Por Allan Lichtman e Nayeema Raza (The New York Times) *
Donald Trump e Kamala Harris tem mais de 50 dias de campanha presidencial antes das eleições americanas, em 5 de novembro, mas a eleição já está definida - pelo menos de acordo com Allan Lichtman, o historiador da American University que foi apelidado de “Nostradamus das previsões de eleições presidenciais” por seu histórico quase perfeito de 40 anos.
Lichtman foi um dos poucos a prever com precisão a vitória de Trump em 2016 (o que lhe rendeu um bilhete escrito com caneta hidrográfica pelo candidato, elogiando a “BOA CHAMADA!”).
Imediatamente após o primeiro debate presidencial de 2024, entre Trump e o presidente Biden, Lichtman também foi rápido em alertar que a saída de Biden da disputa poderia ser um “erro trágico para os democratas”, levando-o diretamente a uma batalha on-line com o analista Nate Silver.
A confiança se baseia no modelo simples e histórico de Lichtman, que ignora as pesquisas e os pesquisadores e, em vez disso, se concentra em 13 perguntas do tipo verdadeiro ou falso que, segundo ele, contêm as “chaves” para a Casa Branca.
Então, será que um modelo que remonta à época dos cavalos e charretes pode sobreviver em um ano eleitoral sem precedentes, marcado por processos criminais, uma tentativa de assassinato e a reviravolta democrata? O Sr. Lichtman está confiante de que sim.
E qual é a previsão dele para esse ano imprevisível? Bem, para isso, você terá que assistir ao vídeo abaixo.
Clique aqui e leia a matéria no Estadão, se desejar.
* Allan Lichtman
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.