07 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| domingo ||| Dia Internacional da Aviação Civil e Ataque a Pearl Harbor, que levou os EUA a entrarem na Segunda Guerra Mundial ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo



Haile Selassie I ou Hailé Selassié - nascido Tafari Makonnen (23 de julho de 1892 – Adis Abeba, 27 de agosto de 1975)] foi Imperador da Etiópia de 1930 a 1974. Ele subiu ao poder como Regente Plenipotenciário da Etiópia da Imperatriz Zauditu de 1916 a 1930. Haile Selassie é amplamente considerado uma figura definidora da história moderna da Etiópia, e a figura principal do Rastafári, um movimento religioso na Jamaica que surgiu logo após ele se tornar imperador na década de 1930. Ele era membro da Dinastia Salomônica, que afirma traçar sua linhagem até o imperador Menelique I, uma figura lendária que os pretendentes acreditam ser filho do rei Salomão e da Rainha de Sabá, a quem eles chamam de Makeda.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 27 de agosto de 2023

Templários... Conheça um pouco da História



A crônica dos Templários, na minha suspeita opinião, está entre as dez mais fascinantes narrativas da História Universal. Disse que minha opinião é suspeita? Disse sim, porque é. Sou absolutamente encantado pela história dos Cavaleiros Templários. Já devo ter lido sobre eles mais livros, romances, contos, de tudo que haja passado sob minhas vistas sobre assuntos dos meus variados interesses. 

Escrevo isso tudo, na introdução do post sobre os Templários, porque descobri uma página no YouTube que trata de contar histórias... sobre a História. Adorei a forma como o autor - Paulo Rezutti - aborda os vários e muitos temas das histórias Universal e do Brasil  que apresenta no seu conteúdo. 

Rezutti é escritor, youtuber, historiador e biógrafo. Sendo, principalmente, um amante da História conseguiu encontrar uma maneira especial de passar para o YouTube a sua paixão. Não por acaso ele deu o nome de "A História Não Contada" à sua página com conta com 368.000 inscritos e 677 vídeos. Veja abaixo um banner e o vídeo de apresentação do Youtuber. São apenas 42 segundos e vale a pena conhecê-lo.

📌

Para quem já ouviu falar, mas não conhece, coloquei abaixo trecho inicial da Wikipédia sobre os Templários que resume de forma sumária a história dessa Ordem que marcou a história da humanidade. 

Ah! Porque os Templários aqui na Oficina de Gerência? Se o leitor quiser conhecer tudo a respeito deles, vai perceber que tudo que aconteceu com os Cavaleiros Do Templo em sua história de 194 anos (1118 a 1312 d.C.)  foi o crescimento e o fim de um "negócio" de muito sucesso, extinto por conta das impiedosas (e sujas) lutas de poder no século 14.

Conheça e apaixone-se - também - pelos templários.

    • "A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão (em latim"Pauperes commilitones Christi Templique Salomonici"), conhecida como Cavaleiros TempláriosOrdem do Templo (em francêsOrdre du Temple ou Templiers) ou simplesmente como Templários, foi uma ordem militar de CavalariaA organização existiu durante cerca de dois séculos na Idade Média (1118-1312), tendo sido fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista.
    • Os seus membros faziam votos de pobrezacastidadedevoção e obediência, usavam mantos brancos com a característica cruz vermelha, e o seu símbolo passou a ser um cavalo montado por dois cavaleiros. Tendo em conta o local onde originalmente se estabeleceram (o monte do Templo em Jerusalém, onde existira o Templo de Salomão, e onde se ergue a atual Mesquita de Al-Aqsa) assim como o voto de pobreza e de fé em Cristo, denominaram-se "Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão".
    • O sucesso dos Templários esteve vinculado ao das Cruzadas. Quando a Terra Santa foi perdida, o apoio à Ordem reduziu-se. Rumores acerca da cerimónia de iniciação secreta dos Templários criaram desconfianças, e o rei Filipe IV de França — também conhecido como Filipe, o Belo — profundamente endividado com a Ordem, começou a pressionar o papa Clemente V a tomar medidas contra eles. Em 1307, muitos dos membros da Ordem em França foram detidos e queimados publicamente. Em 1312, o papa Clemente dissolveu a Ordem.

    • O súbito desaparecimento da maior parte da infraestrutura europeia da Ordem deu origem a especulações e lendas que mantêm o nome dos Templários vivo até aos dias de hoje (Wikipédia)


Clique aqui e conheça o canal no YouTube

Os Templários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.