15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Pais de jovens e adolescentes, conheçam o "Pode Falar" - Excelente iniciativa da UNICEF.



 
Trago à Oficina de Gerência, a título de campanha humanitária e informação qualificada, o conhecimento do canal "Pode Falar", na Internet

A melhor apresentação do que seja o "Pode Falar" encontrei no texto abaixo, em um site de Tocantins, cujo link está ao final da matéria.

Achei a iniciativa extraordinária, porquanto dirigida a jovens - dos 13 aos 24 anos - que terão, com acesso fácil, seguro e anônimo na Internet, canais variados para se expressar e conversar com especialistas em ajuda psicológica  e saúde mental, nestes tempos tão difíceis para eles e para os pais.

A Oficina de Gerência não é um blog dirigido a jovens e adolescentes, mas entrou nessa campanha, na esperança de chegar aos pais, amigos e parentes desse segmento da sociedade tão vulnerável às ameaças trazidas pela vida de adultos (que estão prestes a enfrentar), entre as quais despontam o suicídio, a depressão, a violência social...

Infelizmente não tenho percebido campanhas de publicidade que fizessem jus a uma iniciativa tão nobre, nas diversas mídias (TVs, rádios, redes sociais, jornais e revistas). O "Pode Falar" existe desde 9 de fevereiro e é triste ver que nesse tempo todo, não tem o devido conhecimento do grande público. 

Convido-os, pois, a conhecer o "Pode Falar" e espero que, como eu, fiquem encantados pela sua proposta.

"Com o objetivo de incentivar adolescentes e jovens com idades entre 13 e 24 anos a preservar a saúde mental durante a pandemia de Covid-19, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou o canal “Pode Falar”, uma plataforma voltada para o atendimento, de maneira anônima e gratuita, de usar o canal para buscar ajuda e assim manter a saúde psicológica."

"O mês de setembro é dedicado a prevenção ao suicídio e preservação da saúde mental. A iniciativa da UNICEF e suas parceiras, possibilita aos adolescentes e jovens acesso fácil a assistência psicológica amparando os que adquiriram problemas e também auxilia nos cuidados daqueles que estão enfrentando obstáculos que podem afetar a saúde mental."

“A importância de disponibilizar atendimento gratuito para que todos os adolescentes e jovens tenham fácil acesso a assistência psicológica é importantíssima. Falar sobre saúde mental com esse público é estimular o hábito do autocuidado, dessa forma prevenindo problemas com a saúde que afetem diretamente a vida dessas pessoas”.

A plataforma foi criada em parceria com organizações da sociedade civil, com o governo, setor privado e pessoas engajadas pelos direitos de crianças e adolescentes, sendo dividida em três etapas. Na primeira intitulada, “Quero me cuidar”, os usuários que acessarem o canal poderão receber vídeos, guias e manuais com orientação para o autocuidado. A segunda sessão, “Quero me inspirar”, permite participar de um processo colaborativo entre pares de dicas sobre como ficar bem; na terceira, “Quero falar”, os adolescentes podem receber atendimento humano de escuta qualificada, oferecido por organizações parceiras."

"Além do atendimento virtual, o canal também conta com depoimentos de adolescentes e jovens que enfrentaram situações difíceis e ainda assim conseguiram superar seus problemas." (Texto extraído e adaptado do site surgiu.com.br)

Vejam abaixo o vídeo de apresentação do Pode Falar:


Continuando o post, apresento uma série de imagens que vão propiciar as informações de proposta e funcionamento dessa notável iniciativa da UNICEF e mais uma série de entidades sociais de renome e credibilidade:












Agora é só clicar em Podefalar.org.br e começar a participar dessa campanha divulgando para suas comunidades, redes e grupos, a existência dessa iniciativa para ajudar jovens e adolescentes que estejam com problemas, a enfrentá-los de forma segura, anônima e especializada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.