15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

quinta-feira, dezembro 17, 2020

Beethoven - 250 anos de presença entre nós.



Não há como deixar passar a data de hoje - 17 de Dezembro de 2020 - sem nos associarmos à comemoração, que se irradia por todos os recantos do planeta, pelos 250 anos de existência de Ludwig van Beethoven (Bonn, batizado em 17 de dezembro de 1770 — Viena26 de março de 1827).

A Oficina de Gerência, humildemente, registra o evento com este post. Muito se falará hoje sobre esse homem genial que passou pela humanidade e se eternizou. Daqui a outros 250 anos Beethoven ainda será lembrado tal a força e expressão de sua arte.

Para melhor ilustrar o post, acrescentei um breve texto da Revista Veja sobre Beethoven quando sua Sinfonia Nº 3, conhecida como "Eroica", foi escolhida a melhor sinfonia da história.

Para finalizar trouxe para deleite de seus admiradores dois vídeos: o primeira com um trecho de sua Sinfonia Nº 5 que é a mais popular e a execução completa da "Eroica".

Clique e leia

"A BBC Music Magazine, revista britânica sobre música da rede inglesa BBC, organizou uma votação para eleger as vinte melhores sinfonias da história. O projeto contou com o voto de 151 maestros ao redor do mundo e elegeu como a melhor de todas a Eroica, a terceira sinfonia do austríaco Ludwig van Beethoven. 

Além de encabeçar a lista das melhores, o compositor também dominou o restante das posições. Em segundo lugar, ficou outra obra do artista, sua nona sinfonia, chamada Coral. A famosa quinta sinfonia do austríaco, conhecida pelo seu início marcante, ficou em décimo primeiro lugar.


O editor da revista, Oliver Condy, disse ao jornal britânico The Guardian que não foi uma surpresa o domínio de Beethoven. “Já faz mais de 200 anos desde que a terceira sinfonia de Beethoven foi escrita e os votos mostram que ela não foi superada em todos esses anos, um sinal de que ele é um gênio absoluto”, disse."


Nenhum comentário:

Postar um comentário