25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mapas Mentais. Acrescente essa competência às suas habilidades.

http://www.organizesuavida.com.br/imagem/vida-pessoal/estudo/mapas-mentais.jpg

Esse post é imperdível!
Primeiro porque quero destacar o Doce Blog Corporativo e seu criador e autor, o Roberto Machado. O nome do blog pode parecer estranho é verdade, mas o que está no seu conteúdo vale à pena conhecer. São 17.000 visitas diárias segundo o autor. Clique no link ai atrás ou logotipo que está no inicio do texto reproduzido.
Em segundo lugar o texto do post dele é imperdível porque trata de um tema que me é muito caro. Refiro-me à utilização dos mapas mentais como instrumento de trabalho e de vida comum. 
Já os utilizo há muitos anos e cada vez mais eles me ajudam a entender questões importantes, tomar decisões, fazer registros diferenciados e várias outras atividades da gestão corporativa. Produzir e traçar mapas mentais eficazes é uma competência profissional das mais valiosas para quem queira se destacar no mundo corporativo. Recomendo a todos que procurem conhecer e principalmente desenvolver. Quanto mais se faz mais se aprende.
Quem assiste a série "House", na TV  vai encontrar o personagem - um médico genial na arte de diagnosticar doenças - a cada episódio diante de um quadro branco exercitando a prática de mapas mentais. É comum nos filmes e seriados norteamericanos encontrar cenas de personagens trabalhando com mapas mentais. Os personagens colocam fotos e papeis pregados em um grande quadro aonde vão interligando personagens e situações para procurar entender um determinado mistério ou dilema que se lhes apresenta. A série Prison Break foi pródiga em mostrar o  recurso sendo usado por vários personagens.
No Brasil, infelizmente não temos a prática dessa ferramenta. A eficácia desse instrumento é tão percebida que se torna uma considerável vantagem competitiva por quem o utiliza. É uma pena que os mapas mentais não sejam mais difundidos, pois são de muita utilidade para se entender com clareza problemas dos mais diversos matizes que cercam nossas atividades corporativas, familiares, sociais, ou seja, de que tipo for (observe a imagem com que abri o post).
O artigo abaixo é um dos melhores que já li a respeito. A internet é pródiga em links sobre mapas mentais. No Google são aproximadamente 4.530.000 resultados para busca.  Clique aqui para conferir.
Espero que alguns leitores possam ir além da curiosidade da simples leitura e se interessem em aprender sobre a utilização dos mapas mentais em suas vidas. Garanto que vão me agradecer em futuro próximo.


Mapas Mentais: como extrair o máximo de ideias e pensamentos 
Com um mapa mental você pode criar, melhorar e integrar suas idéias, assim como agregar idéias de terceiros.

Mapa mental sobre a criatividade

 

Clique no logo e visite esse ótimo site
(Por Roberto Machado -  leia perfil ao final do post)

Qual era a pergunta mesmo? Sobre o que eu estava falando?
Quando uma confusão mental acontece em ambiente informal é até legal. Geralmente engraçado. Mas quando um esquecimento ou confusão mental ocorre durante uma palestra, o que a platéia recebe é a mensagem de um palestrante fraco ou meio burro. Péssimo hein?
Em qualquer tarefa, pode até ser um churrasco, também é comum:

Coisas assim acontecem em mentes bombardeadas por idéias e pensamentos. Algumas idéias tornam-se tão complexas que literalmente falta memória para conectar tudo. Como resolver isso?
Memória de Johnny Mnemonic
O mapa mental é uma técnica que melhora o processo de anotar e organizar idéias, de maneira a ampliar a criatividade.
Foi sistematizado pelo inglês Tony Buzan no fim dos anos 60 e é utilizado hoje por milhões de pessoas para:

 
Mapas mentais têm maneiras interessantes de transformar uma idéia medíocre em coisa de gênio. Um mapa mental pode ampliar a criatividade utilizando principalmente duas técnicas:
Outra vantagem dos mapas mentais é que quando colocamos as idéias em um diagrama, não precisamos mais manter o cérebro processando essa informação. Temos mais memória livre.
Por incrível que pareça um mapa mental pode até evitar acidentes de carro. Quando uma idéia não consegue expressão de alguma forma, ela fica na cabeça colocando o corpo no piloto automático.
Um amigo policial relatou vários casos de acidentes de carro que aconteceram porque o motorista estava pensando na solução de seus problemas e simplesmente furou o sinal.
Como fazer um mapa mental
Mapas mentais partem de uma idéia central, a qual é desenhada. A partir dela são irradiadas as informações relacionadas, representadas por uma palavra chave e/ou imagens. Simples assim.
Eles podem ser feitos com:
Alguns especialistas não gostam dos softwares para criar mapas mentais.
O contato com texturas, cores e a aplicação dos desenhos manualmente colaboram para que os dois lados do cérebro funcionem, ampliando a capacidade criativa e memorização.
Mas nada impede a confecção de um mapa mental manualmente e a posterior aplicação no software para melhorar a apresentação em reuniões, por exemplo.
Sendo assim, alguns defendem a idéia que mapas mentais desenhados a mão funcionam melhor para aprendizagem e os mapas mentais feitos em softwares devem ser aplicados para ensinar ou transmitir informações.
Softwares para fazer mapas mentais
Há uma grande variedade de softwares para fazer mapas mentais, tanto on-line como off-line, pagos ou gratuitos. Todos com a mesma finalidade. Criar, compartilhar, armazenar e ampliar idéias.
Softwares gratuitos: FreeMind, Pimki.
Softwares pagos: Mindmanager, Mindmapper, MindMeinster (meu preferido), OpenMind, Intelimap (português).
Mais sobre mapas mentais
Segue abaixo alguns exemplos de imagens e aplicações para os mapas mentais. Como você pode ver, eles podem ser usados para virtualmente qualquer coisa.

O maior mapa mental do mundo
O maior mapa mental do mundo (imagem acima)
Mapa mental sobre exercícios de relaxamento
Mapa mental sobre exercícios de relaxamento e estresse
Mapa mental sobre famosos com Dislexia
Mapa mental dos famosos com Dislexia (imagem acima)
Mapa mental sobre a Dislexia
Mapa mental das características de pessoas com Dislexia
Mapa mental para lembrar músicas
Mapa mental para memorização de música.
 
 Roberto MachadoMeu nome é Roberto Machado, proprietário do DoceShop Atacado e Varejo de doces e autor deste blog corporativo. A gestão de negócios, o marketing e empreendedorismo são minhas paixões. A vida empreendedora me guiou por vários caminhos distintos que hoje convergem nas minhas empresas e neste blog, onde compartilho muitas ideias.
Este é o blog corporativo do DoceShop Atacado e Varejo de Doces, uma micro-empresa sediada em Ribeirão Preto. Aqui discutimos técnicas de produtividade, marketing, gestão de negócios, crescimento profissional e emprego. Segue alguns números do blog.
  • Mais de 17.000 visitas diárias
  • 380 artigos publicados
  • 25.000 assinantes de newslette
 

Animated Gif Arrows (116)Artigo publicado originalmente na Oficina de Gerência em 26/2/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.