||| 19 de agosto DE 2026 ||| 4ª feira ||| Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua ||| *Reflexão: "Plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores." — Jorge Luis Borges |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é celebrado anualmente no dia 19 de agosto. A data foi oficialmente instituída no Brasil por meio da Lei nº 15.187/2025.Esta data funciona como um marco essencial para conscientizar a sociedade, combater o preconceito e cobrar do poder público a implementação de políticas eficazes voltadas à habitação, saúde e assistência social. Origem Histórica: O Massacre da Sé: A escolha do dia 19 de agosto é uma homenagem à memória das vítimas do trágico episódio que ficou conhecido como o "Massacre da Sé" (ou Chacina da Sé), ocorrido em 2004. O ocorrido: Entre as noites de 19 e 22 de agosto daquele ano, 15 pessoas que utilizavam a Praça da Sé (no centro de São Paulo) como moradia improvisada sofreram ataques brutais e covardes na cabeça enquanto dormiam. As vítimas: O ataque resultou na morte de sete pessoas e deixou outras oito com sequelas graves e permanentes. A consequência: A gravidade e a crueldade do crime provocaram indignação e geraram uma forte mobilização popular. Isso impulsionou a organização de grupos em defesa dessa parcela da sociedade e levou à fundação do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR).Objetivos da DataVisibilidade: Tirar da invisibilidade social as mais de 350 mil pessoas que vivem atualmente nessa condição em todo o país.Garantia de Direitos: Reafirmar que cidadãos em situação de vulnerabilidade extrema têm direito constitucional à dignidade, saúde, educação e trabalho.Políticas Públicas: Cobrar e expandir a atuação de programas como o Consultório na Rua e os centros de atendimento especializado (Centros Pop e CREAS).

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Leonardo di Ser Piero da Vinci ou simplesmente Leonardo da Vinci (Anchiano, 15 de abril de 1452 — Amboise, 2 de maio de 1519), foi um polímata nascido na atual Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e, possivelmente, a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. Segundo Helen Gardner, historiadora de arte, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e "sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si [nos parece] misterioso e distante". [https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci]

 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Teste (não só) para Executivos - Conheça suas qualidades.

http://www.animatedgif.net/bulletsballs/balrouge_e0.gif

Lá fui eu novamente explorar o meu baú de coisas antigas para trazer ao blog um pouco da experiência pessoal passada ao longo da minha extensa jornada. Remexi e "achei" esse "Teste Confidencial Para Executivos" que ganhei de presente de um amigo que trabalhava na empresa de consultoria que o produziu. Como já faz muitos anos acho que não estarei "praticando" nada antiético ao reproduzi-lo aqui na Oficina de Gerência até porque "cortei" o logotipo da empresa na imagem.
Para trazer o teste ao blog tive que transformá-lo em imagens (quatro folhas) que dispus em sequencia natural. É só segui-las à medida que for respondendo. Sugiro que imprima as imagens para melhor trabalhar.
Na verdade o teste é um conjunto de quatro subtestes para avaliar qualidades e características consideradas importantes para os chamados executivos "top". As instruções para respondê-lo estão logo no início. As questões referem-se a quem esteja respondendo. Algo como atenção, liderança de grupo, atitude crítica, ambição... Ao final (sugiro que não leia antes de terminá-lo) estão as instruções sobre como interpretar as respostas.
Sugiro que respondam ao teste. Ele é muito pessoal e como o título diz é confidencial; não é nenhuma dessas pegadinhas que aparecem a toda hora na internet (inclusive não está na internet). No mínimo cada um que se der ao trabalho de respondê-lo terá oportunidade de refletir um pouco sobre uma série de questões que vivenciamos no dia-a-dia, mas não nos damos conta do que representam em nossas personalidades.
Alguns exemplos das questões:
  • Faz as coisas à sua maneira apesar dos outros
  • Não é meticuloso como poderia ser
  • Aproxima-se rapidamente dos outros
  • Julga as pessoas abaixo de si
Que tal? Eu fiz esse teste em vários momentos da minha vida profissional e o apliquei algumas vezes em colaboradores que eu desejava promover (só me utilizava das notas finais, pois o teste é muito pessoal). Posso dizer que ele tem uma ótima aproximação com a verdade daqueles que o respondem com total sinceridade e isenção. Boa sorte.

http://www.animatedgif.net/bulletsballs/balrouge_e0.gif
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKJghLpLjXUFpwzJdeQGELfZtGybXrMKuWDyseAyfJt9kydMVYaYYzW_LJ5uwx8kdusUbX6tMskTb-toFhcNmsBdsy365GQeYD-3GnIkQWYdRk4BQgVvu1OYTmCpSNWT7mwSsgjPqzNqI/s400/testeQF.jpg





http://www.graphicsgrotto.com/animatedgifs/borders/dividers/images/agbdmisc12.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.