25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 7 de outubro de 2018

Discurso de Tim Minchin na Universidade da Austrália Ocidental (UWA)

Trago novamente ao blog da Oficina de Gerência um texto da autoria da espanhola Núria Fernandez Lopez que é uma das fundadoras do Grupo Finsi. Só para comprovar a minha admiração tenho um marcador do Grupo dentro do Blog com diversos artigos. Só não produzo mais textos da Nuria porque, embora não pareça, dá um trabalho danado fazer a tradução do espanhol para o português.

O artigo abaixo apresenta um texto, que reproduz o discurso feito por Tim Minchin, famoso comediante da Austrália, na cerimônia de formatura da turma de 2013 na Universidade da Austrália Ocidental UWA) onde ele próprio se formou.

Gostei das ideias do palestrante. São... diferentes e inteligentes. Por isso resolvi compartilhá-las com os leitores do Blog. O texto é longo, mas se não tiver a persistência e a vontade é melhor não o ler agora. Deixe para depois ou veja o vídeo com a reprodução legendada do discurso que coloquei ao final do post. Porém, recomendo a leitura também. Vale o tempo.



http://www.grupofinsi.com/index.asp

Discurso de Tim Minchin na Universidade da Austrália Ocidental (UWA)


O famoso discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford é hiperconhecido. No entanto, existem outros discursos não tão populares, mas a partir dos quais você também pode fazer reflexões interessantes. Nós já sabemos que, em matéria de resgate de mensagens, cada um coloca o ponto em seu próprio "i". Particularmente este discurso ainda que apresentado com uma certa acidez coletou ideias bastante aproveitáveis e suscetíveis de algum pensamento sobre isso. O popular comediante Tim Minchin foi convidado a fazer um discurso na cerimônia de formatura da UWA (University of Western Austrália) em 2013.

“... Em tempos mais obscuros eu fiz uma performance dentro de um evento para uma grande empresa que criou e vendeu software para contabilidade. Em uma tentativa, eu suponho, para inspirar seus vendedores a objetivos mais elevados eles haviam pago uma alta quantia para um "orador inspirado" que era praticante de esporte radical e havia perdido um par de membros por congelamento quando foi pego na borda de uma montanha. Foi muito estranho.

Eu acho que os fornecedores de software deveriam ouvir alguém que teve uma carreira longa e bem-sucedida de venda de software, e não um ex-alpinista demasiado otimista. Alguém que tenha vindo de manhã esperando a palestra para aprender mais sobre técnicas para melhorar as vendas terminou voltando para casa preocupado com o fluxo de sangue nos membros, o que não é inspirador; é confuso.

E se a montanha supostamente era um símbolo dos desafios da vida, e a perda de extremidades uma metáfora para o sacrifício, o cara do software não vai entender, certo? Porque ele não tem uma carreira em letras, certo? Pois deveria. As carreiras de letras são incríveis e ajudam a encontrar significado quando não há nenhum.

E lhes asseguro: não há nenhum. Não vá procurá-lo. Buscar significado é como procurar uma rima em um livro de receitas; não vai encontrar e ainda vai “estragar o seu suflê” (se não lhe agradou essa metáfora tampouco lhe irá agradar o restante)

A questão é que eu não sou um conferencista inspirador: Eu nunca perdi um membro ao lado de uma montanha (ou metaforicamente, nem de outra maneira). E que fique claro, eu não estou aqui para dar conselhos sobre sua carreira, porque ... bem, eu nunca tive o que muitos de vocês considerariam um trabalho. Bem, já tive numerosos grupos de pessoas ouvindo o que eu estava dizendo há muitos anos e, sim, isso me fez ter um ego excessivamente inflado.

Então, agora, com a oportuna idade de quase 38 anos, vou lhes oferecer nove lições para a vida (semelhantes, é claro, com nove lições e canções de Natal tradicionais, que tampouco não são muito claras).

Você pode encontrar algo inspirador dessas lições, algo um pouco aborrecido, e definitivamente vão esquecer tudo em uma semana. E eu os advirto: haverá muitas breguices e também aforismos obscuros que começam bem, mas acabam sem qualquer sentido. Então, prestem atenção ou vão acabar se perdendo como um cego batendo palmas numa farmácia tentando achar soro para lentes de contato através do eco.

Vamos lá. Preparados?

1.   Não é obrigatório ter um sonho.

Americanos em shows de talentos sempre falam sobre seus sonhos. Bem, se tem algo que você sempre sonhou com seu coração, vá em frente! Afinal, é algo a fazer com o seu tempo: busque um sonho. E se o seu sonho for grande o suficiente, vai levar a maior parte da sua vida para alcançá-lo, então quando você conseguir e estiver observando o abismo da falta de significado de sua realização, você estará quase morto, por isso não irá se importar.

Eu realmente nunca tive um daqueles sonhos grandes, então eu sou partidário do envolvimento apaixonado em perseguir objetivos de curto prazo. Seja micro-ambicioso. Abaixe a cabeça e trabalhe com orgulho em tudo o que você tem à sua frente; você nunca sabe onde pode isso vai acabar. Tenha em conta que o próximo objetivo que valha a pena perseguir provavelmente aparecerá no campo de visão periférica, que é por onde você deveria ter cuidado com os sonhos de longo prazo: se você olhar muito para a frente, não vai ver essa coisa brilhante com os cantos dos seus olhos.

2.      Não procure a felicidade.

Felicidade é como um orgasmo. Se pensar nela demais ela vai embora.

Mantenha-se ocupado, busque fazer alguém feliz, e você também pode acabar ficando feliz como um efeito colateral. Nós não evoluímos para ficarmos permanentemente felizes; o Homo Erectus contente foi  comido antes de perpetuar seus genes.

3.   Lembre-se: tudo é sorte.

Vocês têm sorte de estar aqui. Vocês foram incalculavelmente afortunados por haver nascido, e incrivelmente sortudos de terem sido criados em uma boa família que os ajudou a ter uma educação e incentivá-los a ir para a universidade.
Ou, se você nasceu em uma família horrível, então má sorte e você tem a minha simpatia, mas ainda assim é afortunado. Afortunado porque você resultou de ter nascido com o DNA que produz o tipo de cérebro, que mesmo sofrendo em um ambiente inapropriado na infância, tomou decisões que levaram você, finalmente, se formar na universidade.

Suponho que eu trabalhei duro para lograr as realizações duvidosas que tenho conseguido, mas eu não criei a parte de mim que me faz trabalhar duro, nem tampouco criei a parte de mim em que comi demasiados hambúrgueres em vez de ir para a aula enquanto eu estava aqui na UWA. Compreender que você não pode, realmente, se atribuir os méritos dos seus êxitos nem tampouco, culpar os outros por seus fracassos, fará com que você seja humilde e mais compassivo. A empatia é algo intuitivo, mas também é algo que você pode trabalhar intelectualmente.

4.   Faça Exercício.

Desculpem, seu filósofos pálidos, flácidos e fumantes graduados em filosofia, que arqueiam as sobrancelhas em uma curva cartesiano enquanto olham para a máfia do movimento humano abrindo seu caminho sinuosos através dos pequenos cones de trânsito de sua existência: você está errado e eles estão certos. Bem, vocês estão meio certos. Você pensa, logo você existe; mas da mesma forma você também corre, logo dorme bem, assim não é esmagado pela mesma angustia existencial. Você não pode ser Kant e também não quer ser.

Faça desporto, faça yoga, levante pesos, corra, seja o que for, mas cuide do seu corpo: você precisará dele. A maioria de vocês viverá quase cem anos, e até mesmo os mais pobres de vocês alcançarão um nível de riqueza com o qual a maioria dos humanos ao longo da história nem poderia ter sonhado. E esta vida longa e luxuosa que você tem pela frente vai deixá-lo deprimido! Mas não se desespere! Existe uma correlação inversa entre depressão e exercício. Faça isso Corram, meus lindos intelectuais, corram.

5.      Seja duro com suas opiniões

Nós devemos pensar criticamente, e não apenas sobre as ideias dos outros. Seja severo com suas crenças; leve-as para a rua e bata-lhes com um taco de basebol. Seja rigoroso intelectualmente; identifique suas tendências, seus preconceitos, seus privilégios, suas preferências. A maioria das discussões sociais perdura porque elas não conseguem reconhecer as nuances; nós tendemos a gerar falsas dicotomias, tentando segurar uma discussão utilizando dois conjuntos completamente diferentes de premissas, como dois tenistas tentando ganhar um jogo dando belas tacadas perfeitamente executadas ... a partir de extremidades opostas de diferentes campos de ténis.

Por certo, já que eu tenho a minha frente graduados em ciências e letras: por favor, não cometam o erro de pensar que letras e ciências são coisas opostas. Essa é uma ideia recente, estúpida e prejudicial. Você não precisa ser anticientífico para criar belas artes, para escrever coisas bonitas. Se você precisar de provas: Twain, Douglas Adams, Vonnegut, McEwan, Sagan, Shakespeare, Dickens ... (para começar).

Você não precisa ser supersticioso para ser um poeta. Você não precisa odiar a tecnologia GM para se importar com a beleza do planeta. Você não precisa reivindicar uma alma para promover a compaixão. A ciência não é um corpo de conhecimento nem um sistema de crenças; é apenas um termo que descreve a aquisição incremental de conhecimento da humanidade através da observação. A ciência é incrível.
As Letras e as ciências precisam trabalhar juntas para melhorar como o conhecimento é transmitido. A ideia de que muitos australianos (incluindo o nosso novo primeiro-ministro e meu primo distante, Nick Minchin) acreditam que a ciência por trás do aquecimento global antropogênico é discutível é um indicador claro da magnitude do nosso fracasso na comunicação. O fato de que 30% das pessoas nesta sala ficaram zangados é ainda mais evidência. O fato de que essa zanga tem mais a ver com a política do que com a ciência é ainda mais desencorajadora

6.   Sejam professores.

Por favor, por favor, por favor: sejam professores. Os professores são as pessoas mais admiráveis ​​e importantes do mundo. Você não tem que fazer isso para sempre, mas se você estiver em dúvida sobre o que fazer, seja um professor incrível, somente quando tiver vinte e poucos anos. Sejam educadores de infância, especialmente se você é um tio; Precisamos de professores do sexo masculino de educação infantil. Mesmo se você não for professor, seja professor: compartilhe suas ideias; não considere sua educação como completa; aproveite o que você aprende e espalhe.

7.  Defina-se pelo que você ama.

Eu me vi fazendo isso recentemente: se alguém me pergunta que tipo de música eu gosto, eu digo "bem, eu não escuto o rádio porque as letras da música pop me incomodam". Ou se alguém me perguntar de que gosto eu digo: "Acho que o óleo de trufa é usado excessivamente e é um pouco desagradável". E eu vejo isso constantemente na Internet: pessoas cuja ideia de pertencer a uma subcultura é odiar o Coldplay, ou futebol, ou feministas, ou o Partido Liberal.

Nós temos a tendência de nos definir em oposição a algo; Como comediante, ganho minha vida com isso. Mas tente expressar também sua paixão pelas coisas de que gosta: seja efusivo e generoso em seu louvor àqueles que admira; envie cartões de agradecimento e aplausos em pé. Seja pro-algo, não apenas anti-alguma coisa.

8.   Respeite as pessoas com menos poder que você.

No passado, tomei decisões importantes sobre as pessoas com quem trabalho (agentes e produtores) com base em como eles tratam garçons nos restaurantes onde nos conhecemos. Eu não me importo se você é o cara mais poderoso do recinto: vou julgá-lo pela maneira como trata aqueles que têm menos poder. Então, ai está.

9. Não tenha pressa

Você não precisa saber o que vai fazer com o resto da sua vida. Eu não estou dizendo que você fique fumando maconha o dia todo, mas também não entrem em pânico. A maioria das pessoas que eu conheço, que tinham certeza do caminho a seguir aos 20 anos agora tem uma crise de meia-idade

Eu disse no começo dessa divagação que a vida não tem sentido. Não foi uma declaração superficial; eu acho que a ideia de procurar significado no conjunto de circunstâncias que coincidentemente existem depois de 13,8 bilhões de anos de eventos sem direção é absurda. Deixe os humanos pensarem que o universo tem um propósito para eles.
Todavia, eu não sou um niilista. Eu não sou nem um cínico. Eu sou, na verdade, bastante romântico. E esta é a minha ideia de romantismo: em breve você estará morto. A vida às vezes parecerá longa e difícil e ... meu Deus! Como é exaustiva. E às vezes você será feliz e às vezes triste. E depois, estarás velho. E depois você estará morto. Há apenas uma coisa sensata a fazer com essa existência vazia, que é preenchê-la.

E na minha opinião (até que eu mude), a melhor maneira de preencher a vida é aprender tudo o que puder sobre todas as coisas que você pode; tenha orgulho de tudo o que você faz; sendo compassivo; compartilhando ideias; correndo sendo entusiasta E também que haja amor, viajar, o vinho, o sexo, a arte, os filhos, doar, escalar montanhas ... mas tudo isso você já sabe...,
É algo incrivelmente excitante esta sua vida, única e sem sentido."


Assista abaixo, o vídeo do discurso do Tim Minchin. É interessante e curioso assistir a performance do palestrante, após a leitura do texto. É diferente...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.