26 de janeiro DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia da gula ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Gula é celebrado anualmente em 26 de janeiro. A gula é um dos sete pecados capitais, de acordo com a algumas doutrinas religiosas, estando relacionada com a condição de egoísmo do ser humano, quando este deseja ou obtém algo para além do necessário, apenas pelo prazer de possuir tal coisa. O Dia da Gula, no entanto, não tem nenhuma conotação religiosa, mas serve para alertar sobre um grave distúrbio alimentar que acomete as pessoas que consomem grandes quantidades de comida como uma compensação por se sentirem sozinhas, incompletas ou fracassadas em alguma outra área de suas vidas. Neste caso, a gula pode desencadear vários problemas de saúde, como a obesidade e o aumento do colesterol que, por sua vez, podem provocar problemas cardíacos e respiratórios, por exemplo. As pessoas que sofrem de gula devem seguir algumas regras para tentar evitar o instinto guloso, como: Evitar jejuns prolongados; Não fazer refeições com muita fome; Refeições saudáveis a cada três horas; Evitar rodízios e self-services; Ficar atento ao consumo de guloseimas; Praticar exercícios físicos regularmente; Ingerir fibras e proteínas; Manter-se sempre hidratado.


Mariano José Pereira da Fonseca, primeiro e único visconde com grandeza e marquês de Maricá (Rio de Janeiro, 18 de maio de 1773 – Rio de Janeiro, 16 de setembro de 1848), foi um escritor, filósofo e político brasileiro (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mariano_Jos%C3%A9_Pereira_da_Fonseca)


domingo, 17 de dezembro de 2023

Modifique - para melhor - sua lista de natal.

Recebi, no meu grupo de vizinhos do WhatsApp, o vídeo abaixo, criado pela professora Tatiana Lima com um "Lista de Natal".  Eu nem ia abrir. Essas listagens proliferam na internet, de todos os tipos. 

Pensei,

-- "Ih! Lá vem mais uma dessas listas". Abro ou não?

Resolvi abrir e qual não foi a surpresa com essa... "listagem diferente"! 

Me cativou a singeleza da professora que transformou, de maneira criativa e direta, uma lista comum em outra, com mensagem simples e encantadora.

Pensei, porque não compartilhar com os leitores do blog. Afinal, estamos vivendo o pré-natal! 

Aí vai o vídeo com o logotipo da página da Professor Tatiana. O que acharam?


Clique aqui para visitar o canal da professora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.