouTube sobre o descaso da Brastemp em resolver um problema de consumidor.
Foi só o caso cair nas graças dos internautas (mais de 500.000 acessos até 20 de janeiro só no YouTube) que a empresa apressou-se a solucionar a demanda e pedir desculpas.
A HSM aproveitou o case e colocou-o em seu blog com um texto interessante que compartilho com os leitores da Oficina de Gerencia. O título da matéria é "O Poder das Redes Sociais". Eu acrescentaria "e o pavor das empresas em manchar suas marcas".
Comprova-se que o poder do consumidor é imenso ao ser multiplicado pelas mídias sociais. Ele se faz ouvir  muito rapidamente. 
O consumidor não atendido, Oswaldo Borelli, abriu uma pagina no YouTube e colocou seu vídeo. A denuncia, além de ser acessada diretamente foi multiplicada e repassada milhares de vezes por Twitter, Facebook e outras redes, ganhando uma proporção sem dimensões. A voz do cliente realmente virou a voz de Deus. 
O caso foi resolvido pela Brastemp, mas ficam lições para todos.
Nós, consumidores, sabemos disso agora e vamos nos utilizar desse recurso cada vez mais a nosso favor. 
Eu mesmo estou prestes a colocar a Folha de São Paulo nesse "quadrado". O distribuidor deles não me entrega o jornal aos domingos. Já cansei de reclamar. Tenho uma coleção de "protocolos" de registros e nada. Já até desisti. Estou só esperando que eles venham com aquela lengalenga na epoca de renovar a assinatura.
Agora, com o êxito do Oswaldo Borelli vou pensar seriamente em denunciar  esse descaso por um vídeo. Imagine só a Folha de São Paulo pressionada porque não cumpre seu compromisso de colocar os jornais de seus assinantes nas suas casas!

 

Clique sobre a imagem e conheça o comunicado da Brastemp.



O poder das redes sociais


Campanhas publicitárias milionárias, eventos de divulgação e promoção, e uma infinidade de outras ações de marketing que buscam alavancar uma marca para que ela possa conquistar cada vez mais clientes/consumidores.
Consolidar um nome no mercado não é uma tarefa fácil, tampouco barata. Exatamente por isso é de se estranhar que ainda hoje aconteçam fatos, mesmo que isolados, onde marcas famosas e respeitadas, descuidam do que é seu ponto primordial; o cliente.
Na última sexta-feira, dia 04, a fabricante de eletrodomésticos Brastemp foi protagonista de uma ação de marketing de “efeito contrário”. Produzida por um cliente insatisfeito que, após tentar de várias maneiras que fosse resolvido seu problema com a fabricante, buscou nas redes sociais o que deveria ter conseguido dentro da empresa.
Oswaldo Borelli gravou e postou um vídeo no You Tube, e divulgou seu difícil relacionamento com a Brastemp pelo Twitter. A ação de Borelli fez com que a marca figurasse entre os 4 trending topics mais discutidos do mundo.
O protesto do consumidor gerou uma terrível dor de cabeça para a Brastemp, além de, provavelmente, alguns milhões a menos, tendo em vista os investimentos em campanhas publicitárias que a marca deverá fazer para desfazer ou minimizar os efeitos negativos desse “descuido”.
Em artigo para a HSM, Henrique Vieira Filho, escreveu “Num mundo onde a informação se multiplica e flui cada vez mais rapidamente, e onde os consumidores estão cada vez mais cientes de seus direitos – e aptos a tomarem medidas de divulgação de sua insatisfação com esta ou aquela empresa, fazendo sua ‘voz digital’ alcançar os confins do mundo – , é fundamental criar uma nova visão sobre a relação intrínseca que existe entre a administração do passivo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.