13 DE SETEMBRO DE 2024 | 6ª FEIRA | DIA NACIONAL DA CACHAÇA



O dia 13 de setembro foi escolhido em homenagem a data em que a cachaça passou a ser oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 13 de setembro de 1661. Esta legalização, no entanto, só foi possível após uma revolta popular contra as imposições da Coroa portuguesa, conhecida como "Revolta da Cachaça", ocorrida no Rio de Janeiro. Até então, a Coroa portuguesa impedia a produção da cachaça no país, pois o seu objetivo era substituir esta bebida pela bagaceira, uma aguardente típica de Portugal.

Bem vindo

Bem vindo

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 18 de abril de 2023

Paixão pelo Vasco da Gama - Querido, Amado, Eterno


Estou criando, no blog e com este post, a "tag" que intitulei de "Vasco da Gama". 
Quem me conhece sabe que sou um torcedor apaixonado pelo Vasco.  Eu falei "apaixonado"... não disse "fanático". Há uma grande diferença. 
Ah! Este é um post para vascaínos e também... para quem não gosta do Vasco, por exemplo, os flamenguistas (brincadeira).

Adoro o futebol; a tal ponto que, para ver os jogos mais de perto, em Recife, quando jovem e ainda estudante (anos 60), iniciei - meio que de brincadeira - uma "carreira de jornalista esportivo". Nesta "brincadeira", fiquei oito anos. Vejam uma foto minha (há muitos e muitos anos) entrevistando nada mais, nada menos que o Rei Pelé, na Ilha do Retiro em Recife. Mas isso é outra história.

Repórter da Radio Clube de Pernambuco, "Drummond", entrevistando Pelé
na Ilha do Retiro em 1968 ou 69.

Voltemos ao tema do post.

Escrevo essa introdução para justificar o meu amor pelo Vasco da Gama e consequentemente, a criação da tag. 

Recorrendo à memória, penso que minha paixão foi despertada em um jogo entre o Vasco e o Sport, em Recife, acho que pelos idos de 1956 quando o Gigante da Colina montou um timaço que conquistou muitos títulos  e chegou a ser base para a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1950 (ver foto).


Abaixo o esquadrão do Vasco de 1958, time que vi jogar e que despertou minha paixão pelo futebol e pelo clube.


Então, ficamos assim: aqui no blog farei comentários gerais (esportivos e gerenciais), sob o ponto de vista do torcedor que sou, sobre o Vasco da Gama, comemorando o retorno vascaíno ao Brasileirão/2023 que começou esta semana.  E começou bem para o Vascão. Vitória difícil (2x1) sobre o Atletico Mineiro, no Mineirão. Sofrida mesmo.

Assisti ao jogo inteiro e não lembro de recentemente, haver torcido tão intensamente pelo cruzmaltino; mas valeu. Estreamos vencendo na volta à 1ª divisão e esse era o objetivo.

O mais importante foi ver o time, que está em formação, jogar com personalidade e mostrar um elenco unido e consciente daquilo que é o sonho da torcida  ou seja, fazer jus à grandeza e à história vencedora do Vasco da Gama.

Fico por aqui, mas voltarei sempre que julgar necessário. Não vou comentar jogos ou cornetar jogadores e técnico. Apenas exercerei o meu direito de torcedor ao escrever sobre o meu time, no meu blog, com a permissão dos leitores da Oficina de Gerência. Sempre com o respeito devido aos "nossos adversários". 😇😇😇

Para fechar, não poderia ser diferente, coloco uma imagem com a galeria dos escudos do Vasco ao longo da sua história e o vídeo com o hino que a torcida adora. 

Viva o Vasco da Gama! Aguardem os próximos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.