05 DE janeiro DE 2026 ||| 2ª feira ||| Dia Mundial do Tipógrafo ||| existem dois dias no ano em que não podemos fazer nada: o ontem e o amanhã.” (Ghandi) |||

Bem vindo

Bem vindo



Benjamin Franklin (Boston, 17 de janeiro de 1706 – Filadélfia, 17 de abril de 1790) foi um polímata estadunidense.[1] Considerado um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos,[2] foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade. Foi ainda o primeiro embaixador dos Estados Unidos na França. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Franklin)


sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Kamala ou Trump Quem vai vencer? Conheça a previsão do "Nostradamus" americano.

 


Por Allan Lichtman e Nayeema Raza (The New York Times) *


 

Donald Trump Kamala Harris tem mais de 50 dias de campanha presidencial antes das eleições americanas, em 5 de novembro, mas a eleição já está definida - pelo menos de acordo com Allan Lichtman, o historiador da American University que foi apelidado de “Nostradamus das previsões de eleições presidenciais” por seu histórico quase perfeito de 40 anos.

Lichtman foi um dos poucos a prever com precisão a vitória de Trump em 2016 (o que lhe rendeu um bilhete escrito com caneta hidrográfica pelo candidato, elogiando a “BOA CHAMADA!”).

Imediatamente após o primeiro debate presidencial de 2024, entre Trump e o presidente Biden, Lichtman também foi rápido em alertar que a saída de Biden da disputa poderia ser um “erro trágico para os democratas”, levando-o diretamente a uma batalha on-line com o analista Nate Silver.

A confiança se baseia no modelo simples e histórico de Lichtman, que ignora as pesquisas e os pesquisadores e, em vez disso, se concentra em 13 perguntas do tipo verdadeiro ou falso que, segundo ele, contêm as “chaves” para a Casa Branca.

Então, será que um modelo que remonta à época dos cavalos e charretes pode sobreviver em um ano eleitoral sem precedentes, marcado por processos criminais, uma tentativa de assassinato e a reviravolta democrata? O Sr. Lichtman está confiante de que sim.

E qual é a previsão dele para esse ano imprevisível? Bem, para isso, você terá que assistir ao vídeo abaixo.


Clique aqui e leia a matéria no Estadão, se desejar.



* Allan Lichtman

É professor de história na American University, e criador de um modelo que acertou o resultado das eleições desde os anos 1980

* Nayeema Raza

Raza é escritora, cineasta e apresentadora de podcasts




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.