23 de janeiro DE 2026 ||| 6ª feira ||| Dia internacional da medicina integrativa ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo



Umberto Eco OMRI (Alexandria, 5 de janeiro de 1932 — Milão, 19 de fevereiro de 2016) foi um escritor, filósofo, professor, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha. Ensinou temporariamente em Yale, na Universidade Columbia, em Harvard, Collège de France e Universidade de Toronto. Colaborador em diversos periódicos acadêmicos, dentre eles colunista da revista semanal italiana L'Espresso, na qual escreveu sobre uma infinidade de temas. Eco foi, ainda, notório escritor de romances, entre os quais "O nome da rosa" e "O pêndulo de Foucault". Junto com o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière, lançou em 2010 "N’espérez pas vous débarrasser des livres" (publicado em Portugal com o título "A Obsessão do Fogo", e no Brasil como "Não contem com o fim do livro". (https://pt.wikipedia.org/wiki/Umberto_Eco)


sábado, 11 de julho de 2020

Proxêmica? Aposto que você não sabe o que é...


A
lguém ai sabe o que é Proxêmica? Aposto que são poucos. Pois o nosso post hoje vai falar sobre isso.
http://linguagemcorporal.net.br/wp-content/uploads/2010/10/linguagem-corporal-640x250.jpg
Obviamente vamos começar por explicar o que significa essa palavra tão esquisita quanto importante, apesar de desconhecida, no mundo corporativo.

Conheçam o que diz a Wikipédia sobre o conceito:

  • "O termo proxêmica (proxemics, em inglês) foi cunhado pelo antropólogo Edward T. Hall em 1963 para descrever o espaço pessoal de indivíduos num meio social, definindo-o como o "conjunto das observações e teorias referentes ao uso que o homem faz do espaço enquanto produto cultural específico". Descreve as distâncias mensuráveis entre as pessoas, conforme elas interagem, distâncias e posturas que não são intencionais, mas sim resultado do processo de aculturação. É um exemplo de proxêmica quando um indivíduo que encontra um banco de praça já ocupado por outra pessoa numa das extremidades, tende a sentar-se na extremidade oposta, preservando um espaço entre os dois indivíduos. Hall demonstrou que a distância social entre os indivíduos pode ser relacionada com a distância física. Nesse sentido, menciona quatro tipos de distância": (clique aqui para continuar a leitura)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRuRyHY7RlAUn1lQOEtRTiHwkSla5x8_rBDrGJ26mWtOdLqZWEmOk1VuyZgSpQVqvo3SQlK2ZlTHvzYYYVaWNIyRqrwX4iBaMyu9p63gMxryyjr42I-OerLM8CHvzDHWzvjcl3R-XDixY/s1600/_0434%255B1%255D.jpg
Percebe-se que o conceito diz respeito ao estudo da Linguagem Corporal. O entendimento é que enquanto a chamada expressão corporal transformada em "linguagem" trata das reações individuais a Proxêmica, por seu lado, busca entender a mesma linguagem vista na forma das relações entre indivíduos ou grupos. 

Quem acompanha meus posts sabe do valor que empresto à linguagem do corpo como item fundamental na carreira de que deseja exercer funções corporativas. Na Oficina de Gerencia, inclusive, mantenho uma tag - chamada de "O Corpo Fala" - para reunir os posts que escrevi sobre o tema (clique aqui).

As formas da expressão inconsciente do corpo se manifestam em todas as pessoas indistintamente. Conhecê-las é uma enorme vantagem competitiva no mundo dos negócios, mas não só... Nas relações sociais e familiares a linguagem corporal ajuda muito a prevenir situações constrangedoras ou promover as agradáveis.

Coloquei dois vídeos nesse post. O primeiro, logo abaixo, é uma verdadeira aula sobre proxêmica. O áudio é em português e as situações são capturadas do cotidiano real das pessoas em várias situações. 




 


Clique aqui no link e leia outro artigo sobre o tema


Clique aqui também e explore o tema no Google



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.