14 DE JULHO DE 2025 ||| 2ª FEIRA ||| DIA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO - DIA DA QUEDA DA BASTILHA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo



José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Crotalária atrai libélulas predadoras do "Aedes aegypti".

 


Clique aqui e visite o website

Planta que atrai predadores do mosquito-da-dengue é distribuída em Monte Aprazível–SP


SÃO PAULO - Em Monte Aprazível, no interior de São Paulo, o trabalho de combate à dengue tem uma novidade. A partir da próxima semana, os Agentes de Controle de Vetores da cidade ganharão mais uma arma para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Trata-se do projeto Plante uma Crotalária, uma flor-amarela, às vezes com listras vermelhas, que atrai libélulas, predadores naturais do mosquito-da-dengue.

Cinqüenta quilos de sementes da planta foram comprados e os agentes começarão a distribuir um panfleto explicativo para que os moradores plantem. De acordo com pesquisas, ainda não comprovadas cientificamente, a Crotalaria atrai as Libélulas, que são predadores naturais do Aedes, transmissor da Dengue e Febre Amarela.

Com o plantio da Crotalaria em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, ela atrai a Libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue.

👉👉Veja mais na pesquisa geral do Google: clique aqui.

👉 Site de origem da matéria: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.