26 de janeiro DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia da gula ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Gula é celebrado anualmente em 26 de janeiro. A gula é um dos sete pecados capitais, de acordo com a algumas doutrinas religiosas, estando relacionada com a condição de egoísmo do ser humano, quando este deseja ou obtém algo para além do necessário, apenas pelo prazer de possuir tal coisa. O Dia da Gula, no entanto, não tem nenhuma conotação religiosa, mas serve para alertar sobre um grave distúrbio alimentar que acomete as pessoas que consomem grandes quantidades de comida como uma compensação por se sentirem sozinhas, incompletas ou fracassadas em alguma outra área de suas vidas. Neste caso, a gula pode desencadear vários problemas de saúde, como a obesidade e o aumento do colesterol que, por sua vez, podem provocar problemas cardíacos e respiratórios, por exemplo. As pessoas que sofrem de gula devem seguir algumas regras para tentar evitar o instinto guloso, como: Evitar jejuns prolongados; Não fazer refeições com muita fome; Refeições saudáveis a cada três horas; Evitar rodízios e self-services; Ficar atento ao consumo de guloseimas; Praticar exercícios físicos regularmente; Ingerir fibras e proteínas; Manter-se sempre hidratado.


Mariano José Pereira da Fonseca, primeiro e único visconde com grandeza e marquês de Maricá (Rio de Janeiro, 18 de maio de 1773 – Rio de Janeiro, 16 de setembro de 1848), foi um escritor, filósofo e político brasileiro (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mariano_Jos%C3%A9_Pereira_da_Fonseca)


terça-feira, 28 de novembro de 2023

Vasco e Corinthians hoje. É ganhar ou ganhar.

 

Nem iria escrever o post sobre o Vasco hoje. Preferiria aguardar o jogo de logo mais contra o Corinthians. Teste para cardíaco, como diria o Galvão Bueno, para jogos como o de hoje.

Resolvi escrever para deixar o registro. Vou produzir um post curtinho, só para dizer que acredito no Vasco esta noite; e me baseio na classificação do Brasileirão no 2º turno (abaixo) onde o cruzmaltino ocupa a 5ª posição entre as melhores campanhas no 2º turno e o Corinthians ocupa a 14ª.


Embora essas estatísticas sirvam apenas para ilustrar os comentários dos aficionados pelo futebol, quero me basear nelas para creditar ao Vasco um razoável favoritismo neste confronto, que chamei de evento masoquista para os vascaínos. Vontade de sofrer é o que será assistir este jogo de logo mais à noite.

O Vasco vai para o campo fora da Z-4, mas não tão longe quanto seria desejável. Está ali, de porteiro. O jogo é, talvez o mais decisivo entre os já jogados nas 6 últimas rodadas, onde não perdeu (3 empates e 3 vitórias). Se ganhar vai a 45 pontos e - em tese - precisará de apenas um pontinho para sair da linha de corte e ser rebaixado (44/45 pontos). Só que esse "pontinho" será nas disputas com Grêmio, em Porto Alegre e Bragantino em São Januário. Duas pedreiras enooormes.

Então, para o Vasco é ganhar ou ganhar. Time para isso tem! Com todos os defeitos que tem apresentado, mas tem condições de vencer o Coringão sob o embalo da confiante torcida em São Januário.

Não vou fazer especulações sobre o resultado. Espero pelo amanhã, com a esperança viva de que vamos - nós, vascaínos - continuar na luta e dependendo só de nós mesmos.

Portanto, hoje à noite é torcer, rezar, torcer e rezar.

Até amanhã, com a vitória, se Deus quiser e São Januário ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.