Oficina de Gerência
16 de dez. de 2011
Vida em outro planeta? Parece que estamos chegando perto!
A
ansiedade e a angústia coletivas que nós humanos temos em descobrir vida em outros planetas é quase uma obsessão.
L
ivros, filmes, reportagens, documentários, conferências e tudo quanto é tipo de mídia de comunicação já foram e continuam sendo produzidas para sustentar a tese de que não estamos sós no universo.
B
ilhões de dólares já foram investidos nessa aventura que apesar do (aparente) fracasso de ainda não haver encontrado o nosso planeta gêmeo fez avançar a ciência indubitavelmente. A construção e a colocação no espaço dos
super-telescópios
são realidades para mostrar que a busca por vida no espaço infinito rende conhecimento e faz avançar a sabedoria e a ciência humanas.
U
m desses telescópios, na verdade uma sonda espacial, é o
Kepler
(imagem ao lado)que foi projetado exatamente para "caçar planetas" com características semelhantes ao nosso. E achou! O Telescópio localizou um planeta que a
NASA
batizou de
Kepler-22b
(veja imagem mais abaixo). Na verdade o que foi descoberto foi um planeta que "
reúne possibilidades de ter água e por consequência o potencial de abrigar vida
". Parece pouco, mas não é.
O
fato e a notícia compreensivelmente alvoroçaram os cientistas e aguçaram a curiosidade do mundo inteiro. A pergunta irresistível: porque queremos descobrir um planeta gêmeo do nosso? Com a palavra os sábios. Tenho minhas teorias, mas prefiro não revelá-las porque estão mais próximas dos livros e filmes de ficção científica que eu insisto - e desde criança - em consumir de forma (neste caso é fato) quase obsessiva.
P
or favor, se estiver no grupo dos curiosos leia a excelente matéria que "transportei" da edição digital da Folha de São Paulo para o blog. Vale a pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário