28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Beethoven - 250 anos de presença entre nós.



Não há como deixar passar a data de hoje - 17 de Dezembro de 2020 - sem nos associarmos à comemoração, que se irradia por todos os recantos do planeta, pelos 250 anos de existência de Ludwig van Beethoven (Bonn, batizado em 17 de dezembro de 1770 — Viena26 de março de 1827).

A Oficina de Gerência, humildemente, registra o evento com este post. Muito se falará hoje sobre esse homem genial que passou pela humanidade e se eternizou. Daqui a outros 250 anos Beethoven ainda será lembrado tal a força e expressão de sua arte.

Para melhor ilustrar o post, acrescentei um breve texto da Revista Veja sobre Beethoven quando sua Sinfonia Nº 3, conhecida como "Eroica", foi escolhida a melhor sinfonia da história.

Para finalizar trouxe para deleite de seus admiradores dois vídeos: o primeira com um trecho de sua Sinfonia Nº 5 que é a mais popular e a execução completa da "Eroica".

Clique e leia

"A BBC Music Magazine, revista britânica sobre música da rede inglesa BBC, organizou uma votação para eleger as vinte melhores sinfonias da história. O projeto contou com o voto de 151 maestros ao redor do mundo e elegeu como a melhor de todas a Eroica, a terceira sinfonia do austríaco Ludwig van Beethoven. 

Além de encabeçar a lista das melhores, o compositor também dominou o restante das posições. Em segundo lugar, ficou outra obra do artista, sua nona sinfonia, chamada Coral. A famosa quinta sinfonia do austríaco, conhecida pelo seu início marcante, ficou em décimo primeiro lugar.


O editor da revista, Oliver Condy, disse ao jornal britânico The Guardian que não foi uma surpresa o domínio de Beethoven. “Já faz mais de 200 anos desde que a terceira sinfonia de Beethoven foi escrita e os votos mostram que ela não foi superada em todos esses anos, um sinal de que ele é um gênio absoluto”, disse."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.