||| 09 de fevereiro DE 2026 ||| DOMINGO ||| fEVEREIRO rOXO E lARANJA ||| "O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte.” (Mahatma Gandhi) |||

Bem vindo

Bem vindo

O mês de fevereiro recebeu as cores roxo e laranja com o propósito de conscientizar a sociedade brasileira sobre Lupus, Mal de Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia. Apesar de atingir um número significativo da população, muitas pessoas ainda não entendem as dificuldades vividas diariamente pelos pacientes portadores dessas doenças graves. Mas, nos próximos tópicos vamos explicar mais sobre cada uma delas. Fevereiro Roxo: o que é? O Fevereiro Roxo surgiu em 2014 para conscientizar a população em relação ao Lúpus, ao Alzheimer e à Fibromialgia. A campanha teve início em Uberlândia, Minas Gerais, e passou também a ser promovida por ONGs e pelo Governo Federal. Ainda que tenham diferentes sintomas e tratamentos, as três doenças têm uma coisa em comum: o fato de não possuírem cura. É por isso que o Fevereiro Roxo enfatiza tanto a importância do diagnóstico correto e precoce. Assim, o paciente tem acesso mais rápido a um tratamento eficaz que pode aumentar significativamente sua qualidade de vida.Fevereiro Laranja: o que é? O Laranja é a cor usada no mês de fevereiro para chamar atenção da população sobre a prevenção, diagnóstico e combate à leucemia, tipo de câncer mais frequente entre crianças e adolescentes. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que, entre 2023 e 2025, o Brasil tenha mais de 11 mil casos de Leucemia por ano. A informação pode ser encontrada no documento Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil. Assim, para conscientizar o público sobre a doença e incentivar a doação de medula óssea, a Assembleia Legislativa de São Paulo criou a iniciativa Fevereiro Laranja em 2019.


Quinto Horácio Flaco (em latim Quintus Horatius Flaccus, Venúsia, 8 de dezembro de 65 a.C. — Roma, 27 de novembro de 8 a.C.) foi um poeta e filósofo romano, amplamente reconhecido como um dos maiores e mais importantes poetas da Roma Antiga. Sua Odes exerceram grande influência na literatura e língua latina, e seu poema didático Ars Poetica é uma das bases teóricas da poesia de tradição clássica. A obra de Horácio, assim como a de Virgílio, foi patrocinada por Caio Clínio Mecenas com o intuito de reestabelecer a ordem após a consolidação do Império Romano por César Augusto. Por conta disso, ambos os poetas foram considerados, ao longo do séculos, como os maiores da Roma Antiga, no entanto, muitos críticos modernos rejeitam essa posição. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1cio]


sábado, 22 de março de 2025

Você reconhece quando uma pessoa não gosta de você?

 


 

Este post estreia uma nova "tag", um novo marcador. Dei-lhe o nome de "Pinterest (dcine)". Vou pesquisar os temas nos dois sites associados na conta do Pinterest, que, aliás, visito muito. É muito versátil, variado e colorido. Um top na Internet.

Os posts do "Dcine" são (quase) sempre sobre temas comportamentais, e muitas dicas sobre coisas interessantes, que busco inserir - até com certa insistência - aqui na Oficina de Gerência. 

Afinal de contas, as atividades da gerência, da administração, da gestão e da liderança estão intimamente interligadas com os comportamentos das pessoas que as exercem e a utilização das dicas que tanto nos ajudam. Tenho claro que será um marcador muito visitado.

Serão sempre temas de interesse geral que despertem a curiosidade dos leitores por coisas do dia a dia. O post de abertura da tag é bem característico: por que tem pessoas que não gostam da gente e nem percebemos?

Aqui no texto, a autora, Alyssa Ferreira (ver link no título do artigo), cita cinco sinais para nós identificarmos esses "amigos/conhecidos".

Para quem se interessa pelo assunto, sugiro procurar no Google pesquisando "porque tem pessoas que não gostam da gente". Tem muita coisa por lá. 


dcine

Clique aqui e conheça o dcine

5 Sinais Claros de Que Uma Pessoa Não Gosta de Você

1. Falta de Interesse nas Suas Conversas

2. Falta de Contato Visual

3. Comportamento Frio e Distante

4. Faz Questões sobre Sua Vida, Mas de Forma Crítica

Uma pessoa que não gosta de você pode até demonstrar algum interesse, mas de uma forma negativa ou crítica. Se ela faz perguntas sobre sua vida, mas sempre com um tom de julgamento, ou tenta te colocar em situações desconfortáveis com críticas disfarçadas de “conselhos”, isso pode ser um claro sinal de desinteresse genuíno.

Em vez de apoiar suas conquistas ou respeitar suas escolhas, essa pessoa pode minimizar suas realizações ou apontar falhas, o que demonstra que ela não está realmente interessada em você de forma positiva.

5. Evita Fazer Planos com Você

Se você percebe que essa pessoa sempre tem desculpas quando se trata de fazer planos com você, é uma forte indicação de que ela prefere evitar a sua companhia. Isso pode se manifestar por ela sempre estar ocupada quando você sugere sair, ou preferir ficar com outras pessoas em vez de fazer algo com você.

Se alguém não gosta de você, é natural que ela não queira passar tempo com você, independentemente da ocasião. Isso pode acontecer em um nível mais sutil, onde a pessoa nunca se oferece para passar tempo juntos ou, até mesmo, evita oportunidades de fazer planos a dois.

O Que Fazer Quando Perceber Esses Sinais?

É importante ressaltar que, embora esses sinais possam indicar que alguém não gosta de você, isso não significa que você deve se desesperar. Às vezes, uma pessoa pode estar passando por um momento difícil e, portanto, seu comportamento não tem nada a ver com você pessoalmente.

No entanto, se esses sinais forem consistentes e não houver explicação plausível, é um bom momento para refletir sobre a relação.

Lembre-se de que não podemos agradar a todos, e a vida social é cheia de altos e baixos. Se você perceber que alguém não gosta de você, a melhor atitude é ser honesto consigo mesmo. Caso necessário, considere manter uma distância respeitosa e não investir energia em uma relação que não seja recíproca.

No final das contas, o mais importante é cercar-se de pessoas que valorizam sua presença e estão dispostas a contribuir positivamente para sua vida.

Ficar atento a esses sinais pode te ajudar a entender melhor as dinâmicas ao seu redor e, ao mesmo tempo, a manter relações mais saudáveis e verdadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.