19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 30 de junho de 2012

Eficaz ou eficiente. Quem vale mais? Quem você escolheria?

Definir eficácia e eficiência corporativas é um desafio.
(por Herbert Drummond)

.

.......... Eficácia e Eficiência. Qual é mais? Quem é menos? Qual é melhor? Quem é pior?
.......... Para começo de conversa qualquer dicionário que você ler apresentará a ambos como sinônimos embora um seja adjetivo (eficaz) e outro substantivo feminino (eficiência). Contudo, na terminologia dos administradores os conceitos são bastante diferentes. Eficácia está mais relacionada com os resultados e Eficiência com os recursos disponíveis (humanos, financeiros...) .
http://www.benitopepe.com.br/wp-content/gallery/teset/eficiencia-eficacia.jpg.......... No primeiro, a pessoa considerada eficaz estará permanentemente preocupada em atingir os objetivos "de qualquer forma". São os "gastadores". Na segunda situação o indivíduo qualificado como eficiente estará mais ávido em utilizar, bem, os recursos disponíveis para atingir os mesmo resultados. São os chefes "unhas de fome". Esta é uma das muitas definições que existem entre os dois conceitos. Quando ocorre a junção equilibrada de características em um mesmo individuo - o que é raro no mundo corporativo - o personagem, necessariamente, vai se destacar entre seus pares.
.......... Normalmente os "eficazes" se notabilizam mais que os "eficientes". Digo sempre que o melhor exemplo de eficácia em estado bruto é o de "James Bond". O famoso agente 007 atinge, sempre, seus objetivos; mesmo que destrua tudo ao seu redor. A diferença é que ele "trabalha" para o governo de "Sua Majestade" que paga os prejuízos milionários causados por sua... eficácia. Todavia se ele trabalhasse para uma empresa privada seria demitido na primeira missão ou levaria seu empregador à falência. Por outro lado se ele fosse apenas um funcionário eficiente do mesmo governo não seria o James Bond que nos empolga nas telas de cinema. Creio que possa ter ficado claro a diferença, como eu a imagino.
.......... Guardadas as proporções assim é, também, na vida real. Ser eficaz é "entregar a mensagem a Garcia". É o chamado "tocador de obras". São os superexecutivos que fazem e acontecem. Mudam as realidades e transformam as empresas; ou as destroem.
Jack Welch, que tirou a GE do buraco em que estava e a devolveu ao mundo das empresas vivas (pelo menos antes da crise atual), é um protótipo de executivo eficaz que alcançou sucesso. Outro exemplo de líder eficaz - sem dúvidas - foi Steve Jobs. Um trator em tudo que se meteu e levou a cabo.
.......... Pelo time dos eficientes  - não estou muito seguro quanto ao exemplo - mas acho que Bill Gates pode ser enquadrado no modelito. Pelo menos ele passa essa imagem. Um cara mais comedido, mais cerebral que pensa muito antes de realizar, mas também alcança seus propósitos. Mas não carrega a imagem de uma caldeira em temperatura máxima.
.......... Antes que alguém se antecipe quero dizer que não existe uma classificação entre quem ou o que é melhor, entre os dois predicados, para as corporações. Ambos são virtuosos. Ambos podem ser danosos.
.......... Contratar ou "bancar" executivos mais eficazes ou mais eficientes é uma aposta ou escolha das empresas dependendo do projeto no qual esteja envolvida. Uma firma que só tiver gerentes eficazes certamente entregará todas as suas encomendas aos clientes, mas dificilmente gerará lucros atrativos, pois seus custos serão sempre altos. Por outro lado se todos os seus dirigentes forem eficientes esta empresa provavelmente não irá crescer e correrá altos riscos de ir à falência mesmo com a fama de entregar, pontualmente, seus produtos (da mais alta qualidade) no mercado. Existem mil e um cases conhecidos no mundo corporativo.
.......... Conclusão? Uma diretoria sábia e experiente (vale para um diretor, gerente ou chefe) procurará montar sua equipe com um mix de ambas as espécies corporativas. E terá a sensatez de utilizar-se das características de seus colaboradores de acordo com os objetivos e missões que lhe forem atribuídas.
.......... Pessoalmente, quando exerço função de chefia, procuro sempre classificar os meus gerentes e seus colaboradores entre as gradações de eficaz e eficiente. Feito isso vou procurar utilizar estas características e habilidades de acordo com a prevalência de seus "DNAs".
.......... Um dos erros mais comuns, cometidos pelos dirigentes, é "trocar as bolas de cesto". Nestes casos é prejuízo na certa. Um "eficaz" não sabe trabalhar muito limitado por burocracias e escassez de recursos. Vai se desmotivar ou procurará desvencilhar-se da tarefa de qualquer maneira criando crises ou virando um "bebê chorão" (daquele tipo que vive afirmando quer "falta gente", "faltam recursos", "meu computador está ruim", "as pessoas não trabalham direito" e mais uma lista interminável de "restrições operacionais"). Por outro lado um "eficiente" colocado para realizar trabalhos que demandem prazo, decisões rápidas, talentos para saber calcular e correr riscos além de saber lidar com improvisações será um desastre. Ele não sabe trabalhar em meio ao caos e "sem saber como será o dia de amanhã".
http://www.motivacionymas.com/wp-content/uploads/2012/06/IMG_POST_AMPLIADO_600x181.jpg
.......... Se você, leitor, estiver ocupando cargo de chefia cuidado com estas "manhas". Você também será avaliado pelos seus superiores como sendo um "eficaz" ou um "eficiente". Não esqueça o que nos ensinou Aristóteles quando disse in medio stat virtus (a virtude está no meio). Desenvolva ou procure desenvolver características pessoais tanto de um quanto de outro atributo e saiba usá-los quando as circunstâncias o exigirem. Traduzindo: seja versátil e flexível (atenção porque, também, não são a mesma coisa). Se conseguir a proeza, em breve será você a escolher os subordinados eficazes e/ou eficientes para trabalhar nas missões sob sua responsabilidade. Boa sorte.
 .
PS - Para melhor se situar a respeito clique no link a seguir e leia o excelente artigo "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes" escrito por Jerônimo Mendes em seu próprio site.
  •  
Este post foi originalmente publicado no início do ano de 2009. Volto a colocá-lo - reeditado - na data de hoje por considerá-lo um dos melhores que escrevi. Também é um dos mais visitados. Espero que seja mais acessado ainda porquanto é muito ilustrativo e atual.

3 comentários:

  1. Caro Herbert,

    Onde já se viu: colocando lenha na fogueira. Ótimo! É com muitos paus que se constrói uma canoa e blogs. Então, não resistirei em pôr a minha colher de pau nesse guisado. Prometo ser breve. É possível ser eficaz sem ser eficiente, principalmente, considerando que ser eficaz é pensar nos fins (resultados, metas, objetivos), e ser eficiente consiste em encontrar melhores caminhos (meios) para atingir os fins?

    Gerentes, individualmente, podem pender para o lado da eficácia ou da eficiência. É uma questão de estilo. Porém, o sistema gerencial deve reunir ambos os atributos para que a organização evolua em seus resultados. O desafio é conciliar as diferenças e obter sinergia.

    Resumo, cada um é cada qual, já o grupo é a diferença unida em torno dos mesmos objetivos e a serviço dos mesmos clientes. Valeu, o bate papo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Herbert, por também me adicionar, fico extremamente lisongeado!

    E gostei muito do teu blog, feito com muita presteza, bom gosto...

    E vamos blogando!

    Abraços
    e PAX

    ResponderExcluir
  3. Caro Herbert, obrigado pelas palavras, ao contrário do que se imagina... não tenho muito tempo para blogar, mas, quando encontro um "tempinho de brasileiro" procuro compor idéias minhas e/ou de outros blogueiros como você desde que tenha qualidade e conteúdo agradável.
    As opiniões refletem um pouco nossa "alma" e deixa transparecer verdades que podem ser vistas de outros referenciais.
    Espero continuar lendo suas postagens de suas indicações entre outros que caírem na "teia" da aranha virtual.
    Forte abraço.
    Gualber Calado - Fortaleza - CE.
    Meu email pessoal é gualber@globo.com , escreva quando quiser!

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.