18 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA - DIA NACIONAL DO ESPIRITISMO E DIA DO AMIGO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Hoje é dia de quem? Corinthians ou Boca Juniors? Só os Deuses sabem.



Escrevo no início da madrugada de quarta feira, dia do jogo Corinthians de Boca Juniors pela decisão da Copa Libertadores da América. 
Estou sentindo um clima danado de "já ganhou" por parte da torcida corintiana e principalmente da mídia especializada. Não vi ou ouvi nenhum programa esportivo de TV ou de rádio ou li jornal esportivo que sequer levasse em consideração a hipótese da conquista da Copa Libertadores da América pelo Boca Juniors. É incrível essa euforia, mas é fato!
O empate na Bombonera está sendo considerado uma vitória por goleada que garantiu um "passeio" do representante brasileiro no jogo de hoje. Parece que o Corinthians só vai entrar em campo para cumprir tabela. O título "já está no papo".  
Será que os "manos" esqueceram que do outro lado do campo vai estar o grande Boca Juniors? Um time que não perdeu fora de casa nessa edição da Libertadores? Vou repetir, o Boca Juniors, a exemplo do Corinthians, também não foi derrotado em seus jogos como visitante durante todo o transcurso dessa Copa. Qual a razão de se imaginar que na partida de hoje o Boca vai ser um mero espectador no Pacaembu assistindo placidamente o Corinthians vencer o jogo e partir para os braços da galera?
A história do time de Riquelme é muito mais rica em jornadas de superação na Libertadores do que o time de... vá lá, Romarinho. Aliás, o Corinthians não tem história digna de registro nessa competição. 
Os argentinos, ao contrário, crescem quando se sentem diminuídos pelas mídias esportivas e pela torcida adversária. Transforma-se em um gigante guerreiro quando percebe que estão faltando com o respeito à sua camisa e à sua magnífica história. 
http://passesdeletra.com/wp-content/uploads/2010/04/copa_libertadores.jpg
Nada indica que o jogo será um "passeio" para os corintianos, muito pelo contrário, uma vitória do Boca Juniors é um resultado tão normal quando a vitória do Curingão. Nas disputas de pênaltis os clubes argentinos de forma geral  - historicamente - têm sido mais eficazes que os brasileiros na Libertadores. Logo, não poderá ser surpresa que o Boca conquiste a Libertadores dentro do Pacaembu. Já fez isso mais de uma vez. 
Dos seis títulos da competição que o Boca Juniors levou para sua galeria de troféus quatro deles foram contra times brasileiros (veja quadro abaixo) e com um detalhe impressionante, seus últimos quatro títulos foram conquistados exatamente fora da Bombonera e três deles contra times brasileiros. Outro detalhe, só perdeu nos pênaltis uma vez, em 2004 para o Once Caldas e fora de casa. E agora? Quem meteu na cabeça que o Boca Juniors vai tremer no Pacaembu como se fosse um Tolima da vida?
Vou torcer, claro, pelo Corinthians assim como torci e vibrei com o gol do Romarinho. Todavia não estou otimista nem pessimista em relação ao jogo de logo mais à noite. Torço pelo Tite que é um dos treinadores mais competentes da atual geração, torço pelo futebol brasileiro que terá mais uma marca na Taça Libertadores, torço por uma vitória contra os argentinos que é sempre um prazer e vibro com a massa corintiana que, apesar dos frequentes exageros, emociona quem gosta de futebol pelo sua paixão ilimitada ao time. Está na hora do clube mosqueteiro ganhar a sua primeira Libertadores. Todavia, estejamos preparados para tudo. O Boca vem mordido. Vejam o que o jornal Olé (deles) publicou sobre o clima na equipe do Boca:

 Outra provocação. "Una modelo brasileña subió una foto usando la camiseta de Boca como trapo y los hinchas de Corinthians festejaron el chiste en las redes sociales. ¿Tanta confianza? Motivación extra para Falcioni y compañía.."
La foto de Dani Bolina, con la camiseta de Boca por el piso.

La foto de Dani Bolina, con la camiseta de Boca por el piso.

Em minha opinião exageraram na dose das provocações principalmente com um time que tem os brasileiros no seu caderninho de freguesia na Copa Libertadores. Boca e Corinthians será um jogo duríssimo; "teste para cardiácos"; disputa de igual para igual e como dizem os comentaristas de rádio e televisão, será decidido por um detalhe mínimo
Espero que o clima do "já ganhou" não tenha contaminado o inconsciente dos jogadores corintianos e Tite tenha conseguido isolar o grupo dessa histeria de favoritismo corintiano alimentada de forma até irresponsável por grande parte da mídia que não resiste em "puxar o saco" das torcidas dos clubes de massa. Temo pelos atos de violência que podem acontecer se o Corinthians perder. E por fim, rezo para não ocorrer a decisão por pênaltis e nem preciso explicar por que. A torcida sabe.
Animated Gif Arrows (116)Este post foi publicado hoje (4/7/2012) - dia do jogo Corinthians e Boca Juniors - no blog Deuses do Futebol à 1h30 da madrugada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.