Oficina de Gerência

Você é bem-vindo e bem-vinda à Oficina de Gerência. Vai encontrar Atualidades, Diversidades, Comentários, Imagens, Vídeos, Opiniões, Campanhas, Muita informação e Muitos Artigos. Estamos na Blogosfera desde 2007 com mais de 1.500.000 visitas e mais de 4.000.000 de visualizações . Aproveite e conheça o conteúdo da barra lateral, informe-se e divirta-se.

domingo, 5 de agosto de 2018

A corporação tem a cara do chefe... Será?



D
http://www.controlplan-consulting.pt/wp-content/uploads/2011/01/cultura.jpgos muitos registros que tenho (desde 1975) sobre a minha vida corporativa em funções de chefia um deles eu cultivo com muito cuidado. 
Cada  apontamento que fiz tem sua história. São muitos cadernos e anotações. Sempre gostei de escrever pequenos resumos sobre ''meus cases". Com isso formei uma boa coleção de registros sobre situações vivenciadas ou conhecidas e tipos de pessoas que encontrei pelos caminhos corporativos ou de quem ouvi falar. 
Frases, pensamentos, jargões, histórias, tipos de pessoas, coisas pitorescas... Está tudo anotado. Nunca dei prioridade para organizá-las. Já iniciei a empreitada várias vezes, mas nunca consegui dar continuidade. Tem coisas que nem lembro mais e outras que jamais me saíram da memória. 
Muitas serviram de balizamento para minhas experiências pessoais como chefe, comandante e líder. Costumo dizer que quanto maior for o catálogo das vivências maior será a capacidade de quem esteja no comando para lidar com situações difíceis. 
Entre as anotações que fiz e me lembro, está uma que sempre foi utilizada por mim e com sucesso. Na verdade são registros de observações pessoais ao tratar com muitos encarregados de setores (nas obras de engenharia pelas quais passei) e com os gerentes ou chefes de setores com os quais trabalhei diretamente depois de me tornar diretor e secretário de ministério nas instituições públicas pelas passei e me enconro atualmente. A partir das anotações, considerações e observações desenvolvi, não um teorema, mas digamos... uma hipótese (coisa de engenheiro).
Essa reflexão me ensinou que ''qualquer setor de serviço dentro de uma estrutura corporativa "tem a cara do chefe". Dito assim parece algo menor e desimportante. Cara do chefe? Que diabo é isso? Os leitores devem estar se perguntando. Todavia o que está dito é que o conjunto das ações comportamentais de determinado agrupamento terá uma prevalência da personalidade de quem a chefia.
http://4.bp.blogspot.com/-uNYLfB1iDug/TvORTz0LizI/AAAAAAAAKGc/LzCa-dw4pf8/s1600/Chefe.jpg
Clique na imagem e visite o site das ''tirinhas do zé'' que é excelente
Ora, ora, mas que coisa óbvia! Dirão os leitores exigentes, mas... cuidado porque não é tão simples assim. Quando se tem um setor de serviço com um chefe só e um número pequeno de subordinados é fácil de perceber as coisas. Chefe alegre e bem humorado resulta em ambiente de serviço idem. O inverso é verdadeiro. Chefe mal humorado, que reclama de tudo vai gerar um agrupamento com o mesmo temperamento, a mesma ''personalidade corporativa''. 
Entretanto se o setor é uma grande corporação como fica? Vale a mesma hipótese? Respondo que é difícil de analisar e reconhecer o teorema/hipótese devido aos gigantismos dos organogramas. 
Uma organização do porte da Apple tinha a cara do Steve Jobs? O Facebook tem o jeitão do Mark Zuckerberg?  Ou a Microsoft tem a personalidade do Bill Gates? Ou será que o Grupo EBX do Eike Batista tem a sua pessoalidade? E os governos de cidades, estados e países? Os ministérios? As grandes estatais? Petrobrás, por exemplo? Têm também as ''caras'' dos seus prefeitos, governadores e presidentes? Dos ministros? Dos seus presidentes? Eu defendo que sim! Aceitem que é o meu direito de livre pensar! 
Não conheço nenhum estudo ou pesquisa que trate do assunto, mas me atrevo a jogar esse... conceito (?) no ar. Aliás seria um ótimo tema para se desenvolver uma tese ou pesquisa acadêmica.
Verdade ou não as minhas experiências e observações sempre me confirmaram esse fato e posso dizer que me ajudou muito. Primeiro por mim mesmo que sempre procurei reforçar essa abordagem nos setores onde trabalhei e poucas vezes não obtive êxito. Segundo, nas tratativas e negociações que tive com outras corporações dentro ou fora das organizações por onde passei pude perceber e às vezes comprovar que de fato o comportamento subjetivo dessas seções de trabalho era semelhante ao dos seus comandantes.


Sugiro que pensem nisso e façam suas próprias observações. Não é difícil. Basta conhecer com um pouco mais de profundidade (e nem precisa ser muito) o setor sob sua análise para detectar os sinais que são normalmente enviados para a atmosfera das corporações. Se houver entre os leitores alguém que for chefe ou líder de qualquer tipo de estrutura organizacional sugiro que observe se o ambiente de trabalho do seu time tem certa predominância de suas próprias características. Se você é, por exemplo, introspectivo ou gosta de uma fofoca; ou fala mal da diretoria; ou é arrogante e por ai afora... O conjunto de itens que pode ser observado ou identificado é grande, muito grande. Só a dedicação e a experiência poderão dar a segurança de um bom diagnóstico.
Se vocês desenvolverem as habilidades para conseguir esse tipo de percepção - algo assim do tipo leitura de linguagem corporal - vão conhecer e poder utilizar uma excelente ferramenta para o trato dos assuntos corporativos internos e externos aos seus ambientes de trabalho. Quem conseguir não se arrependerá.
Abaixo coloquei uma série de desenhos que copiei do blog ''Novo em Folha'' tempos atrás (clique  no logotipo abaixo) ao descobri-lo no meu baú de antiguidades. Foram eles e o artigo do blog (leiam aqui) que me inspiraram a escrever sobre o tema. As ilustrações apontam dez tipos de chefes com suas respectivas particularidades. Leiam cada uma e certamente encontrarão aquela que predomina no seu... E em vocês mesmos, se forem chefes também. Espero que sejam úteis...



Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Labels: Artigos Pessoais (originais), Liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)
17 de Maio de 2022 - 3ª Feira - DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA

PARA REFLEXÃO

PARA REFLEXÃO

17/5 - Dia Internacional Contra a Homofobia

17/5 - Dia Internacional Contra a Homofobia
O Dia Internacional Contra a Homofobia é celebrado anualmente em 17 de maio. Também conhecido como “Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia”, esta data visa conscientizar a população em geral sobre a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros. A homofobia consiste no ódio e repulsa por homossexuais, atitude esta que deve ser combatida para que possamos formar uma sociedade que esteja baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independente da sua orientação sexual. Ainda existe um grande preconceito contra os homossexuais na maioria das sociedades que, infelizmente, se reflete em atos desumanos de violência extrema contra esses indivíduos. O Dia Internacional Contra a Homofobia (International Day Against Homophobia, em inglês) é comemorado em 17 de maio em memória à data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado, e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990. No Brasil, esta data está incluída no calendário oficial do país desde 2010, de acordo com o Decreto de 4 de junho desse ano. Vale ressaltar que o objetivo desta data é debater os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de gerar o desenvolvimento de uma conscientização civil sobre a importância da criminalização da homofobia. Nas palavras de Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, “O bullying homofóbico é […] um ultraje moral, uma grave violação de direitos humanos e uma crise de saúde pública”. Assim, é preciso conscientizar as pessoas sobre esse tipo de bullying e sobre suas consequências físicas e mentais, cujos jovens são grandes vítimas. Esta data é uma oportunidade para a organização de atividades que promovam e apoiem a igualdade de direitos dos homossexuais e da comunidade LGBT.
____________________________________________

PENSAMENTO

PENSAMENTO
____________________________________________

Postagem em destaque

As "Loucuras" e a Genialidade de Salvador Dai

Vamos aproveitar  o domingo e passar alguns poucos  minutos nos deleitando com a arte de Salvador Dali , o gênio catalão? Bom proveito

___________________________________________

Número de visitantes na Oficina de Gerência


contador de visitas html

Visualizações de página no blog (total)

____________________________________________

Postagens mais visitadas

  • "Para Sempre Mãe" - Carlos Drummond de Andrade
     
  • Administrar, gerenciar ou gerir? Tire as dúvidas.
      N em pesquisem muito para  descobrir qual é a diferença em o que seja administração, gerência e gestão. Embora as informações sejam numero...
  • O Farol da responsabilidade (Vídeo)
    Neste vídeo tem de tudo: Comprometimento com a missão Senso de responsabilidade Ação sob máxima pressão Dedicação ao trabalho...
  • Tomada de Monte Castelo - O Brasil na 2ª Guerra Mundial há 77 anos
    Todo o roteiro/percurso percorrido pela tropa do Brasil na sua campanha na Itália No vídeo abaixo está resumida toda a história da p...
  • Maquiavel é "entrevistado" pela revista Veja no ano de 1501. Confira.
    Gosto muito de procurar, no baú de arquivos, os posts que já divulguei aqui na Oficina de Gerência. Entre textos publicados e rascunh...
  • Os Estatutos do Homem - Thiago de Mello
    Thiago de Melo (30/3/1926-14/1/2022) Se alguém quiser discutir feio comigo basta falar mal de Thiago de Mello. Basta dizer que o meu s...
  • Club Atlético de Madrid - Maravilhosa campanha contra o bullying escolar!!!
      O bullying escolar é uma realidade em todo o planeta. O combate a essa crueldade e covardia de jovens mal educados e impiedosos contra os ...
  • DNA de líder... Você acredita nisso?
    DNA de líderes existe? Não gosto muito de escrever artigos sobre líderes e lideranças porquanto é tema, pelo menos 80%, de tudo que se con...
  • Como os EUA lucraram com tráfico de africanos escravizados para o Brasil (BBC Brasíl)
      Tratar o tema da escravidão dos negros no Brasil é sempre abordado com muitos e delicados cuidados. Creio que existem motivos ocultos, nos...
  • Mais de 4 milhões de visualizações no blog
    Caros visitantes e leitores da Oficina de Gerência As estatísticas dos blogs da Blogger são transparentes e aparecem diariamente para o blog...
____________________________________________

Tudo que foi publicado no blog está aqui. Clique e vá direto..

  • ►  2022 (26)
    • ►  Maio (6)
    • ►  Abril (4)
    • ►  Março (5)
    • ►  Fevereiro (5)
    • ►  Janeiro (6)
  • ►  2021 (107)
    • ►  Dezembro (5)
    • ►  Novembro (3)
    • ►  Outubro (12)
    • ►  Setembro (9)
    • ►  Agosto (10)
    • ►  Julho (9)
    • ►  Junho (14)
    • ►  Maio (8)
    • ►  Abril (7)
    • ►  Março (6)
    • ►  Fevereiro (11)
    • ►  Janeiro (13)
  • ►  2020 (121)
    • ►  Dezembro (15)
    • ►  Novembro (10)
    • ►  Outubro (30)
    • ►  Setembro (26)
    • ►  Agosto (12)
    • ►  Julho (9)
    • ►  Junho (7)
    • ►  Abril (4)
    • ►  Março (1)
    • ►  Fevereiro (2)
    • ►  Janeiro (5)
  • ►  2019 (22)
    • ►  Dezembro (3)
    • ►  Novembro (14)
    • ►  Outubro (4)
    • ►  Agosto (1)
  • ▼  2018 (8)
    • ►  Outubro (2)
    • ►  Setembro (2)
    • ▼  Agosto (4)
      • 7 dicas sobre como NÃO motivar uma equipe
      • Você sabe como "regular" seu pessoal?
      • Por que bons líderes fazem você se sentir seguro (...
      • A corporação tem a cara do chefe... Será?
  • ►  2017 (2)
    • ►  Junho (1)
    • ►  Abril (1)
  • ►  2016 (2)
    • ►  Maio (1)
    • ►  Abril (1)
  • ►  2015 (3)
    • ►  Dezembro (1)
    • ►  Junho (1)
    • ►  Janeiro (1)
  • ►  2014 (13)
    • ►  Dezembro (1)
    • ►  Outubro (1)
    • ►  Junho (1)
    • ►  Maio (3)
    • ►  Abril (4)
    • ►  Março (1)
    • ►  Janeiro (2)
  • ►  2013 (35)
    • ►  Dezembro (4)
    • ►  Novembro (1)
    • ►  Outubro (2)
    • ►  Setembro (1)
    • ►  Agosto (1)
    • ►  Julho (1)
    • ►  Junho (1)
    • ►  Maio (3)
    • ►  Abril (1)
    • ►  Março (2)
    • ►  Fevereiro (7)
    • ►  Janeiro (11)
  • ►  2012 (130)
    • ►  Dezembro (6)
    • ►  Novembro (6)
    • ►  Outubro (3)
    • ►  Agosto (3)
    • ►  Julho (8)
    • ►  Junho (15)
    • ►  Maio (15)
    • ►  Abril (13)
    • ►  Março (18)
    • ►  Fevereiro (17)
    • ►  Janeiro (26)
  • ►  2011 (320)
    • ►  Dezembro (19)
    • ►  Novembro (25)
    • ►  Outubro (19)
    • ►  Setembro (31)
    • ►  Agosto (43)
    • ►  Julho (29)
    • ►  Junho (26)
    • ►  Maio (19)
    • ►  Abril (31)
    • ►  Março (28)
    • ►  Fevereiro (25)
    • ►  Janeiro (25)
  • ►  2010 (380)
    • ►  Dezembro (31)
    • ►  Novembro (34)
    • ►  Outubro (44)
    • ►  Setembro (25)
    • ►  Agosto (22)
    • ►  Julho (17)
    • ►  Junho (5)
    • ►  Maio (25)
    • ►  Abril (38)
    • ►  Março (37)
    • ►  Fevereiro (48)
    • ►  Janeiro (54)
  • ►  2009 (583)
    • ►  Dezembro (31)
    • ►  Novembro (33)
    • ►  Outubro (36)
    • ►  Setembro (27)
    • ►  Agosto (32)
    • ►  Julho (31)
    • ►  Junho (34)
    • ►  Maio (26)
    • ►  Abril (20)
    • ►  Março (83)
    • ►  Fevereiro (105)
    • ►  Janeiro (125)
  • ►  2008 (1107)
    • ►  Dezembro (93)
    • ►  Novembro (109)
    • ►  Outubro (105)
    • ►  Setembro (107)
    • ►  Agosto (82)
    • ►  Julho (111)
    • ►  Junho (101)
    • ►  Maio (74)
    • ►  Abril (109)
    • ►  Março (95)
    • ►  Fevereiro (75)
    • ►  Janeiro (46)
  • ►  2007 (35)
    • ►  Dezembro (17)
    • ►  Novembro (6)
    • ►  Outubro (10)
    • ►  Agosto (2)

OS ASSUNTOS DO BLOG ESTÃO AQUI

A Corporação (16) Arte (14) Artigos da Internet (103) Artigos da Internet (BBC) (26) Artigos da Internet (Canal RH) (24) Artigos da Internet (HSM) (63) Artigos da Internet (O Gerente) (11) Artigos da Internet (Wharton.Universia) (15) Artigos de Blogs (43) Artigos de Jornais - Folha SP (106) Artigos de Jornais - Folha SP/N.Y.Times (16) Artigos de Jornais e Revistas (29) Artigos de Max Gehringer (15) Artigos de Oscar Motomura (6) Artigos de Revistas (25) Artigos de revistas (Você SA) (14) Artigos e textos de terceiros (79) Artigos Pessoais (originais) (56) Atualidades (274) Campanhas (104) Canções Famosas (5) Cartoons (26) Ciência e Tecnologia (17) Cinema (11) Comentários (71) Comportamento (18) Conheça a História (67) Curiosidades (24) Destaque de Sites e Blogs (84) Dicas de Etiqueta (5) Dicas de Português (23) Dicas de Saúde (26) Dicas para Gerentes (47) Dilbert (14) Esportes (16) Exemplos da Realidade (13) Falar em Público (5) Fuja da Deselegância (22) Grupo Finsi (22) História a cada dia (281) Hoje na História - JB (119) Homenagem (72) HSM - Multimidia (10) Imagem (32) Liderança (6) Maçonaria (21) Melodias Inesquecíveis (34) Mensagens pessoais (124) Meus Comentários (67) Minha experiência (40) Minuto do Século (21) Motivação (28) Mundo Corporativo (9) O corpo fala. (8) Opinião do Blog (5) Pergunte ao Max (9) Piadas Corporativas (26) Poesia (11) Shows (14) Superdicas Escrever Bem (7) Testes (8) Textos da Internet (8) Today in History (69) Vamos Rir (66) Variedades (73) Vídeo Max Gehringer/Fantástico (14) Vídeos (193) Vídeos Documentarios (5) Vídeos Motivacionais (20) You Tube (133)
Powered By Blogger

Luz de Luma, yes party!

Luz de Luma, yes party!
Aqui, a homenagem da Oficina de Gerencia ao blog "Luz de Luma, yes party" que considero o modelo de blog mais bem estruturado e apresentado, de acordo com o que se propôs. Parabéns à Luma e aos seus leitores. É o meu numero um. (Clique na imagem e visite o Luz de Luma.

Abraço do blog




____________________________________________

CAMPANHAS DO BLOG

Campanha contra a Violência Doméstica

Médicos Sem Fronteiras - Conheça e apoie

____________________________________________

Pesquisar este blog

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Translate this blog to your language

____________________________________________
Powered By Blogger

HSM - Inspiring Ideas

HSM - Inspiring Ideas
Clique na imagem e visite a página de vídeos da HSM. Inscreva-se. É um show de qualidade.

Navegue na UNIVEST-TV



Perfil

Minha foto
Ver meu perfil completo

Histats

Powered By Blogger
  • Página inicial
Herbert Drummond. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.