recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 04 de abril DE 2026 ||| sábado ||| Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson - sábado de aleluia ||| "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Parkinsoniano é comemorado anualmente em 4 de abril no Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre essa doença que afeta diretamente o sistema nervoso central. O que é Parkinson? Parkinson é uma doença neurológica que prejudica a coordenação dos movimentos musculares e o equilíbrio, sendo mais frequente em pessoas a partir dos 60 anos. Entre os sintomas mais comuns estão: tremores involuntários, principalmente nas mãos; rigidez muscular; lentidão dos movimentos; instabilidade postural, aumentando o risco de quedas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com essas doença, o que evidencia sua relevância como questão de saúde pública. mãos idosas amparando outras mãos Importância da conscientização O Dia Nacional do Parkinsoniano não serve apenas para alertar sobre a doença, mas também para: Divulgar informações corretas sobre os sintomas e formas de cuidado; Compartilhar avanços no tratamento, que podem melhorar a qualidade de vida e até aumentar a expectativa de vida dos pacientes; Apoiar pacientes e familiares, incentivando a compreensão, o respeito e a inclusão social; Estimular pesquisas e políticas públicas voltadas para o acompanhamento médico e terapias de reabilitação. Causas e tratamentos A doença ocorre devido à redução significativa da dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir sinais entre as células nervosas. A dopamina é fundamental para que os movimentos voluntários do corpo aconteçam de forma automática, ou seja, sem que precisemos pensar em cada ação dos músculos. Quando essa substância está em falta, especialmente em uma pequena área do cérebro chamada substância negra, o controle sobre os movimentos fica comprometido, surgindo os sintomas típicos da doença. Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos medicamentosos, terapias físicas e ocupacionais que ajudam a controlar os sintomas, melhorar a mobilidade e manter a independência dos pacientes.




sexta-feira, 16 de março de 2012

Coaching e Brian Tracy na Oficina de Gerência.


Embora sendo um colecionador de frases (nem sei quantas tenho arquivadas) não tenho o hábito de publicá-las aqui no blog. Mantenho na abertura da Oficina de Gerência um link com o site O Pensador que renova frases aleatoriamente e (quase) todas de muito bom gosto. Isso satisfaz o meu ego de colecionador.
Entretanto neste ultimo fim de semana iniciei um curso de Coaching, mais precisamente o Professional Personal Coach que é uma das etapas da carreira integral de coach.
Futuramente escreverei a respeito do coaching, mas agora quero apresentar-lhes uma coleção de frases daquele que é considerado uma das mais importantes personalidades desse novo mundo. Refiro-me a Brian Tracy. Muitos de vocês devem estar perguntando o que é coaching? Ou quem é esse Brian Tracy? 
Não se perturbem porque ainda ouvirão falar dele e de muitos outros nomes famosos - no Brasil e fora dele - ligados ao coaching. Se o processo (sim, é um processo) está sendo muito promovido agora em nosso país, no exterior ele  já está sendo aplicado há muito tempo em outros recantos do planeta. Pesquisem um pouco e saberão que celebridades entre escritores, artistas, atletas, executivos (CEOs principalmente) já foram e são adeptos do coaching em suas vidas.
Não estou aqui para fazer proselitismo nem propaganda do coaching. Quero apenas apresentar a seleção de algumas frases do Brian Tracy que li recentemente (foram compiladas de vários sites na Internet) e achei interessantes. Algumas delas, apesar de originais, são pura expressão da literatura de autoajuda. 
Abro um parênteses para perguntar "quem não gosta de autoajuda?" Eu gosto e assumo. O que é a Programação Neuro-Linguística e tantos outros métodos, procedimentos, processos e técnicas voltados para que cada pessoa busque fazer uso dos próprios recursos para atingir objetivos práticos ou resolver dificuldades, através da leitura e de práticas pessoais? São ou não expressões de autoajuda?
O erro é o exagero de oferecer - principalmente por meio de literatura, palestras, seminários e similares - a autoajuda como uma panacéia para todos os problemas do mundo. É por conta disso que o termo virou representação de algo menor e sem valor. Ficou preconceituado como algo que as pessoas inteligentes não utilizam e isso não é verdade. A maioria maciça das pessoas se utilizam de conceitos da autoajuda para melhorar suas vidas. Fecho o parênteses.
Clique no banner e visite o site pessoal de Tracy
O coaching está longe de ser um processo clássico de autoajuda, mas usa muitos conceitos dela e também da PNL, do Behaviorismo, Psicologia Comportamental e tudo o que possa ajudar os seus clientes (denominados de coachees) a melhorar comportamentos e desempenhos em suas vidas.
Ai estão as frases e delas destaco as seguintes: 
  • "Você não pode controlar o que lhe acontece, mas você pode controlar a sua atitude em relação ao que lhe acontece, e pode controlar as mudanças ao invés de permitir que elas o controlem." 
  •  Quanto mais você ensina idéias positivas aos outros, melhor você as aprende.
Para quem gosta de momentos positivos mãos à obra, não custa nada.

FRASES DE BRIAN TRACY

"Caráter é a habilidade de manter uma resolução muito depois que a emoção com a qual foi tomada ter passado. "


Para melhorar a qualidade de vida, melhore a qualidade de seus pensamentos."

"Acho que sorte é bastante previsível. Se você quiser mais sorte, se arrisque. Seja mais ativo. Apareça mais frequentemente.

Um importante estimulo para o pensamento criativo são perguntas com foco. Existe algo nas perguntas bem elaboradas que frequentemente penetra no coração da matéria e dispara novas idéias e visões.


Se você quiser conseguir as coisas de valor em sua vida pessoal e carreira, você deve se tornar uma pessoa de valor em seu próprio auto-desenvolvimento.

Caráter é a habilidade de manter uma resolução muito depois que a emoção com a qual foi tomada ter passado.


''A fundação de auto confiança e auto estima duradoura é a excelência no seu trabalho”


Você não pode controlar o que lhe acontece, mas você pode controlar a sua atitude em relação ao que lhe acontece, e pode controlar as mudanças ao invés de permitir que elas o controlem.


Anote por escrito suas metas, faça planos para alcançá-las e trabalhe diariamente em seus planos


Imagine que não há limites; decida o que é certo e desejável para você, antes de decidir se é possível ou não.

A única limitação real em suas habilidades está no nível de seus desejos. Se deseja algo com a força suficiente, não haverá limites para o que possa conseguir.


Pense continuamente sobre as coisas que deseja, e recuse-se a pensar naquelas que não deseja.


Reserve algum tempo de seu dia, pare e pense em suas prioridades, assegurando-se que está usando bem cada minuto.


Esteja preparado para vencer os ciclos e dificuldades da vida; sucessos nunca são permanentes e falhas nunca são o fim.


Preocupação é uma forma sustentada de medo, causada pela indecisão.


Dê sem lembrar, receba sem esquecer.


Procure o que há de bom em cada pessoa que vir e em cada situação que viver. Você quase sempre encontrará.


Sua maior oportunidade provavelmente está sob seus próprios pés, em seu trabalho atual, profissão, educação, experiência ou interesses.


Tudo o que você faz é provocado por uma emoção de desejo ou medo.


O universo é completamente balanceado e em perfeita ordem. Você sempre será compensado, na exata medida, por tudo o que fizer.


O amor apenas cresce se compartilhado. O único modo de ter mais amor para você é de longe, a coisa mais importante de todas.


Quanto mais você ensina idéias positivas aos outros, melhor você as aprende.


"A vida é como um cofre, só que com muito mais números. Existe uma combinação correta de pensamentos e ações que o levarão a conseguir quase Tudo que você realmente quiser, e você pode descobrir esta combinação se dedicar-se a procurá-la."


"Autoestima e amor próprio são os opostos ao medo. Quanto mais você gosta de si mesmo, menos você teme qualquer coisa."


"A habilidade de disciplinar a si mesmo para adiar a gratificação de curto prazo para desfrutar de recompensas maiores a longo prazo é o pré-requisito indispensável para o sucesso."

"Talvez a melhor pergunta que você pode memorizar e repetir continuamente é: 'qual o uso mais valioso para o meu tempo neste momento?"A única limitação real em suas habilidades está no nível de seus desejos. Se deseja algo com a força suficiente, não haverá limites para o que possa conseguir."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.