15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

segunda-feira, abril 19, 2021

Roberto Carlos - 80 anos - Viva o Rei

Clique aqui e visite o site do Rei


Quem disse que o Brasil não tem realezas?

Temos duas. Dois grandes Reis; e um deles aniversaria hoje, ROBERTO CARLOS. O outro é o PELÉ. Raros os povos que veneram unanimidades em suas culturas. Roberto Carlos é uma delas, para nós os privilegiados brasileiros.

Hoje – 19 de abril - é o aniversário do Rei; oitenta anos. Não vou ter a veleidade de escrever sobre Roberto Carlos. Quero apenas registrar a minha homenagem ao artista que pontou momentos inesquecíveis em minha vida e na de milhões e milhões de fãs no Brasil e em muitos outros povos do planeta.

Poderia dizer que a minha geração (1945) foi privilegiada por viver em paralelo com a do Rei (1941). Errado! Roberto Carlos ultrapassou esse conceito geracional. Ele atinge hoje todas as gerações que o acompanham desde a década de 60 (se tiver interesse visite a página do Rei na Wikipédia - clique aqui).

Todos que viveram como adolescentes e jovens a partir dos anos 60 têm pelo menos uma música preferida no repertório de Robert Carlos. Diria mais, que a grande maioria tem várias preferidas.

Fazendo parte desse “clube” eu também tenho muitas favoritas, mas escolhi as três mais preferidas para colocar no post. Cada uma delas tem uma história para mim.

Que tal você escolher uma das suas preferidas e ouvi-la agora (clique aqui).


Nossa Senhora


Detalhes


Proposta (raridade de 1976)



Nenhum comentário:

Postar um comentário