15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

segunda-feira, dezembro 07, 2020

Festa de Confraternização no final do ano. Gloria Kalil ensina a livrar-se da gafes.



Festa de Confraternização de final de ano é sempre uma situação esperada pela maioria dos empregados de qualquer empresa. Quanto maior a firma, maior e melhor (pretensamente) será a festa.

É momento de descontração para esquecer o chefe, deixar a papelada e os processos esperando, fofocar com turma e coisas assim. 

Em contrapartida as grandes festas são também oportunidades para o esperado "Festival de Gafes". Quem fará parte da turma das mancadas e deslizes da festa? Sim, porque quem faz o tipo  vai virar assunto até a festa do ano seguinte quiçá - dependendo do tamanho do papelão - entre para o "Livro de Ouro" das gafes de final de ano.

Tem até grupos de funcionários que fazem apostas (tipo "bolinho") para a o pessoal palpitar quem vai ganhar a "faixa de campeão das gafes do ano" na festa de confraternização. 

Glória Kalil, jornalista, empresária e consultora de moda e costumes, dá dicas para evitar as gafes mais frequentes nas festas de final de ano. Assista o vídeo e procure não estar entre os que disputam o troféu.



Gloria Kalil dá dicas para evitar gafes no final de ano



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário