15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 7 de maio de 2023

Morre o Dr. Erasmo de Almeida - grande personagem do Desenvolvimento Regional no Brasil.

 

Clique aqui para ler a materia completa no Diário de Pernambuco


Estou de luto. Faço questão de me colocar assim. 

A passagem do Dr. Erasmo de Almeida, simplesmente "Dr. Erasmo", para o plano espiritual coloca de luto uma legião de admiradores do homem público que ele foi.

Aqueles de tiveram o privilégio de o conhecer, atestarão isso à unanimidade. A ele se deve, sem favor, o início do desenvolvimento do Vale do São Francisco e a existência da CODEVASF, da qual foi seu segundo presidente e quem a consolidou, como um farol de excelência técnica nos primórdios da agricultura irrigada no Vale do São Francisco e no Semiárido brasileiro.

Não é possível fazer, sequer uma síntese, das passagens do Dr. Erasmo pela administração pública e o quanto lhe devem a História da Codevasf, o Estado de Pernambuco, O Nordeste Semiárido e a Administração Pública Brasileira.

Poucos homens públicos puderam construir um legado tão rico e com tanta amplitude em favor da sociedade em que viveram.

Conheci muitos administradores públicos (ministros, secretários, presidentes e diretores, na minha carreira). Trabalhei sob a liderança do Dr. Erasmo por alguns anos, na CODEVASF, como técnico e como diretor em suas gestões e posso afirmar que ele é um dos homens públicos brasileiros, que podem ser colocados na galeria dos grandes.

Convido-os a abrir o link abaixo e conhecer a homenagem dos funcionários da CODEVASF ao seu eterno líder.


Que descanse em paz Dr. Erasmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.