19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Brasília é também capital brasileira do basquetebol

http://www.guilhermegiovannoni.com.br/images/stories/2012_placarcamp_gg.png
O lobo-guará é a mascote do clube

Se há algo que os brasilienses amam unanimemente é o time de basquetebol de Brasília oficialmente chamado de UNICEUB/BRB. Mais uma vez - terceira - o grupo conquistou o título brasileiro do NBB - Novo Basquete Brasil. A rapaziada comandada pelo técnico José Carlos Vidal é tricampeã (consecutivo) consolidando-se como a melhor equipe do basquetebol brasileiro desde o advento do NBB que recolocou o basquete no pódio dos esportes de massa em nosso país.
A vitória do Brasília sobre o time de São José dos Campos, lá em São Paulo (Mogi das Cruzes) foi arrasadora e incontestável. Não tomou conhecimento do adversário que tinha simplesmente a melhor campanha da temporada. Valeram a experiência do grupo de Brasília que disputava a sua quarta final do NBB; perdeu a primeira para o Flamengo e depois ganhou as seguintes ocupando desde 2009 a posição mais alta do pódio no basquetebol brasileiro. É um feito monumental considerando-se o nível das equipes que disputam o torneio e a quantidade de jogos que cada time tem que disputar para chegar à final.
Deixo os detalhes do jogo para os especialistas (clique aqui). Os jornais estão destacando o atleta Guilherme Giovanoni como a grande estrela do time, mas não é bem assim. Ele é um atleta sensacional, todavia o grande segredo do Brasília é o seu conjunto, o grupo que joga junto há muito tempo e tem na garra e na experiência seus pontos altos. 
Sou suspeito para destacar os atletas. Há alguns atrás fui diretor - por poucos meses - da Federação Brasiliense de Basquetebol quando meu filho mais jovem disputava campeonatos desde a categoria infantil até o time adulto do Clube Vizinhança (tradicional clube de Brasília). Da sua turma de companheiros os atletas Arthur e Rossi estão no atual time campeão sem falar no técnico José Carlos Vidal que foi seu treinador. 
O Arthur (ele e meu filho ainda são bons amigos) que é um jovem  eu conheço desde a idade infantil - com mais ou menos 10 anos de idade - acompanhei e acompanho toda a sua trajetória vencedora. Eu e o pai do Arthur éramos o que se denominava de "pais atletas" ou "paitrocinadores". Estávamos sempre lá nas arquibancadas junto com os outros pais tietando nossos filhos. O Arthur sempre foi um destaque em todas as categorias pelas quais passou e ao vê-lo jogando com máximo brilho nesse time campeão sinto um imenso orgulho como se ele também fosse meu filho. Por isso sou suspeito para dar um destaque a qualquer outro atleta. 
 http://lnb.com.br/wp-content/uploads/2012/06/DSC_5739-640x426.jpg
Nessa homenagem que faço ao Brasília em meu blog prefiro destacar o técnico José Carlos Vidal, Zé Carlos para quem o conhece de perto. Alguém que ame mais o basquete, que estude mais basquetebol e respire mais o esporte do que ele ainda está para nascer. Zé Carlos tem no basquetebol a sua vida, é o seu oxigênio. Respeitado como poucos no meio do esporte vê o seu esforço ser reconhecido nacionalmente agora que é bicampeão brasileiro. E conhecendo um pouco como conheço de liderança digo que não é para qualquer um comandar um grupo de atletas como esse do Brasília.
Esses jovens deram uma enorme contribuição à autoestima da cidade, tão combalida pelo envolvimento (injusto) do seu nome com as mazelas da política e com a inexistência de clubes de destaque em outros esportes como o futebol e o voleibol. Eles são com todo o mérito um orgulho para os brasilienses que amam o esporte.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/1/19/Uniceubbrbbrasilia.jpg

http://lnb.com.br/wp-content/uploads/2012/06/DSC_5846-640x426.jpg

http://blu.stb.s-msn.com/i/B1/F8EBCF2A17E12CBD8254552C5DC3.jpg

http://lnb.com.br/wp-content/uploads/2012/06/DSC_1375-660x439.jpg
Arthur, Cipriano e Alex.
http://lnb.com.br/wp-content/uploads/2012/06/DSC_5577-640x426.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.