Segundo dados da Unicef, entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil – uma média de 7 mil por ano. Além disso, de 2017 a 2020, 180 mil sofreram violência sexual – aproximadamente 45 mil por ano.

 

16 DE ABRIL DE 2024 – 3ª FEIRA


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Elza Soares foi para o Mundo dos Encantados



"Elza, confiante em seu talento para cantar, devido aos elogios que recebia de parentes e amigos, se inscreveu no concurso musical do programa radiofônico Calouros em Desfile, em meados de 1953, que era apresentado pelo compositor Ary Barroso. Para a apresentação, usou um vestido da mãe, aproximadamente vinte quilos mais gorda, ajustado com vários alfinetes de fralda, fazendo um penteado de maria-chiquinha no cabelo."

Quando Elza subiu ao palco, foi recebida pelo auditório e por Ary Barroso, com gargalhadas. Ary tentou ridicularizar Elza perguntando-lhe:

E Elza rebateu:

Depois, Elza cantou "Lama" e ganhou a nota máxima do programa. Ary, então, anunciou que, naquele exato momento, acabava de nascer uma estrela(Wikipédia)


Não há o que falar sobre Elza Soares. Tudo foi dito, visto e escrito. O que quer que se queira dizer é pouco, muito pouco sobre essa "mulher de outro planeta", frase profética de Ary Barroso em 1953 (!!!)

Sou da geração que já a conheceu sob os holofotes do sucesso. Sua história de vida já está no Google em 28.500.000 de links . 

Para fazer uma singela homenagem do blog a essa artista brasileira histórica e inigualável, o que pensei foi apresentar três vídeos selecionados, de épocas diferentes, na esperança de que visitantes da Oficina de Gerência, mais jovens, tenham oportunidade de ver, ouvir e sentir a arte de Elza. 

Antes de assistir os vídeos saibam que Elza Soares, foi premiada pela BBC de Londres, em 2000, como "Melhor Cantora do Milênio", quando se apresentou  com vários artistas brasileiros (Gal Costa, Chico Buarque, Caetano e Gil). 

Dos vídeos abaixo quero destacar o primeiro. Elza interpreta e canta a música que eu considero a sua melhor performance, "Meu Guri", de Chico Buarque. Ela se emociona, de verdade, pois a letra fala muito de sua realidade na favela quando viveu o início da sua vida, havendo inclusive perdido também um filho, o "seu guri". 

Convido-os, pois, quando o mundo da música venera e chora a morte de sua estrela, a conhecer um pouco de Elza Soares.


                          Elza Soares e Grupo Nós do Morro interpretam 'Meu Guri', composição de Chico Buarque.

                                                                          Elza Soares - Ziriguidum


                           ELZA SOARES NA GUAYCURUS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.