19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Maquiavel é "entrevistado" pela revista Veja no ano de 1501. Confira.





Gosto muito de procurar, no baú de arquivos, os posts que já divulguei aqui na Oficina de Gerência. Entre textos publicados e rascunhados são mais de 4.000. Afinal, a Oficina está na blogosfera desde 2007.

Pois bem, vou lá no baú e fico remexendo. Sabe quando você pega aquela caixa de fotografias antigas e fica ali, "fazendo a terapia das boas saudades"? É mais ou menos isso. Verifico que há algum tema atemporal esquecido, como por exemplo, post sobre história; um dos meus preferidos. Adoro história e tenho algumas tags sobre o assunto aqui no blog (veja na barra de rolagem). 

Nessa última curtida no baú, acho que me dei bem. "Achei um post sensacional (desculpem a imodéstia) que foi publicado há muitos anos pela revista VEJA, na verdade um "braço" da revista que tinha o título de "Veja na História". Era maravilhoso, mas a Veja, lamentavelmente, acabou com ele. 

A matéria, originalíssima, traz uma "entrevista" com Maquiavel como se fosse o ano de 1501, quando ele desfrutava do pico de seu prestígio no governo de Florença. 

Para não perder o momento da publicação, preferi não editar o texto      de apresentação da matéria. Por isso algumas citações poderão parecer um tanto  fora de época, mas achei que o post ficaria mais autêntico. O que interessa mesmo é á a "entrevista" e ela está na íntegra.

 Vocês vão gostar, tenho certeza.


(post sem edição) "Quase impossível escrever algo novo sobre Maquiavel. Certamente não serei eu a me arriscar. 

Todavia descobri que a revista Veja, na verdade um braço da organização da Abril.com dedicado a história intitulado "Veja na Historia" (clique no logotipo abaixo) conseguiu criar uma novidade. Simplesmente "inventou" uma entrevista com o célebre florentino como se ela tivesse ocorrido na sua época.

Texto inteligente, perguntas apropriadas e respostas retiradas das (poucas) obras de Maquiavel - principalmente "O Principe" - tornaram a matéria jornalística uma leitura obrigatória para quem se interessa por historia e por administração em geral.

Recomendo a leitura completa da "entrevista". É uma aula! Maquiavel responde a questões sobre Constituição, Liberdade, Protestos Populares, Igreja e Religiosidade entre muitos outros. O nível de atualidade que encontramos na obra de Maquiavel e que a torna eterna está refletido nas 18 "respostas" que Maquiavel deu às perguntas do seu "entrevistador."

Para dar um clima na leitura da “entrevista” vou aproveitar a oportunidade e publicar algumas poucas frases que foram deixadas pelo genial florentino. Para quem não as conhece reflitam sobre a atualidade do que ele disse há mais de 500 anos.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/77/Machiavelli_Principe_Cover_Page.jpg
Ao lado das frases está a imagem da folha de rosto da edição de 1550 de "O Principe " e de "A vida de Castruccio Castracani da Lucca '', de Nicolau Maquiavel"
    • - "Os homens ofendem mais aos que amam do que aos que temem."
    • - "O desejo de conquista é algo natural e comum; aqueles que obtêm sucesso na conquista são sempre louvados, e jamais censurados; os que não têm condições de conquistar, mas querem fazê-lo a qualquer custo, cometem um erro que merece ser recriminado."
    • - "Todos os profetas armados venceram, e os desarmados foram destruídos."
    • - "A ambição é uma paixão tão forte no coração do ser humano, que, mesmo que galguemos as mais altas posições, nunca nos sentimos satisfeitos."
    • - "Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição."
    • - "O homem que tenta ser bondoso todo tempo está fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons."
    • - "Na política, os aliados atuais são os inimigos de amanhã."

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgodKMivRo8yVWO66by211BdSkUTvOKbWAez-iBCYXwNtjII3CZT-E6HIJLnD7kLTrkCCvjqWu4YE_wg35TfDd5P3A8gRNBTHTP5DWamEAInOb1Zab72dz93GHEEdw0HBbuxst29BSwagwj/s1600-r/HistoriaUniversalCDRom-1.JPG

    VEJA, 1° de julho de 1501 .............Entrevista: Nicolau Maquiavel

    O pensador florentino aponta erros dos governos fracos e diz como funciona a política por dentro

    Aos 32 anos e há três ocupando o cargo de secretário do conselho de segurança do governo de Florença, Nicolau Maquiavel é hoje mais que um personagem-chave da diplomacia europeia. Tem-se revelado um fenomenal pensador dos problemas de Estado. "É impossível que uma república permaneça tranquila, gozando de liberdade dentro de suas fronteiras. Se não molestar as demais, será molestada por elas", sustenta. Alguns analistas detectam nas ideias do florentino o embrião de uma nova ciência, na qual a teoria política, baseada na realidade dos fatos, existiria como disciplina autônoma, separada da moral e da religião. Outros veem nesse praticante polemista sem meias palavras não mais que um oportunista, cujo talento serve para fornecer aos governantes ferramentas que garantam sua manutenção no poder. Com tanta controvérsia, suas ideias, expostas nesta entrevista, estão destinadas a alimentar discussões acaloradas por muito tempo.
    .
    VEJA – Qual a responsabilidade dos governantes italianos diante da recente onda de invasões estrangeiras que assolou a península?
    MAQUIAVEL – Antes de experimentar os golpes dos guerreiros ultramontanos, eles acreditavam que para um príncipe bastava saber, em seu gabinete, imaginar uma resposta mordaz, escrever uma bela carta, fazer ostentação em suas conversas e discursos de sutileza e vivacidade; que lhes bastava saber urdir um estratagema, adornar-se de ouro e pedrarias, dormir e comer mais esplendidamente do que os outros, cercar-se de libertinagem, comportar-se em relação aos seus súditos com avareza e soberba, estagnar-se na ociosidade, conceder os postos do exército como favor, desprezar os conselhos louváveis, exigir que suas palavras fossem recebidas como oráculos. Eles não percebiam, os infelizes, que se preparavam assim para tornar-se presa do primeiro assaltante.
    .
    VEJA – O senhor denuncia a falta de preparo militar dos governantes, mas, como diplomata, acaba de ser muito bem-sucedido ao negociar com a França uma solução pacífica para a guerra entre Florença e Pisa. Afinal, o que é melhor: negociar ou pegar em armas?
    MAQUIAVEL – Há duas maneiras de combater: uma, segundo as leis; a outra, pela força. A primeira forma é própria dos homens, a segunda é própria dos animais. Mas, como a primeira freqüentemente não basta, é preciso recorrer à segunda. Não há lei nem Constituição que possa pôr um freio à corrupção universal.
    .
    VEJA – Qual a sua opinião sobre os governos que, em vez de se envolver em guerras, adotam a política da neutralidade?
    MAQUIAVEL – Muito embora eu ouça louvar por toda parte a política da neutralidade, não posso aprová-la. Em toda minha experiência dos negócios públicos e em tudo o que li sobre história não consigo me lembrar de um só caso em que a política da neutralidade tenha sido vantajosa. Pelo contrário, tais políticas sempre são desastrosas e levam direto à ruína.
    .
    VEJA – O governante empenhado em conduzir políticas acertadas deve ter isso sempre em mente?
    MAQUIAVEL – Não imagine nunca nenhum governo poder tomar decisões absolutamente certas; pense antes em ter de tomá-las sempre incertas, pois isso está na ordem das coisas que nunca deixam, quando se procura evitar algum inconveniente, de operar um outro. A prudência está justamente em conhecer a natureza dos inconvenientes e adotar o menos prejudicial como sendo o bom.
    .
    VEJA – Muitas vezes, nessa tentativa de fazer o certo, os governantes passam por cima da Constituição. Funciona?
    MAQUIAVEL – Em um Estado bem constituído, qualquer que seja o acontecimento que surja, não se deve ser obrigado a recorrer a medidas extraordinárias; porque, se as medidas extraordinárias fazem bem no momento, seu exemplo traz um mal real. O hábito de violar a Constituição para fazer o bem autoriza, em seguida, a violá-la para disfarçar o mal.
    .
    VEJA – Na prática, que o senhor conhece tão bem, é comum mexer na Constituição. Qual o modo menos traumático de fazê-lo?
    MAQUIAVEL – Quem quiser mudar a Constituição de um Estado livre, de maneira que essa modificação seja bem-vinda e se possa manter com a aprovação de todos, deve salvaguardar, ao menos, a sombra das formas antigas, a fim de que o povo pouco se aperceba das mudanças, mesmo se as novas instituições sejam totalmente estranhas aos antigos; porque os homens se alimentam tanto de aparência como de realidade; muitas vezes, a aparência os impressiona mais que a realidade.
    .
    VEJA – Uma boa Constituição basta para garantir a liberdade?
    MAQUIAVEL – Em toda república existem dois partidos, o dos aristocratas e o do povo; e as leis que favorecem a liberdade resultam da luta desses partidos um contra o outro. Todos os legisladores que redigiram constituições sábias para repúblicas sempre julgaram essencial estabelecer uma proteção à liberdade; e, conforme a maior ou menor habilidade com que essa proteção foi criada, a liberdade durou mais ou menos. As graves e naturais inimizades que existem entre as pessoas do povo e os nobres, causadas porque estes querem mandar e aqueles não querem obedecer, são os motivos de todos os males que surgem nas cidades, porque dessa diversidade de humores se nutrem todas as outras coisas que perturbam as repúblicas.
    .
    VEJA – Uma vez conquistada a liberdade, a quem se deve confiar sua guarda: às elites ou ao povo?
    MAQUIAVEL – Na minha opinião, qualquer encargo deve sempre ser confiado a quem tenha menos inclinação a fraudá-lo. Quando o povo recebe o encargo de velar pela liberdade, ele, sendo menos inclinado a invadi-la, dará necessariamente melhor conta da incumbência; e, também, sendo incapaz de violá-la ele próprio, melhor impedirá que outros o façam.
    .
    VEJA – Ainda que para isso o povo questione as instituições?
    MAQUIAVEL – A quem me disser que a grita constante do povo contra o Senado, a indisposição do Senado contra o povo, as correrias nas ruas e mesmo, em certos casos, a fuga dos habitantes da cidade para escapar aos tumultos – a quem me disser que tais fatos são meios bem estranhos de atingir um fim conveniente responderei que esses mesmos fatos só podem assustar os que apenas os vêem e que todo Estado livre deve dar ao povo uma válvula, por assim dizer, para as suas ambições.
    .
    VEJA – E quando os protestos populares geram violência?
    MAQUIAVEL – Quem se der ao trabalho de examinar com cuidado os resultados daquelas agitações verá que elas jamais foram causa de violências ou de quaisquer prejuízos ao bem geral e se convencerá de que, pelo contrário, elas deram de fato origem a leis vantajosas para as liberdades públicas.
    .
    VEJA – Há, nas universidades de hoje, modelos teóricos de sociedades mais justas e igualitárias. O senhor acredita que a humanidade construirá um mundo melhor?
    MAQUIAVEL – O que eu não sei, embora gostasse de saber, é exatamente quando uma determinada política pode ajudar e quando pode prejudicar. O paladar é ofendido pelas coisas amargas, mas tampouco lhe agradam as doces demais. De modo que os homens se cansam do bem, do mesmo modo que se irritam com o mal.
    .
    VEJA – Apesar de crítico da Igreja, o senhor não vê nenhuma atuação positiva em termos de melhorar as coisas desse mundo?
    MAQUIAVEL – Se, nos inícios da república cristã, a religião tivesse permanecido fiel aos princípios de seu fundador, os Estados e as repúblicas da cristandade seriam mais unidos e bem mais felizes. Não há melhor indício de seu declínio do que o fato de que os povos mais próximos da Igreja de Roma, líder da nossa religião, é que são os menos religiosos. A ponto de que, se confrontarmos os princípios que presidiram a sua criação e o uso que é feito deles hoje, julgaremos próxima a hora da sua ruína ou da calamidade.
    .
    VEJA – Mas a religiosidade não é um fator importantíssimo para o povo italiano?
    MAQUIAVEL – Em virtude dos maus exemplos que lhe vêm de Roma, a Itália perdeu toda a devoção e todo o sentimento religioso, o que dá origem a uma infinidade de desregramentos e de desordens: porque, assim como a presença da religião pressupõe todo tipo de bem, sua ausência dá a entender o contrário. Nós temos portanto, nós, italianos, uma primeira dívida para com a Igreja e os padres: a de termos perdido todo o sentimento religioso e de nos termos tornado maus. Mas nós lhe devemos outra coisa, ainda mais importante, e que é a segunda das causas de nossa ruína: terem mantido e manterem sempre o nosso país dividido.
    .
    VEJA – Como a Igreja tem contribuído para a fragmentação política da Itália?
    MAQUIAVEL – Jamais país algum viveu unido e próspero se não foi submetido inteiramente, como a França e a Espanha, a um só governo: república ou monarquia. E, se a Itália não chegou a isso e não se encontra igualmente unida sob a autoridade de uma só república ou de um só príncipe, a única responsável é a Igreja. Ela conseguiu instalar-se na península e aí deteve um poder temporal. Mas, por um lado, ela não foi nem bastante poderosa nem bastante hábil para impor sua supremacia e assegurar-se da soberania; e, por outro, nunca foi tão fraca a ponto de que o temor de perder o seu domínio temporal a dissuadisse de chamar uma potência estrangeira em seu socorro contra um outro Estado italiano que se tornara, na sua opinião, poderoso demais.
    .
    VEJA – Não há um pouco de exagero em culpar a Igreja romana por tantos problemas dos italianos?
    MAQUIAVEL – Para convencer as pessoas prontamente, pela experiência, da verdade das minhas afirmações, seria preciso mandar a corte de Roma, com a autoridade que goza na Itália, residir no território dos suíços, o único povo que, em matéria de religião e de disciplina militar, permaneceu fiel aos costumes antigos. Ver-se-ia em pouco tempo os costumes censuráveis dessa corte causarem aí mais distúrbios do que qualquer outro acidente jamais pôde produzir na história desse país.
    .
    VEJA – Qual conselho fundamental o senhor daria a um governante?
    MAQUIAVEL – É preciso fazer todo o mal de uma só vez a fim de que, provado em menos tempo, pareça menos amargo, e o bem pouco a pouco, a fim de que seja mais bem saboreado.
    .
    VEJA – É recomendável cooptar antigos adversários?
    MAQUIAVEL – Os príncipes, e particularmente os príncipes novos, têm encontrado muito mais fidelidade entre os homens que, no início do seu principado, foram considerados suspeitos do que entre aqueles nos quais eles tinham inicialmente confiado. Os homens que, no início do seu principado, haviam sido seus inimigos e cuja condição é tal que para manter-se têm necessidade de apoio, estes o príncipe poderá sempre ganhar para a sua causa com grande facilidade.
    .
    VEJA –Para um governante, é preferível ser temido ou amado?
    MAQUIAVEL – Eu respondo que é necessário ser um e outro; mas, como é bem difícil reunir as duas condições, é mais seguro se fazer temer que amar. Porque o amor se mantém por um vínculo de obrigações que, já que os homens são pérfidos, é rompido quando se ofereça ocasião de proveito particular; mas o temor se mantém por um receio de castigo, que não se abandona jamais.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.