15 DE JULHO DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo


José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Conquista de Monte Castello 76 anos atrás em 21 de fevereiro de 1945 - O destaque do Brasil na 2ª Guerra Mundial -




“São duas horas da madrugada do dia 22. O dia 21 já acabou, e foi um grande dia. Vencemos os prussianos e tomamos conta desta grande elevação dos Apeninos. O combate de Monte Castello ficará na História Militar do Brasil como um grande feito d’armas de seus Soldados.”

Passados 75 anos, o pequeno trecho da carta escrita à sua esposa pelo então Tenente-Coronel Castello Branco, Chefe da Seção de Operações da Força Expedicionária Brasileira (FEB), profetizava a envergadura do feito militar empreendido em solo italiano pelos nossos inesquecíveis pracinhas. (Extraído da página do Exército Brasileiro na Internet)

Hoje, 21 de fevereiro de 2021, comemora-se na História do Brasil os 76 anos uma das intervenções mais destacadas dos feitos militares de nosso país: A Tomada de Monte Castelo na 2ª Guerra Mundial pela Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Não vou, nem de longe, contar as histórias sobre Monte Castello. Há uma farta bibliografia e muitos links no Google  sobre o assunto (clique aqui). Quero, tão somente, registrar a data, parte da nossa História e buscar que as gerações que não conhecem, possam se informar um pouco sobre essa corajosa e importante participação dos soldados e oficiais brasileiros na luta contra o nazismo alemão na 2ª Guerra Mundial em terras da Itália ocupada pelos alemães.

Reproduzo abaixo o início da página da Wikipedia sobre a "Batalha de Monte Castello":

  • "A Batalha de Monte Castello foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. A batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito. A batalha arrastou-se por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante os quais se efetuaram seis ataques, com grande número de baixas brasileiras devido a vários fatores. Quatro dos ataques não tiveram êxito, por falhas de estratégia, mas a batalha chegou a seu fim em 21 de fevereiro de 1945 com a vitória dos aliados, a derrota dos alemães e a tomada de Monte Castello por tropas brasileiras"
Anexei dois excelentes vídeos ao post (um deles, inclusive é de origem espanhola) sobre a presença e os duros combates que os pracinhas brasileiros travaram com os alemães, durante quatro dias, até tomar a estratégica posição em Monte Castello.


A conquista do Monte Castello



BRASILEIROS NA 2ª GUERRA 🇧🇷 A FEB NA ITÁLIA 🐍[Legendas em português]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.