05 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| Dia Nacional do Médico de família e comunidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Neste sábado (5/12) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional essencial para a Atenção Primária à Saúde (APS). Aproximadamente 85% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas por um médico de família - os demais são encaminhados para outras especialidades. No Brasil, é comum haver confusão entre médico de família e clínico geral, mas tratam-se de funções diferentes, embora complementares. Enquanto o clínico trata especificamente da doença, o médico de família foca na pessoa, acompanhando o paciente durante todas as fases da vida. “A clínica geral é pontual, e a medicina da família é longitudinal”, resume a médica de família do SUS, Fernanda Melchior, atuante em Florianópolis (SC). Além dos sintomas, o estilo de vida, os hábitos, as emoções, as condições de trabalho e a moradia são levados em conta para que o médico de família aponte um diagnóstico. Ou seja, o indivíduo é analisado de forma integral. “Como costumam dizer: quando a boca cala, o corpo fala, e é nisso que nós prestamos atenção”, observa a médica.


A WONCA é a Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors). Ela é uma entidade global que representa médicos de família e comunidade em todo o mundo, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de cuidados médicos integrais. A WONCA é considerada a voz global da medicina de família e comunidade, defendendo que sistemas de saúde fortes começam pela atenção primária. Seu trabalho inspira políticas públicas e práticas médicas em diversos países, incluindo o Brasil, onde a especialidade é cada vez mais valorizada.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

A torcida do Vasco vai à "loucura" com a vitória sobre o Flu; por quê ?

 


A torcida vascaína está feliz. A vitória sobre o Fluminense, ontem (4 x 2), convenceu à heroica massa sofredora do Vasco que o time está determinado para se recuperar no campeonato e sair fora da zona de degola no Brasileirão.

Não vou comentar o jogo em si. Isso é papel da crônica desportiva e todos estão elogiando a atuação do Gigante da Colina. Prefiro realçar a entrega do time. Nem me lembro mais quando o Vasco tenha lutado tanto em uma disputa. A memória não alcança. É incrível, mas é verdade.

É a atitude do time - todos que jogaram - que provocou, na torcida, uma euforia acima de todos os níveis dos últimos anos. Não é exagero. Os vascaínos, veem sofrendo com o time desde 2008 (2008 cara! É demais!). 

Podem acreditar, ontem foi a primeira vez que a torcida viu o time jogar, desde 2008,  com a raça e a entrega que a tradição do Vasco exige. Por isto a confiança no time ressurgiu. Considero que ontem possa ter sido o primeiro jogo do Vasco da Gama real, como a torcida quer; como deve ser daqui pra a frente. Fiquei, como torcedor, realmente otimista e muito confiante que não vamos cair. 

Exceto pelo jogo a situação na tabela continua a mesma. Não saiu da zona de rebaixamento, mas mostrou, com sobras, que tem time para lutar de igual para igual nos 16 jogos que lhe faltam.  



Os próximos favorecem o momento do time: Coritiba, América-MG e Santos. Exatamente os seus "concorrentes" para sair da guilhotina. Serão os chamados "jogos de seis pontos". Se jogar como fez contra o Flu, deve ganhar os três e então poderá respirar de verdade. 

A torcida não vai faltar. Vai, literalmente, lotar São Januário, já liberado, na quinta feira (21/9) e confiante para mais um jogo dificílimo (Coritiba). A rigor, cada jogo do Vasco é - daqui para a frente - uma decisão de vida ou morte. 

Pelo que vi ontem, acho que o elenco do Vasco está comprometido sob o comando do Ramon Diaz a repetir a entrega e atuação de ontem contra o tricolor das Laranjeiras. Vamos em frente... 

Como de hábito, coloco abaixo a classificação atualizada do Brasileirão:




Um comentário:

  1. Excelente post. Didático e informativo. A mídia não fez nada parecido.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.