||| 01 de agosto DE 2026 ||| sábado ||| Dia Internacional da amamentação ||| *Reflexão: "Acredite em milagres, mas não dependa deles". (Immanuel Kant) |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O dia mundial da amamentação é comemorado em 1 de agosto, data escolhida pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA) em evento realizado na cidade de Nova Iorque no ano de 1991. Inicialmente, a data visava comemorar a Declaração de Innocenti, que trata da necessidade do aleitamento materno no combate à mortalidade infantil, aprovada em 1 de agosto de 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) . Em 1992, foi criada a Semana Mundial do Aleitamento Materno – SMAM, de 1 a 7 de agosto, também pela WABA, para intensificar a conscientização sobre a amamentação. No Brasil, o Ministério da Saúde promove a campanha no país desde 1999 com temas voltados para o aleitamento, distribuição de materiais informativos, apoio às secretarias de saúde, organizações não governamentais, hospitais, entre outros. bebê mamando A importância da campanha A OMS recomenda que até os primeiros 6 meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno. Entretanto, segundo dados do Unicef, apenas 4 entre 10 bebês no mundo têm a alimentação conduzida dessa forma. A campanha busca da mesma forma fortalecer a doação para os bancos de leite, auxiliando as crianças que não puderam receber o leite de suas mães. No Brasil, por exemplo, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH–BR) promove a distribuição de leite para recém-nascidos abaixo do peso e que estão internados em unidades neonatais. No mês de agosto, é realizada a campanha agosto dourado para conscientização sobre a importância do aleitamento. Saiba mais sobre as cores dos meses e o seus significados. Os benefícios da amamentação A amamentação é importante porque além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho promove o desenvolvimento da criança nos seis primeiros meses de vida, sendo capaz de suprir suas necessidades nutricionais. Através dela, é possível garantir o desenvolvimento do cérebro, da defesa do organismo e diminuir o risco de doenças, como obesidade e diabetes. Há benefícios também para a saúde da mulher que amamenta, pois diminui o risco de câncer de mama e ovário.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Mayse Braga de Oliveira (Rio de Janeiro, 1957) é uma médium, escritora e uma das mais notórias palestrantes espíritas do Brasil. Reconhecida internacionalmente por sua atuação na divulgação da doutrina codificada por Allan Kardec, ela acumula mais de cinco décadas de dedicação voluntária às atividades da Comunhão Espírita de Brasília. Suas preleções públicas são marcadas por um estilo afetuoso e acolhedor, acumulando milhões de visualizações em plataformas digitais.Biografia e JuventudeNascida na cidade do Rio de Janeiro, Mayse Braga mudou-se para Brasília com a família ainda na primeira infância. Aos 13 anos de idade, começou a manifestar os primeiros sinais visíveis de sua mediunidade, com episódios marcantes de vidência e audiência. Pouco tempo depois, aos 14 anos, aproximou-se formalmente do Espiritismo.Sua trajetória como oradora iniciou-se de forma inesperada aos 15 anos de idade na Comunhão Espírita de Brasília. Na ocasião, devido à ausência do palestrante escalado para o momento da prece direcionada aos espíritos suicidas, Mayse voluntariou-se para falar ao público, dando início à sua carreira de pregações evangélico-doutrinárias. (criado pela IA /Google)

 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prêmio IgNobel? Já ouviu falar dele? Não? Pois ele existe!

http://www.improbable.com/ig/2009/images/Ketterle-Bodnar-Pamuk-Krugman-400pix.gif
Ig Nobel Prize Winner Dr. Elena Bodnar demonstra sua invenção (um sutiã que pode converter rapidamente em um par de máscaras de proteção) assistido por ganhadores do Prêmio Nobel Wolfgang Ketterle (esquerda), Orhan Pamuk, e Paul Krugman (direita).

Clique para aumentar
O
s "galardões" considerados as antíteses dos prêmios Nobel são atribuídos todos os anos às investigações que não podem, ou não devem, ser repetidas. Esses prêmios são chamados de IgNobel e são de responsabilidade da revista humorística Improbable Research. (Pesquisa Improvável). O principio é o mesmo do prêmio "Framboesa de Ouro" que é uma paródia do Oscar para "premiar" os piores filmes de cada ano.
.
A idéia central é fazer humor e ao mesmo tempo provocar uma reflexão sobre as bobagens que o ser humano é capaz de produzir pensando que está fazendo algo útil e vantajoso.
Em 2011 os prêmios foram distribuídos em dez categorias diferentes, a saber: Fisiologia, Química, Medicina, Psicologia, Literatura, Biologia, Física, Matemática, Paz e Segurança Pública.
.
Entre outros veículos da mídia, a Folha de São Paulo - veja imagem ao lado - publicou reportagem bem-humorada e não é para menos...  Existem maluquices para todos os gostos.  Imagine um cientista "pesquisar", em uma universidade canadense, um besouro macho tentando fazer sexo com uma garrafa de cerveja – tentou com tanto vigor que acabou morrendo. O episódio foi o tema da pesquisa de Darryl Gwynne e David Rentz e recebeu o "prêmio" na categoria Biologia.. 
.
É cada “pesquisa”mais maluca que a outra. Imagine que o prêmio IgNobel da Medicina 2011 foi para diversos investigadores que estudaram o processo de decisão quando se sente necessidade de urinar, tendo concluído que, em alguns casos, a decisão é mais acertada, e que, noutros, a decisão é mais sujeita a erro. Os artigos foram publicados pelas revistas Physiological Science e Neurology and Urodynamics. Pode uma coisa dessas?
.
Abaixo estão os cartoons publicados pela Folha para ilustrar sua reportagem e que resolvi reproduzir aqui para "causar espanto" aos leitores ao conhecer os "prêmios" e ao mesmo tempo saber que cada uma dessas pesquisas, com as exceções como o IgNobel da Paz, recebeu recursos de alguma universidade e foi publicado em revistas especializadas. Pode acreditar que é verdade! 

O premio IgNobel da Paz, por exemplo, foi atribuído ao prefeito de Vilnius, na Lituânia, Arturas Zuokas, para demonstrar que o problema de carros de luxo estacionados ilegalmente pode ser resolvido executando-as com um tanque blindado (veja abaixo):
.
Irritado com um motorista que estacionou o carro em uma ciclofaixa, o prefeito de Vilnius (Lituânia), Arturas Zuokas, de 43 anos, passou por cima do veículo, um Mercedes-Benz S-Class, com um blindado, segundo o site de notícias lituano “15min”.
Motorista de Mercedes havia estacionado em ciclofaixa.



Clique no logotipo e visite o site Folha.com
Clique na imagem acima e conheça o texto que está na Folha de São Paulo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Quer rir mais ainda? Clique aqui e veja todos os vencedores do IgNobel desde 1991 até 2010. É imperdível.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.