19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 21 de abril de 2020

Na vida o "Ctrl + Z" e o "Backup" não existem, infelizmente.


O artigo abaixo é uma breve e interessante reflexão sobre as coisas que gostaríamos que existissem em nossas vidas a partir de uma analogia com as funcionalidades dos computadores e da informática. O autor, José Luis Bueno Blanco, é um empresário espanhol e autor de muitos e ótimos textos no blog do Grupo Finsi, já velho conhecido dos leitores da Oficina de Gerência. Clique aqui e conheça outros posts do grupo que transcrevi aqui no blog.

Clique no banner e conheça  excelente blog FINSI

https://www.linkedin.com/in/joseluisbueno
José Luis Blanco
Na vida não existe o Ctrl+Z

O autor o texto é o espanhol José Luis Blanco que vem a ser um dos criadores do Grupo Finsi. 
  
As pessoas são criaturas de costumes. Vamos lá! Nos acostumamos muito rapidamente a novas situações, especialmente se elas nos são favoráveis. E tem mais. Em seguida, perde-se a noção de que anteriormente as coisas aconteciam de outra forma. Inclusive chegamos a nos surpreender de "como pudemos viver sendo as coisas tão diferente das atuais", que uma vez tornadas costumes transformam-se em algo consuetudinário.


Isso é algo que nós que desenvolvemos aplicações, ferramentas ou software em geral vivemos no dia a dia. Aqui podemos usar o ditado "quando você vê o vizinho cortar as barbas coloque as suas de molho". Por exemplo, se o Facebook ou o Google utilizam uma forma fazer as coisas (inserir informações, visualizar conteúdos, etc.), é certo que os usuários vão começar a dizer "que o aplicativo deveria fazer tais e quais coisas em função do do que está sendo visto ...."

Dentro de todas estas características e "coisas a fazer", eu quero destacar o famoso "Ctrl + Z", ou seja, "desfazer" a ação anterior. Esta função nos dá a vida!. Cometo um erro, apago o meu erro e volto para o início. Existem ainda programas que permitem que você vá desfazendo os erros quase infinitamente para trás para chegar a um ponto distante, praticamente de onde você começou

Isso sim é uma ótima solução! Melhor que o arrependimento! Com o arrependimento só lamentamos o que aconteceu no passado, mas você não pode retornar ao ponto de partida. Ainda bem existem, felizmente, em certas relações e alguns erros situações em que um  pedido de desculpas serve como um Ctrl + Z, e as coisas ficam praticamente como eram antes de realizar a ação de "desfazer".

Similar à opção de desfazer, temos, entre os novos recursos que nos foram ensinadas pela informática, a opção para "restaurar arquivos a partir dos backups". "Olha, me confundi e deletei certos dados inadvertidamente e quero ver se é possível recuperá-los a partir do backup". Ah! O backup. Nem todas as ações que praticamos em nossas vidas são armazenadas em uma  cópia de segurança, um backup e no entanto, isso é algo que começa a se estabelecer como expectativa na sociedade humana.

Então que entre ser capaz de desfazer o que fazemos e além disso deixarmos tudo armazenado para recuperação quando quisermos, poderemos também caminhar bastante tranquilos pela vida. Ah! Se alguém tivesse inventado algo assim para a vida em geral quase se poderia dizer que estaríamos vivendo na sociedade como em Matrix?

 Hum! Eu começo a pensar que a não existência de um "Ctrl + Z" ou de um "Back-Up" para recuperar qualquer coisa do passado" também tem suas vantagens. Pelo menos assim fará sentido para a palavra "compromisso".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.