15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

terça-feira, dezembro 08, 2020

Globo contrata sua primeira narradora de futebol

 

Para aqueles que são apaixonados pelo futebol e acompanham os jogos pela televisão terão, em breve, uma novidade para curtir. A Globo, contratou a jornalista esportiva Renata Silveira para sua equipe de esportes como narradora de futebol. 

A novidade é grande e agitou o noticiário esportivo do dia. Renata já tem experiência adquirida no canal Fox Sport. A Globo ainda não marcou a estreia da sua nova narradora. Deve ser em transmissão do SportTv, pois nas imagens de publicidade ela aparece com o logotipo do canal da Globo.

Particularmente acho que a Renata Silveira ainda não terá oportunidade de narrar para a Globo (TV aberta). Deverá ser escalada para jogos de porte menor e nos jogos femininos. O preconceito no futebol ainda é grande. 

Abaixo está um exemplo do estilo  da Renata. Por enquanto - na minha opinião - ela está muito presa ao modo das transmissões masculinas; é apenas uma novidade jornadas  esportivas. Vai ter que achar seu próprio jeito para concorrer com as demais feras da narração esportiva.

Assim como no caso das juízas de futebol - que só atuam, como tal, em jogos de porte médio - a presença da Renata Silveira narrando grandes transmissões ainda vai depender de como a audiência vai recebê-la. Por enquanto será testada em jogos da série B e nas partidas do futebol feminino.  

Torço por ela. Sem dúvidas estar presente como narradora de futebol - que até então era um campo de trabalho exclusivamente masculino - é um feito. 

Coloquei abaixo um vídeo com trechos de um jogo que a Renata narrou para a Fox Sports. Conheçam o estilo da Renata Silveira e façam suas apostas.



Globo contrata sua primeira narradora de futebol

Renata Silveira já vinha atuando em transmissões pela ESPN e Fox Sports

A Rede Globo anunciou nesta segunda-feira (7) a contratação daquela que será a primeira mulher a narrar suas transmissões de futebol. Renata Silveira, que já atuava como narradora na Fox Sports e ESPN, é mais um nome feminino a compor o departamento de esportes da emissora carioca e seu canal pago, SporTV, ao lado de comentaristas como Ana Thaís Matos e Nadine Bastos. (texto extraído do site Administradores.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário