recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 04 de abril DE 2026 ||| sábado ||| Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson - sábado de aleluia ||| "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Parkinsoniano é comemorado anualmente em 4 de abril no Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre essa doença que afeta diretamente o sistema nervoso central. O que é Parkinson? Parkinson é uma doença neurológica que prejudica a coordenação dos movimentos musculares e o equilíbrio, sendo mais frequente em pessoas a partir dos 60 anos. Entre os sintomas mais comuns estão: tremores involuntários, principalmente nas mãos; rigidez muscular; lentidão dos movimentos; instabilidade postural, aumentando o risco de quedas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com essas doença, o que evidencia sua relevância como questão de saúde pública. mãos idosas amparando outras mãos Importância da conscientização O Dia Nacional do Parkinsoniano não serve apenas para alertar sobre a doença, mas também para: Divulgar informações corretas sobre os sintomas e formas de cuidado; Compartilhar avanços no tratamento, que podem melhorar a qualidade de vida e até aumentar a expectativa de vida dos pacientes; Apoiar pacientes e familiares, incentivando a compreensão, o respeito e a inclusão social; Estimular pesquisas e políticas públicas voltadas para o acompanhamento médico e terapias de reabilitação. Causas e tratamentos A doença ocorre devido à redução significativa da dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir sinais entre as células nervosas. A dopamina é fundamental para que os movimentos voluntários do corpo aconteçam de forma automática, ou seja, sem que precisemos pensar em cada ação dos músculos. Quando essa substância está em falta, especialmente em uma pequena área do cérebro chamada substância negra, o controle sobre os movimentos fica comprometido, surgindo os sintomas típicos da doença. Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos medicamentosos, terapias físicas e ocupacionais que ajudam a controlar os sintomas, melhorar a mobilidade e manter a independência dos pacientes.




quinta-feira, 5 de abril de 2012

Google pesquisa novo paradigma para as buscas no seu sitema. (Folha de São Paulo)


Acho que uma notícia como essa interessa a todos nós internautas em geral, navegantes ocasionais e profissionais, blogueiros, twitteiros, facebookianos, orkuteiros... Enfim, todos os que fazem buscas sobre tudo e qualquer coisa na rede.
Li na Folha de São Paulo e reproduzo aqui na Oficina de Gerência um artigo que nos remete ao futuro dos sites de busca "profetizado" por Craig Silverstein que tem a credencial de ter sido o primeiro homem admitido pela Google Inc., em 1998. Na época, a empresa tinha apenas quatro computadores. Silverstein sempre ocupou o cargo de diretor de tecnologia. Ele saiu da empresa no início desse ano.
No artigo o jornalista Bruno Romani informa que a Google Inc. está desenvolvendo uma nova forma de buscas em seus sistemas. No futuro (não muito longe) as buscas vão reagir com os pesquisadores de forma diferente da que existe atualmente. Ao invés de procurar pelas palavras indicando aquele monte de links onde ela aparece as buscas terão como base a semântica das palavras solicitadas.
Na informação do ex-diretor da Google o sistema vai procurar "entender" o que o usuário está buscando e listar as opções em função de uma série de informações que os sistemas de buscas vão cruzar baseado inclusive no perfil de que está do outro lado da linha.
No post coloquei uma reprodução do texto que está na Folha e um esquema que explica o conteúdo da matéria. Vale a pena conhecer.
Clique no logotipo e visite o site da Folha




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.