28 DE ABRIL DE 2024 –DOMINGO - DIA DA SOGRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 17 de novembro de 2019

"Sinceridade Proscrita" - Barão de Montesquieu

Resultado de imagem para imagens de falsidade

S

ou um compulsivo colecionador de frases e pensamentos. Eles acompanham a minha vida todo o tempo e são companheiros fieis e sábios mestres. Nem sei direito onde todos estão guardados. São muitos. De vez em quando me deparo com alguns que estão depositados nos meus arquivos "empoeirados". Chamo-os de "baús de antiguidades". Esse é um deles que trago para compartilhar com os leitores do blog.

O breve escrito do Barão de Montesquieu (abaixo) intitulado "Sinceridade Proscrita" é um dos mais belos textos filosóficos produzidos pelo iluminismo. Embora escrito em meados do século 18 é de uma atualidade assustadora. Leia o que escreveu Montesquieu naquela época: 
  • "Um homem simples que não tem senão a verdade a dizer é olhado como o perturbador do prazer público. Evitam-no, porque não agrada; evita-se a verdade que anuncia, porque é amarga; evita-se a sinceridade que professa porque não dá frutos senão selvagens" 
É sobre essa coisa da adulação e dos falsos elogios que cercam as relações humanas que escreve Montesquieu em seu pensamento. Lembro-me que uma das frases que mais me tocou durante muito tempo na minha vida foi: "Se alguém lhe disser que está sendo sincero, não acredite" (não sei onde li e nem quem é o autor). É uma frase que chega a ser meio mórbida, mas o pior é que no mais das vezes é assim mesmo; é triste a gente não poder acreditar assim, de forma desabrida e limpa naquilo que as pessoas de nossas relações sociais nos digam.

Clique sobre a imagem
Por isso a "Sinceridade Proscrita", que é um fragmento do livro "Elogio da Sinceridade" tem vida eterna; Mesmo não sendo dos livros mais famosos de Montesquieu é um dos mais lidos pelas pessoas comuns. 

Trouxe-o para o blog porque além da inteligência do pensamento ele pode ser diretamente ensinado aos jovens que estão se iniciando no mundo corporativo. Não lhes darei conselhos. Leiam o texto e tirem suas próprias avaliações.

Ser sincero ou não com as pessoas à nossa volta é absolutamente pessoal e muitas vezes até ocasional. Saber discernir sobre quem está sendo (ou não) sincero com você é um talento necessário que precisamos desenvolver.


Não tenho dúvidas, o texto abaixo vai ajudar muito a cada um que o ler (e reler, e ler novamente) buscando nas suas linhas toda a sabedoria e elegância que o Barão de Montesquieu gravou em seus pensamentos. Ah! Darei um conselho sim. Pesquisem e leiam muito sobre Montesquieu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.