28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 11 de maio de 2013

Conheça Benjamin Zander e a sua mensagem "Liderança - A Arte da Possibilidade"


Este post foi publicado no blog em 16 de outubro de 2010. Recentemente ele recebeu o comentário de um visitante que não quis se identificar (anônimo, veja abaixo) onde dizia que: "A arte da possibilidade é mais que uma lição de liderança, é uma lição de vida." Confesso que nem me lembrava mais do post (afinal, são mais de 4.500 postagens no blog). 
Fui olhar o post e me encantei novamente com Benjamin Zander. Por isso e provocado pelo comentário do meu ilustre visitante anônimo, resolvi republicar o post abaixo. Dei uma repaginada acrescentando o vídeo da primeira parte da conferência dele no TED que não estava publicado no post e retirando erros de gramática (sempre os há).
Espero que vejam - ou revejam - os dois vídeos da maravilhosa conferência de Zander no TED e os sete vídeos que desenvolvem a sua filosofia "A Arte da Possibilidade". Eu os assisti a todos novamente. Vale a pena e muito para quem consiga tempo para vê-los. Recomendo aos leitores e visitantes que por aqui passarem que não percam a oportunidade

Veja o vídeo e tenha uma ideia de como Zander eletriza suas plateias
(legendas em espanhol)


Coloquei o vídeo logo na introdução do post, o que não é usual, para dar uma idéia ao leitor sobre quem nós vamos "escrever. Apresento-lhes, como centro do post, um conjunto de seis vídeos - todos muito curtos ( 4 minutos em média) que é um verdadeiro presente. Refiro-me ao famoso vídeo (completo) intitulado "Liderança - A Arte da Possibilidade". Muitos de vocês já o devem ter assistido (foi distribuído no Brasil há alguns anos pela SIAMAR), mas imagino que - como eu - tenham repetido a dose muitas vezes.
É um "curta-metragem" com o brilhante maestro Benjamin Zander  que além de ser um virtuose como condutor de orquestras é um fascinante palestrante conforme vocês devem ter observado no vídeo acima.
Os 6 vídeos (na verdade são partes de um só) estão relacionados com o livro de mesmo nome que foi escrito, a quatro mãos, por Rosamund Zander e o proprio maestro (está esgotado no Submarino e na Livraria Cultura). Eles foram casados durante muitos anos. Ela é psicoterapeuta famosa e uma ativa personagem no mundo corporativo dos EUA. Todavia a estrela é o maestro.
Zander construiu à frente da Orquestra Filarmônica de Boston um modelo diferente de liderança. O que transmite em suas conferencias
  • "Falo de possibilidade, não do possível – isso é política. O meu conceito é mais aberto. Sejam quais forem as circunstâncias, mesmo as mais cruéis e terríveis, o que é decisivo não é focalizar nas razões da situação, cultivar a lamentação, mas virar-se para descortinar que possibilidades se abrem. O que conta é gerar possibilidades”. (texto retirado e editado do blog "Janela na Web").
Não adianta ficar aqui apresentando o maestro. O certo é que vocês assistam aos vídeos  - que são eletrizantes - e meditem sobre os conceitos e as imagens que vão encontrar.
.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTRWAsHax0Jbjzo-zaxO0WNNkF7dEyPPh3ik-fp74VjusFAyhM&t=1&usg=__A4D1baoRWy4bwMaajf5Upm53NOg=http://i.s8.com.br/images/books/cover/img2/150262_4.jpg
Clique nas imagens


Leia mais dois artigos excelentes sobre Benjamin Zander nos links abaixo: 


Atenção: Os vídeos são sequenciais. Na verdade tiveram que ser repartidos por injunção dos recursos do YouTube. Para entender a fascinante mensagem do maestro Zander Assista desde o primeiro até o sexto em uma sequencia só.
 
Video 1

Video 2

Video 3

Video 4

Video 5

Video 6

Video 7

3 comentários:

  1. Excelente indicação!

    A arte da possibilidade é mais que uma lição de liderança, é uma lição de vida.

    Tive o prazer de conhecer o vídeo durante um treinamento de liderança e acabei sentindo-me obrigada a comprar o livro, que está esgotado, mas que pode ser encontrado em alguns sebos virtuais.
    Recomendo mais ainda o livro.

    ResponderExcluir
  2. Caro leitor anônimo, recebi o e-mail do seu comentário e fui rapidinho no link do post. O seu texto provocou a minha curiosidade e voltei a ver os vídeos do maestro Zander. Novamente me encantei! Como o post foi publicado em outubro de 2010 resolvi atualizá-lo e trazê-lo para hoje. Certamente outros internautas irão ser tocados pela mensagem poderosa que ele nos passa. Ah! Fiz uma referência ao seu comentário na nota de reapresentação do post. Grato pela visita, pelo comentário e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Informamos, sob as penas da lei, que o citado filme na lingua portuguesa pertence à nossa empresa ou foi a ela confiado pelos produtores originais. A sua veiculação não é permitida. Solicitamos a remoção imediata do conteúdo. Caso contrário, moveremos ação judicial por violação de direitos autorais em relação ao seu uso. Att, Siamar Distribuidora de Filmes Ltda.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.